Pudim de leite de colher

Todos temos algumas receitas curingas, aquelas que certamente agradarão em qualquer ocasião. Minha vó materna, exagerada que era (e adorávamos essa qualidade dela), costumava preparar, de uma só vez, duas ou três sobremesas da sua lista curinga: sorvetão, pavê de bombom, manjar de coco, pudim de coco e pavê de nozes com ameixa. pudim de leite de colher

Receita Pudim de leite de colher

Minha mãe, ligeiramente mais ajuizada, escolhe uma ou duas desse repertório quando vai receber visita. Já eu, a filha blogueira que não pode ficar repetindo receitas, vivo buscando releituras das minhas sobremesas preferidas.

Receita Pudim de leite de colher

Uma sobremesa curinga muito tradicional no Brasil, é o pudim de leite. Minha outra avó – a querida vó Lucy, que de Muqui lê estas linhas – prepara um delicioso. Aprendi com ela a fazer e a amar pudim, e a busca por variações já rendeu o pudim de chocolate e o pudim de doce de leite e, agora, essa versão tentadora e ultra cremosa para comer de colher.

Receita Pudim de leite de colher

Não prolongarei a descrição, pois aposto que vocês já estão imaginando o resultado e salivando. Experimentem! E depois me contem o que acharam. ;)

Receita Pudim de leite de colher

Pudim de leite de colher

A receita veio da Casa e Comida. A mudança nas quantidades deu-se pela força do hábito de usar a proporção de 1 de leite condensado para 2 de leite.

Rendimento
6 porções de 80 ml (xícara de café)

Ingredientes para o pudim de leite colher
1 lata de leite condensado
o dobro da medida de leite integral (2 latas)
3 ovos
algumas gotinhas de extrato de baunilha

Ingredientes para a calda
100 g de açúcar
100 ml de água

Receita Pudim de leite de colher

Modo de fazer
Em um liquidificador, mixer ou com um batedor de arame, bata o leite condensado com o leite, os ovos e o extrato de baunilha.

Quando estiver homogêneo, leve ao fogo em banho-maria e cozinhe sem ferver por cerca de 30 minutos, mexendo sem parar, até ficar cremoso.

Transfira para os copinhos ou xícaras e deixe esfriar. Leve à geladeira até a hora de consumir.

Para a calda, leve o açúcar ao fogo baixo com a água, até começar a dourar e caramelizar. Deixe esfriar em temperatura ambiente e, na hora de servir, coloque-a sobre o pudim gelado.

Receita Pudim de leite de colher

Conteúdo também publicado no Prazer&Cia do Jornal A Gazeta.

De acordo com dados da Food and Drug Administration (FDA) somente nos Estados Unidos, é um estimulante sexual capaz de aumentar o libido e garantir ereções muito mais duradouras.

Você também pode gostar...

16 comentários

  1. Maria amei essa ideia aqui agnt ama pudim de leite e poder fazer assim em copinhos individuais é demais sempre vi a receitas nas mini forminhas mais assim deu muito mais água na boca!

  2. Maria amei essa ideia aqui agnt ama pudim de leite e poder fazer assim em copinhos individuais é demais! Deu água na boca!

  3. humm que interessante, ADOREI!!!!

    1. Espere até você provar, Priscila… ;)

  4. O meu talhou

  5. railane diz:

    E quando o creme começa a ferver? Eu devo tirar do banho e continuar mexendo e depois voltar ao banho novamente?

    1. O creme não deve ferver. No banho-maria, o ideal é usar fogo baixo e a travessa não ficar em contato com a água, só com o vapor.

      1. Olá, não entendi essa parte que a vasilha não encosta
        Na água, não conheço banho Maria assim… Mas vou tentar!
        Amei essa receita, obrigada!

        1. Tomara que tenha dado certo.
          A vasilha não encostar na água muda a temperatura, uma vez que será aquecida pelo vapor produzido pela água. ;)

  6. Parece delicioso!

  7. Odete da Silva diz:

    Maria, fiz o pudim e, ao invés da calda de caramelo, servi com açúcar cristal maçaricado. Fácil e delicioso. Deu um crocante muito bom.

    1. Amei a ideia! Vou experimentar. :D

  8. Cristiane diz:

    Oi Maria, vi que na foto voce coloca a calda em cima. Posso assar o pudim sem colocar calda nofundo do potinho? E colocar no fundo e em cima, no caso de comer de colher, para ficar mais bem apresentavel?

    1. Olá, Cristiane.

      Esse pudim não é assado, mas sim cozido em banho-maria para depois ser colocado nos copinhos. Acredito que funcione colocar a calda embaixo; basta ter cuidado ao colocar o creme, para não se misturarem muito.

  9. Andrea diz:

    Eu gostaria de saber se é mesmo necessário botar açúcar, visto que o leite condensado já é bastante doce para o meu paladar… e também, como eu reconheço que o cremoso está no ponto certo sem deixar ir demais ou de menos.
    Eu amo seu trabalho, costumava assistir seus programas… mas nunca mais consegui achar na TV. Ainda existe o Diga Maria na TV?
    Beijinho e obrigada.

    1. Olá, Andrea. :)
      O açúcar é para a calda, assim como no pudim tradicional.
      Gravei duas temporadas para o Chef TV, há anos atrás. Atualmente, as receitas em vídeo podem ser vistas no meu canal: youtube.com/digamaria.
      Beijocas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.