Todo mundo já passou por pelo menos um dia assim: você está em casa, é quase hora do almoço, não há folhas pra salada na geladeira, tudo que havia de carne no congelador já foi consumido e pra completar o tempo é curto. couve
Na última vez que isso aconteceu eu esperava minha irmã pra almoçar e fazia questão de uma refeição saudável. Meus olhos percorreram a cozinha desde a geladeira azul até a despensa, escaneando tudo o que enxergavam de ingredientes e mandando as informações ao centro de processamento. Polenta + tomate + cenoura + couve + queijo + ovos + linguiça. Por sorte minha irmã está mais pra vegetariana que pra carnívora e uma refeição com esses ítens certamente a agradaria. Ralei a cenoura, preparei um suco com os tomates e enriqueci a polenta. Piquei a couve fininha, levei ao forno com rodelas também finas de linguiça até ficar crocante. Enquanto isso cozinhei os ovos por 5 minutos. Montei nossos pratos, salpiquei um pouco de sal e pimenta e a recebi com um almoço nutritivo e que muito a agradou.
E vocês, também teriam ficado felizes com esse prato de polenta?
Ingredientes (para 3 pessoas)
para a polenta vitaminada
6 xícaras de água (se tiver caldo de legumes ou frango, melhor ainda)
1/2 xícara de leite
2 dentes de alho fatiados finos
1 cenoura ralada
4 tomates pequenos processados (150 ml de suco)
1 colher de sobremesa de sal
1 1/2 xícara de fubá
2 fatias grossas de queijo minas cortadas em cubinhos
para a couve assada
5 folhas de couve lavadas, secas e finamente picadas
50 gramas de linguiça fatiada fina
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de sal grosso
para finalizar
6 ovos
pimenta do reino moída na hora
sal
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Unte um tabuleiro antiaderente com o azeite, disponha a linguiça e leve ao forno enquanto corta a couve. Quando terminar de picar, coloque a couve no tabuleiro, salpique o sal grosso e retorne-o para o forno. Depois de 10-15 minutos, dê uma mexida para a couve desidratar por igual. Retire quando estiver crocante.
Ferva água numa panelinha, coloque os ovos e marque 5 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e passe os ovos na água gelada para interromper o cozimento.
Para a polenta, leve uma panela ao fogo com a água, o suco de tomate, o leite, o alho fatiado, o sal e a cenoura ralada. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente aos poucos, mexendo sempre, o fubá. Continue mexendo constantemente por cerca de 10-15 minutos, ou até que esteja cozido e na conistência desejada.
Pouco antes de desligar o fogo, acrescente o queijo minas picado. Experimente e acerte o sal se necessário.
Montagem: disponha a polenta num prato fundo. Sobre ela faça um montinho de couve com linguiça. Descasque os ovos, corte-os em dois ou quatro pedaços e coloque-os ao redor. Salpique um pouco de sal e pimenta sobre eles e sirva quentinho.
Viagra está indicado para o tratamento da disfunção erétil, como medicamento para hipertensão arterial http://faricbr.com/i.php?s=levitra-20-mg-preco
Hum…. Mesmo tendo acabado de almoçar, morri de vontade! rs
Vou testar urgente!
Beijo Maria!
muito bom, de água na boca! aproveito para convidar a participar do sorteio de uma kit de saleiro e pimenteiro da Norpro: http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2012/01/no…
Obrigada pelo convite, Debora. Vou lá ver. :)
Adoro polenta!! As fotos estão lindas. Fico aqui só imaginando o aroma e o sabor… Ai que fome!!!
Eu ficaria feliz, feliz. rs
http://www.feijaonoprato.com
Maria, que perdição!
que sorte que tive de provar esta delicia!!!! muito gostoso… obrigada irmã!!!
Eu que tive a sorte de te alimentar. ;*
Maria, muito feliz de ler suas receitas e também prová-las.Sou amiga de sua mãe e a conheço desde de pequena.Muito orgulhosa de vê-la assim, um grande beijo….Estava esquecendo,a polenta é maravilhosa……parabéns….Julia
Julia, muito obrigada pelo carinhoso comentário. Fico toda boba quando recebo aqui visita de pessoas que já fizeram parte da minha vida e que se reaproximam através do blog. :) Bem vinda!
Olá Maria querida!!!!
Só vc mesma hemmmm !!!!!!! uma comidinha simples, sem muita sofisticação tbm faz a diferença não é? Realmente um prato delicioso e saudável ! Que sortuda essa sua irmã hem? Adorei a dica desta polenta vitaminada! Depois de um almoço desses, pegar uma prainha ai pelos belos mares de Ubatuba….um previlégio!!!!! bjussss…
Depois de um almoço desses a gente pegou foi uma redinha na varanda, Lucia Helena. rsrs
Beijão!
Para um clima frio, um prato assim é tudo de bom.
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Maria, conheci seu trabalho por acaso no UOL, gostei de um vídeo da receita de salada de batata com lentilha, desde então venho acompanhando e adoro suas receitas, essa da polenta em especial apesar de ainda não ter feito, só sinto falta de mais vídeos, parabéns pelo trabalho e pela forma simples e gostosa com que vc trabalha na cozinha!! um abraço!
Obrigada pelo comentário, Marcela. É sempre bom receber retornos; desse tipo então… ;)
Em breve teremos mais vídeo. Muito em breve. :) Beijo!
coloquei queijo gorgonzola, ao invés de minas e creme de leite, ao invés de leite… bão que até doeu!
bjs e obrigada pela super receita!
Ana Vergara
Posso imaginar, Ana! Eu costumava fazer uma versão de polenta de forno com gorgonzola que ainda não trouxe para cá. Boa lembrança! ;)
Beijão!