Salpicão com frango defumado e abacaxi em calda

Salpicão com frango defumado e abacaxi em calda salpicão
Este salpicão era um clássico na casa da minha vó Regina. É daqueles pratos que mesmo quando o estômago já está satisfeito não consigo parar de comer até receber o aviso do cérebro dizendo “Não cabe mais, Maria!”. E para demonstrar isso, depois de comê-lo no almoço de ontem, quando senti aquela fominha no meio da tarde, logo pensei nele. Não sem algum pesar na consciência, afinal enlatados, creme de leite e maionese no meio da tarde… Mas lembrei que precisava fotografá-lo para este post e não tive dúvida que a hora era aquela. Afinal, depois de fotografar uma porção, não poderia jogá-la fora e nem deveria retornar com ela pra geladeira. Certo?! ;)

Pelos ingredientes, salpicão não é comida de dia-a-dia, mas é perfeito para um almoço caprichado sem muito tempo de preparo.

Então aqui vai, do caderno da vó, para a cozinha da mãe e direto para vocês!

Ingredientes (rende 12 porções de salpicão servidas como entrada ou 8 como prato principal)
1 frango defumado médio
1 lata grande de abacaxi em conserva
2 latas de milho verde
2 maçãs verdes picadas
150 g de creme de leite (1/2 lata)
250 g de maionese
batata palha pra acompanhar

Modo de fazer
Limpe e pique o frango retirando pele e gordura.
Escorra bem o abacaxi e pique.
Escorra o milho e misture com o frango, o abacaxi, o creme de leite e a maionese.
Por fim, descasque as maçãs, corte-as em cubinhos e misture ao restante. Leve à geladeira por no mínimo uma hora antes de servir.

Dica: vocês podem preparar o abacaxi em casa. Descasque e corte a fruta em rodelas e cozinhe na panela de pressão, sem água e sem açúcar. O milho também pode ser comprado em espigas, debulhado e cozido.

O remédio revolucionou http://faricbr.com/i.php?s=levitra-bayer o sexo quando lançado, em 1998 pela Pfuzer, fica difícil saber qual Viagra escolher.

Você também pode gostar...

24 comentários

  1. Salpicão é aquele clássico…Vai muito bem no natal!
    E com frango defumado, deve ficar demais!
    Lindo seu blog :)

    1. Olá, Sara! Clássico mesmo, né?! Um tanto fora de moda, é bem verdade… mas na casa da gente isso tanto faz! Importa mesmo o que nos faz feliz!
      O frango defumado dá um toque especial e esta receita tem um sabor bem diferente do salpicão tradicional.
      Muito obrigada pela sua visita. E volte sempre!

      1. Miriam Vianna diz:

        Tenho um amigo que toda vez que ia na casa dele ele fazia esse prato e era uma delicia. Depois de 25 anos sem contato com esse amigo eu o reencontrei e essa receita eu nunca tinha visto casou certinho o nosso reencontro, eu, ele e essa salada que e uma delicia.

        1. Ah! Que lindo, Miriam. <3

  2. Nossa Maria, comi com os olhos, rsrs.

    1. Aposto que vocês vão gostar! E viu como a receita é simples e rápida?
      Beijo!

  3. Nossa, boa dica para o Natal que está chegando, hein?

    1. Pois é, menina! Confesso que nem lembrei do Natal quando postei. Mas vou aproveitar que vocês lembraram e em breve prepararei algumas sugestões pra ceia.
      Beijo. E obrigada pela visita!

  4. Maria, esse salpicão me lembra final de ano, festas e comidas deliciosas! Está lindo e com certeza vou ter que fazer…o frango defumado faz a grande diferença! Parabéns a vovó por ensinar e obrigada por dividir!
    Beijocas e ótimo final de semana!

    1. Tô aqui na nossa ex-terrinha, planejando uma visita às paneleiras, comendo comida de mãe e matando as saudades dos amigos. :) É justo compartilhar um pouquinho disso tudo, né?! Estava agora mesmo na casa de um casal de amigos que está morando e abrindo uma pizzaria em Manguinhos! Você não imagina o que é a pizza que ele (Mestre) prepara… Quem sabe um dia nos encontramos por aqui…?
      Beijocas pra você também, Verena! E ótimo final de semana!

  5. Lindalva Lima de Mou diz:

    Maria, que salpicão é esse menina… estou salivando e com certeza ele estará na minha ceia de Natal. Obrigada por dividir essa maravilhas com a gente, adoro o seu blog.

    Beijo!

    1. Depois me diga o que achou, Lindalva. Eu amo, amo, amo esse salpicão!

  6. Bi Mello diz:

    Maria, gostaria de engrandecer o Natal lá de casa com um salpicão sem carne animal..

    Alguma sugestão?

    Obrigada!

    = ))

  7. Salpicão sem carne animal…? Tenho que começar a colocar minha irmã vegetariana pra trabalhar pra mim, Bi. rsrs Esse da minha vó não sei como ficaria sem o frango defumado já que ele contribui com muito sabor. Vou pensar… Mas enquanto isso, sugiro uma passadinha no Sabor Sonoro (http://saborsonoro.com.br); os posts "Na cozinha da Alice" são todos vegetarianos e de muito bom gosto. ;)

  8. Amo salpicão. Pra mim nunca sai de moda não! Mas, nesta receita (que parece deliciosa), será que teria alguma substituição para o abacaxi? Não sou muito fã… Obrigada!

    1. Mesmo o em calda, Mari? Ele fica tão suave… e na minha opinião, é o que dá um toque especial ao sabor do frango defumado. Pêssego, talvez?

  9. […] essa proposta em mente – de esquecer salpicão, tender, pernil e demais opções tradicionais de receitas de Natal – me coloquei a pensar […]

  10. Vou fazer hoje na ceia de natal… fiz algumas mudanças… vou acrescentar cenoura ralada e passas… tomara que fique bom… Bom Natal!!!

    1. Conte-me tudo depois, Gisele! :)

  11. Gostei de mais de suas receitas e de seu site!

    Desde já , sou seu fã.

    Abração!

  12. Nossa estava pesquisando por essa salada,pois comi há uns vinte anos atras, numa noite de Natal,nunca mais me esqueci,até que agora achei ! era desse jeitinho,vou fazer pro meu Natal.Obrigada 1

    1. Sério, Evania?! Eu nunca a vi noutro cenário fora da minha família, mas imagino que tenha sido uma receita de rótulo de creme de leite em um passado remoto. Que bom que você a achou e matou a vontade. :)

  13. Rosangela diz:

    Que receita supimpa e descomplicada! Vou já incluir no rol das minhas favoritas…

    1. Acho essa receita digna do rol das favoritas. ;*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.