Poucas vezes comi baião de dois, mas adorei todas. Lembro de uma ter sido na Vila Madalena (esqueci como chama o restaurante, mas é tradicional no bairro) e outra no Mercadão. As versões que preparo em casa não tem comprometimento sério com a tradição; seguem o que tenho disponível no momento. Para o meu gosto, indispensáveis são a banana e o queijo coalho. Eles dão um toque que faz toda a diferença no sabor e na textura.
Baião de dois pode ser feito na véspera, com toda a tranquilidade. Eu prefiro preparar com antecedência esses pratos que misturam vários sabores, dando a eles tempo para curtirem e se misturarem.
E como se não bastasse ser prático, saboroso e saudável, o baião de dois ainda se enquadra na categoria prato único. (Nota mental: criar essa categoria no blog para agrupar queridinhos como as muitas massas e risotos, o cuscuz paulista, o arroz com costelinha e banana e tantos outros.) Para acompanhar o baião de dois, cabe no máximo uma couve assada, frita, ou refogada. Pensando bem, um ovo frito também não iria nada mal.
Baião de dois
Rendimento
Serve pelo menos 8 pessoas
Ingredientes
300 gramas de pernil
100 gramas de paio picado em cubinhos
1 1/2 xícaras de arroz
3 xícaras de feijão cozido (só os grãos, sem o caldo)
5 dentes de alho fatiados fininhos
1 cebola média picada
1 colher (café) de cúrcuma picadinha ou em pó
1 ramo de sálvia
3 folhas de louro
1 colher (chá) de páprica picante
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (chá) de sal
cheiro verde picado (usei salsinha e coentro)
manteiga de garrafa (manteiga clarificada)
queijo coalho
banana prata
Modo de fazer
Em uma chapa ou frigideira antiaderente, grelhe a banana em rodelas e o queijo coalho em cubinhos. Reserve.
Separe a carne da gordura do pernil e pique ambos em cubinhos. Reserve.
Aqueça uma panela grande de fundo grosso e derreta a manteiga. Junte a gordura do pernil e deixe em fogo médio/baixo até derreter boa parte dela. Nesse ponto, junte o paio e deixe dourar. Acrescente o alho, refogue brevemente, aumente o fogo e coloque a carne picada de pernil na panela. Aguarde a carne dourar de todos os lados e então adicione os outros temperos: cúrcuma, sálvia, louro e cebola. Salpique 1 colher (chá) de sal e despeje o vinho branco. Mexa para soltar eventuais crostinhas formadas no fundo e deixe cozinhar até o vinho evaporar por completo.
Retire o ramo de sálvia, coloque mais uma colher de manteiga e frite o arroz. Junte a outra colher de sal e cubra com o caldo de legumes fervente. Abaixe a chama do fogo, tampe a panela e aguarde o arroz cozinhar.
Antes da água secar completamente, quando ainda houver uma camada fininha, misture os grãos de feijão cozido, um pouco mais da manteiga, o queijo coalho e o cheiro verde. Desligue o fogo, tampe novamente a panela e deixe os sabores curtirem por alguns instantes ou de um dia para o outro na geladeira. Na hora de servir, reaqueça se necessário e decore com as rodelas de banana grelhada.
Dicas
Acompanhe com um bom azeite e pedaços de limão. Nesse baião de dois da foto, coloquei também alguns trevos para darem um toque azedinho ao prato.
Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.
que fome!
Que delícia, Mary! Também adoro baião de dois! Beijos!