Arroz com pinhão

Incorporar a sazonalidade dos alimentos em nossos hábitos de consumo tem um impacto positivo bem maior do que muitas vezes nos damos conta. O paladar festeja o alimento mais saboroso, o bolso agradece o preço mais baixo em função da fartura, o agricultor familiar é recompensado e incentivado a seguir sem adotar a monocultura e o planeta, por sua vez, respira aliviado mantendo sua terra saudável e produtiva. Arroz com pinhão

Arroz com pinhão

Do final de março até julho é a melhor época para aproveitarmos o pinhão, essa semente nutricionalmente rica e com adeptos fiéis ao seu sabor. Devemos à araucária a existência do pinhão. As florestas dessa árvore nativa já ocuparam 1/3 da região Sul do Brasil e hoje estão restritas a 2% desse território. Há inclusive uma ação, chamada Dia de Plantar Pinheiros, que incentiva as pessoas a plantarem araucárias. A ação em massa acontece no dia 24 de maio, Dia da Araucária. É necessário dizer que elas demoram cerca de 15 anos para começar a produzir, mas certamente é emocionante colher algo que semeamos mais de uma década antes.

Arroz com pinhão

Para acompanhar esse arroz com pinhão, sugiro outras duas rceitas com alimentos típicos do mês de maio: caqui e sororoca. Na receita de purê de caqui vocês verão os três juntinhos – o purê, o arroz com pinhão e o peixe com molho de limão e gergelim -, montados sobre folha de bananeira. Essa combinação surpreende pelos sabores e pela leveza.

Arroz com pinhão

E quem já está antenado na sazonalidade e no consumo preferencial de alimentos da estação, pode divulgar o DigaMaria para os amigos; teremos cada vez mais receitas com esse foco. :)

Arroz com pinhão

Ingredientes
½ xícara de arroz
½ xícara de pinhão cozido e descascado, partido ao meio ou em 4
1 colher (sopa) de cebola picadinha
½ colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de azeite
1 folha de louro
salsinha picada a gosto
1 xícara de água fervente
sal a gosto

Modo de fazer o arroz com pinhão
Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela e refogue a cebola. Quando estiver translúcida, junte o arroz e frite até que esteja bem envolto pela gordura. Acrescente o pinhão e o louro e frite um pouco mais.
Coloque sal, despeje a água fervente, tampe a panela e reduza o fogo. Aguarde a água secar, desligue o fogo e misture a salsinha.

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. suzete diz:

    Eu acrscento tirinhas fins de banco antes de colocar a cebola, dá gostinho especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.