Polenta à bolonhesa com queijo gratinado

Esta é mais uma receita que preparei para o Destemperados, caderno impresso de gastronomia do Jornal Zero Hora. A polenta à bolonhesa fez parte de um especial com receitas de comida caseira, dessas que enchem os olhos e a barriga e aquecem a alma. Ou, como costumam nomear em inglês: confort food.

Polenta a bolonhesa com queijo minas gratinado confort food

Em um outro post — o da broa de fubá —, contei sobre como minha relação com os derivados de milho segue mudando desde a adolescência. Sempre que percebo uma oportunidade, falo com as crianças que convivo sobre essas mudanças no paladar, encorajando-as a experimentarem novamente sabores que em algum momento não gostaram. Comigo foi assim com jiló, azeitona, pepino, moela e tantos outros que não me recordo agora. E vocês, de quais alimentos passaram a gostar depois de crescidos?

Polenta a bolonhesa com queijo minas gratinado confort food

Polenta à bolonhesa com queijo minas gratinado

Ingredientes para a polenta
2 xícaras de fubá
8 xícaras de água ou de caldo de frango
3 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de noz-moscada
3 xícaras de queijo minas padrão (1 para a polenta, 2 para gratinar)

Ingredientes para o molho bolonhesa
½ Kg de acém moído uma vez
½ xícara de cebola picadinha (1 unidade média)
½ xícara de cenoura ralada
½ xícara de salsão (talo) picadinho
½ xícara de lingüiça defumada ralada*
½ xícara de leite
½ xícara de vinho branco
400 g de tomate pelado (2 latas)
½ xícara de água
3 colheres (sopa) de manteiga
½ colher (sopa) de sal grosso
1 fio generoso de azeite
pimenta-do-reino a gosto
uma pitada de noz-mosca e outra de canela

(*) Para ralar linguiça com facilidade, congele-a primeiro.

Polenta a bolonhesa com queijo minas gratinado confort food

Modo de fazer o molho
Leve ao fogo uma panela com a manteiga e um fio de azeite. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida. Junte o salsão e a lingüiça e refogue um pouco mais. Em seguida, acrescente a carne moída, a cenoura, o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e a canela. Mexa até a carne perder o vermelho. Despeje o leite, abaixe o fogo e, com a panela destampada, aguarde o liquido evaporar completamente.

Agora entra o vinho, que também deverá ferver até evaporar. Quando secar, junte o tomate pelado, o açúcar e a água. Mantenha a panela destampada e em fogo baixo até o molho encorpar.

Modo de fazer e de montar a polenta à bolonhesa
Leve ao fogo uma panela grande com as 8 xícaras de água (ou calso de frango). Quando ferver, adicione aos poucos, e mexendo sempre, o fubá. Ele deve dissolver completamente na água. Caso forme alguns grumos, passe a mistura por uma peneira.

Mexa pacientemente e sem parar, até a polenta começar a soltar da panela. Demora mesmo. No meio do caminho, acrescente a noz-moscada, a manteiga e o queijo e, se necessário, acerte o sal.

Aproveite a polenta ainda bem quente para montar. Em uma travessa refratária, coloque no fundo 1/3 da polenta. Distribua por cima uma camada com metade do molho bolonhesa. Coloque uma segunda camada de polenta e mais uma do molho por cima. Se a polenta que restou na panela estiver dura a essa altura, volte com ela para o fogo com um pouquinho de água, até amolecer novamente. Distribua o restante por cima das outras camadas e finalize com o queijo minas padrão ralado.

Leve ao forno preaquecido em 200oC até o queijo começar a dourar. Sirva em seguida.

Já o serviço de saúde britânico afirma ser possível ter ereção ingerindo uma pílula até quatro horas antes .

Você também pode gostar...

9 comentários

  1. Guilherme diz:

    Grannnnnnnnnnnnnde Maria! Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vc pegou no meu calcanhar menina. Polenta já é de comer de joelhos e depois vc fez o " escondidinho ". Muito bom. Me lembro da minha infância com minha Mãe( bem… as Marias dela) fazendo este prato e também a minha sogra na Itália querendo me engordar. Gostei muito dessa receita. Obrigado.

  2. mulhervitrola2013 diz:

    Amei isso. Quero fazer – vou ter que fazer de maneira um pouco improvisada por não ter todos os ingredientes – mas farei.

    Sobre os gostos… eu não gostava de goiabada, figo… hoje em dia gosto. O restante padrão odiado pela maioria (jiló, quiabo, fígado, hehe) eu sempre amei, desde criança ♥

    Um beijo,
    Re

  3. mulhervitrola2013 diz:

    Amei isso. Quero fazer – vou ter que fazer de maneira um pouco improvisada por não ter todos os ingredientes – mas farei.

    Sobre os gostos… eu não gostava de goiabada, figo… hoje em dia gosto. O restante padrão odiado pela maioria (jiló, quiabo, fígado, hehe) eu sempre amei, desde criança ♥

    Um beijo,
    Re

  4. Olá Maria, adoro polenta! Que ideia boa essa de fazer com queijo gratinado, adorei.
    Quanto aos gostos, só não sou fã do coentro. Ainda não….

  5. Lilian Vilar diz:

    Estou sentindo daqui o cheirinho desta polenta saindo do forno…humm…

    As coisas que hoje adoro e detestava são: rúcula, caqui, escarola. Mas continuo passando longe de melancia, pepino e moela…argh!

    Abraços, Lilian.

  6. lcardoso70 diz:

    Ai Jesussssssssssssss!!!!

  7. maria izabel diz:

    delicia ,aqui chuva e nada melhor que algo assim, bj

  8. Camilla diz:

    Maria, eu sou um caso à parte. Não conseguia comer nada sem salada, confesso que hoje consigo… Péssimo hábito, mas fazer o quê?

    Continuo adorando saladas e vegetais, mas não coloco mais couve crua no meio do strogonoff, hahahahha.

    Agora, uma coisa que eu realmente odiava e passei a gostar é alho. Eu odiava mesmo, temperava tudo só com cebola, ervas e pouco sal… Até hoje ainda faço alguns pratos em dispenso o alho, principalmente arroz branco, feijão (#alouca) e frango, que gosto com gengibre ou sálvia.

    Dei uma chance ao alhinho uns 3 anos atrás, quando minha irmã me mostrou uma matéria em que uma nutricionista dizia que temos que insistir em um sabor pelo menos 8 vezes antes de dizermos que realmente odiamos. Foi o que fiz e passei a gostar.

  9. Delicioso meu deu água na boca, simples e saboroso parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.