Já que hoje é sexta-feira, vamos entrar no clima, com direito até a uma friturinha, coisa que raramente vemos por aqui. Bolinho de arroz me remete a um tempo no qual tanto fazia se o que eu estava comendo tinha sido frito ou assado. Tinha uns 15 anos na época. Eu chegava da praia na casa da minha avó Lucy, em Iriri/ES, e os bolinhos estavam entrando na panela com óleo quente. Ah, aquela mistura de sal, sol, fome, casa de vó e bolinho de arroz… E aquela dormidinha à tarde, com direito à brisa e maresia…
Depois desse período, o bolinho de arroz sumiu da minha vida, para voltar muitos anos mais tarde, quando eu já estava morando em São Paulo. Essa reaparição aconteceu em torno de 2008-2009, quando frequentei bastante o Ritz. Nova pausa até conhecer o bolinho de arroz do Bardolino, em Ubatuba/SP. O que o Lino faz é recheado com queijo. Fica muito, muito bom.
Esse que fiz para o Destemperados não é recheado, mas poderia ser. Basta colocar uma tirinha de queijo muçarela no meio, ou um quadradinho, na hora de moldar o bolinho de arroz. A receita é tão fácil e tão boa, que eu recomendo que vocês experimentem as duas versões. ;)
Bom para usar as sobras de arroz já cozido!
Bolinho de arroz fácil
Ingredientes
4 xícaras de arroz bem cozido
4 ovos médios
½ xícara de farinha de mandioca
¼ xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de queijo parmesão ralado
½ colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de salsinha picada
1 xícara de cebolinha picada
½ xícara de leite ou menos (se os ovos forem grandes)
uma pitada de sal, outra de de pimenta-do-reino
½ litro de óleo para fritar
Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque o arroz, os ovos, as farinhas, o queijo, o fermento, a salsinha e a cebolinha. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Acrescente aos poucos o leite até ter liga.
Molde os bolinhos com as mãos e reserve.
Aqueça o óleo em uma frigideira alta e frite os bolinhos até dourarem. Retire com uma escumadeira, escorra bem em papel toalha e sirva em seguida, sozinhos ou com acompanhados por um chutney (o da foto é de manga picante e aqui tem a receita de um chutney de abacaxi).
Oi Maria! Nas suas próximas andanças por São Paulo tente experimentar o bolinho de arroz do restaurante Skapino. É absolutamente incrível e vale a visita, apesar de ser fora do circuito (fica próximo ao estádio do Morumbi). Bjo
Obrigada pela dica, Luciana! :D
hummmmm deu vontade de comer!!! Vou fazer com certeza.
Oba! E depois me conte. ;D
Eu sempre quis aprender a fazer bolinho de arroz.
Agora sai. Depois te conto Maria.
Oba! Estou esperando notícias dos seus bolinhos, Regina. :)
Maria,
poderia assar os bolinhos?
Tenho colesterol alto…preciso de alternativas para continuar comendo essas delícias vez ou outra.
Obrigada!
Hummm! que delícia Maria… gosto muito e faz muito tempo que nao como,
Adorei a receita, e a dica de comer com chutney, achei fácil, vou fazer com certeza.
Valeu!
Grande abraço
Buenas.
Farei esta receita pela metade. Quatro xícaras de arroz é demais aqui em casa. Aliás, tenho uma receita semelhante.Muito boa.
Adoro bolinho de arroz, e sua receita lembra muito a de minha mãe, simplesmente delicioso!
[…] Bolinho de arroz fácil: basta adicionar todos os ingredientes, misturar, moldar e fritar. Simples assim. […]