Começo a pensar no texto deste post e surge a pergunta: será que as pessoas servem entradas para as refeições do dia-a-dia? Porque eu nunca sirvo, exceto quando recebo algum convidado. Para o tamanho do meu estômago, a função da entrada é roubar meu apetite para o prato principal. Dito – e refletido sobre – isso, vamos seguir em frente com essa versão da salada Caprese que aprendi num dos programas da Donna Hay.
Para o meu cotidiano, o lugar ideal para esta salada Caprese é ao lado de uma bela mistura de folhas, tanto para acompanhar uma refeição quanto para ser, só essa dupla em si, meu jantar. Mas também já a fiz para um jantar composto só por entradinhas como alho contitado, pimentão assado, um bom queijo, manteiga President La Motte, dois ou três tipos de pães, um bom vinho verde e esta salada Caprese.
Gosto da simplicidade do preparo e da maneira como o forno intensifica os sabores desta salada. A textura da muçarela de búfula também muda completamente, mantendo seu formato, mas derretendo por dentro. E o tomate fica tão macio que desmancha na boca… Então mãos à obra porque o modo de fazer é super simples!
Ingredientes
tomate médio maduro
queijo muçarela de búfala
manjericão
pimenta do reino moída na hora
azeite
sal
Modo de fazer
Retire uma fatia bem fina da base do tomate para mantê-lo estável de pé.
Corte uma fatia mais generosa do topo do tomate e remova seu centro com as sementes.
Tempere seu interior com sal, pimenta do reino moída na hora e azeite.
Coloque na cavidade de duas a quatro folhas de manjericão.
Acomode a muçarela de búfala e leve ao forno médio numa assadeira untada com azeite.
Retire quando o queijo estiver derretido e começando a dourar. Esse tostadinho foi feito com auxílio de um maçarico e a função grill, se seu forno tiver, trará o mesmo resultado.
De acordo com dados da Food and Drug Administration (FDA) somente nos Estados Unidos, é um estimulante sexual capaz de aumentar o libido e garantir ereções muito mais duradouras.
ameiiiiii
e amo a Donna Hay..ou seja , juntou tudo e essa mistura ficou maravilhosa!! ;)
Maria, adoro essas receitas simples e saborosas. Parabéns!
Demais! Esse douradinho então…
Adorei a dica e parece bem fácil de fazer mesmo!
Fotos lindas!
Essa recetinha é excelente para alguém como eu que acabou de chegar da nutricionista e tem uma missão quase impossível pela frente!!! Simples, prática e light!
Oi Mary,
será que vc lembra de mim? Débora amiga de Taís. :)
Eu comecei a compartilhar essa sua mesma paixão de cozinhar faz alguns anos. Quando sua mãe me contou sobre seu blog virei uma espectadora (silenciosa) daqui da Arábia Saudita, onde moro.
Não havia me manifestado ainda pq não tinha pensado em nenhuma contribuição boa que eu podia dar… Mas agora eu tenho:
Eu vi uma vez no programa do Alton Brown, que alias eu recomendo muitíssimo (Good Eats – procure no You Tube). Se vc temperar o tomate com sal e coloca-los de cabeça para baixo, drenando, eles vão ficar mais "sequinhos" na hora de assar. Tente e veja se faz alguma diferença. O sal altera o equilíbrio osmótico das células do tomate.
Já vi também muito esse tipo de tomate feitos em churrascos pelo mundo afora… especialmente na Alemanha. Mas eles usam um tipo de queijo coalho. Fazem na churrasqueira, envolto em papel alumínio. Eles também colocam cebola dentro… que fica molinha e com um cheiro delicioso!
Bom, espero que tenham sido comentários úteis. :)
Um beijão e parabéns por esse blog maravilhoso e pelo sucesso!
Eu também nao sou chegada a entradas no meu dia a dia, pois como pouco e acabo ficando sem apetite para o prato principal. Mas essa entrada é realmente um charme!
Por aqui essa entrada virou uma bela opção de jantar, Vivian. Preparo junto uma salada verde e fico satisfeitíssima!
Oi,amei essa receita,estou de dieta , vou fazer pro meu jantar acompanhado de salada verde,sua entrada sera meu prato principal.obrigada bjs
Ei, Marcia!
Eu sugeri como entrada mas aqui em casa, mesmo sem estar de dieta, gosto dessa caprese no jantar acompanhada apenas de salada de folhas. Beijo e bons quilos a menos! ;)
NAO TAO SIMPLES,MUÇARELA DE BÚFALA O VALOR TA FORA DO MEU COTIDIANO! PODE SER SÓ MUÇARELA?
Mudará a textura e o sabor, mas acdito que ficará gostoso, Rita. Só economize um pouco na quantidade pois a muçarela de leite de vaca é mais gordurosa. Outra opção é substituir pelo queijo Minas fresco.
Fiz e servi com talharim com molho de frango. Delícia!
Hummm… que delícia, Maria!
bom dia, Maria
eu fiz essa receita ontem e os tamates ficaram com muita agua dentro,
gostaria de saber o que eu fiz de errado, mas mesmo assim a familia gostou.
desde já agradeço atenção.
sds,
Wagner
Olá, Wagner. Sinto que a experiência não tenha sido perfeita, mas fico feliz que ainda assim tenha agradado.
Algumas variáveis podem interferir, como o tipo/safra do tomate, que pode ser/estar muito suculento ou mesmo o tempo de forno.
Você removeu todo aquele interior com sementes e parte clara?
Um abraço.
OII!!! Maria!!! Confesso que estou a cada dia mais viciado em suas receitas, esses dias fiz a receita da costela com barbecue fez tanto sucesso que tive que repetir. Fiz também o tomate recheado no forno só que fiz com ricota mais se tivesse olhado aqui antes, tinha feito com certeza do seu jeito. vou fazer de novo essa receita e ver como fica e depois conto!
Obrigado!! bjo