Batatas fritas assadas

3 de maio de 2011 39 Comentários por Maria

batata frita assada 02

Com o tempo alguns leitores vão se tornando amigos: as interações deixam de estar restritas a comentários no blog, conversa-se pelo Twitter, pelo Facebook, por e-mail e às vezes até ao vivo e em cores. Um bom exemplo é a Denise. Fomos apresentadas num desses rápidos encontros casuais; depois nos encontramos no Facebook; então ela soube do blog e passou a frequentar, comentar, incentivar e se tornou dessas leitoras assíduas e carinhosas que nos dá vontade de atravessar a telinha e dar um beijo estalado na bochecha. Ela não é a única (viu queridíssimas?!), mas acho que foi a primeira deste blog.

Semana passada ela postou uma vídeo receita no Facebook pedindo minha opinião sobre o que a apresentadora prometia. Como não se tratava de nada muito mirabolante – pelo contrário, logo experimentei na minha cozinha. A crocância do vídeo não apareceu aqui com a mesma intensidade, mas eu adorei o resultado e ontem as preparei pela segunda vez.

O modo de fazer é muito semelhante ao dessas batatas rústicas, mas a adição da farinha de trigo dá às batatas um aspecto e uma consistência que as tornam bem parecidas com a tão festejada batata frita.

Deixo aqui o meu muito obrigada à Denise por todo carinho e incentivo.

E para você, leitor, além de recomendar esta receita, quero que saiba que é muito bem-vindo por aqui. Sinta-se à vontade para puxar um banquinho e sentar e, sempre que quiser, comentar, perguntar, sugerir. A casa é sua!

Ingredientes (quantidades fornecidas pela receita da Annabel, eu fiz no olhômetro)
8 batatas
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
1/4 de xícara de farinha de trigo
sal

batata frita assada 06

Modo de fazer
Descasque as batatas, ou não – já fiz das duas maneira e ambas ficam ótimas.
Corte-as palito, seque bem com um pano de prato limpo e transfira para uma assadeira.
Salpique a farinha de trigo e envolva-as bem.
Regue com o azeite e, com a mão ou chacoalhando a assadeira, distribua o azeite entre elas.
Leve ao forno a 220° C por cerca de uma hora. Na metade do tempo vire as batatas com o auxílio de uma espátula para que dourem por igual.
O sal pode ser colocado antes ou depois de irem ao forno.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.