Mês de férias é sempre movimentado por aqui; tanto faz se estamos no verão ou no inverno. Esse último julho não fugiu à regra e a casa recebeu visitas do primeiro ao último dia do mês. A rotina muda junto com novos rostos e vozes e o dia-a-dia ganha uma dinâmica diferente. E essa mudança sempre passa pela cozinha e, muitas vezes, me surpreende evidenciando preparos que para mim já pareciam banais. Estes fios de cenoura assada são um belo exemplo disso: todo mundo que provou se surpreendeu e pediu a receita!
Desde que esperimetei a cenoura feita no forno – tanto nesse formato quanto cortada palito – acho que nunca mais a cozinhei em água ou vapor. O seu adocicado fica acentuado e a textura me agrada muito mais. A única outra maneira que a consumo atualmente é crua, com um pouquinho de sal, naquela fominha da tarde.
A versatilidade é outro ponto alto destes fios de cenoura assada: podem ser servidos como um mero acompanhamento ou utilizados para dar um toque especial ao sabor e à decoração de vários pratos como na carne ensopada com arroz de abacaxi e no nhoque de batata doce que preparei recentemente (a receita do nhoque está aqui).
Espero que o preparo simples anime vocês a experimentarem sem demora. E tratem de me contar se fizerem outras combinações por aí. ;)
Ingredientes
cenoura (no mínimo uma por pessoa)
azeite
sal (opcional)
Modo de fazer os fios de cenoura assada
Lave e seque a cenoura.
Com um cortador próprio para fazer essas tirinhas (o da foto é um cortador de julienne – nome dado a esse tipo de corte – da Victorinox), ou com muita paciência e uma faca bem afiada, corte a cenoura em tiras finas.
Unte uma assadeira de bordas baixas com azeite e disponha as tiras de cenoura. Regue com um pouco mais de azeite e, com as mãos, mexa para envolver bem as tiras. Se quiser, coloque também uma pitada de sal.
Leve ao forno baixo até que estejam mais sequinhas e douradas (cerca de uma hora em forno baixo ou 30-45 minutos em forno médio). A cada 15-20 minutos mexa para que assem por igual.
Retire do forno a cenoura assada e sirva em seguida.
De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.
Oi Maria. Esta é a primeira vez que comento aqui, mas acompanho-a há anos e tenho um arquivo enorme no meu computador com receitas suas. Adoro seu blog e admiro seu talento e profissionalismo. Abçs, Enira.
Muito obrigada pelo carinho, Enira. Que bom que resolveu comentar; espero que este seja o primeiro de muitos. :)
Oi Maria, a imagem que nos passa é de bem crocante.Dá pra imaginar.Beijos e tudo de bom.
Nossa, vou fazer. Como todas as receitas que já fiz suas, tenho certeza que vai ficar uma delícia. Será que combina com tilápia feita no forno? Acho que sim…
Oi Maria,
Adoro vir aqui, sempre tem novidade e coisa gostosa.Esses fios de cenoura estão ótimos e são simples assim.
Bj,
Lylia
olá Maria,
Adorei a dica da cenoura assada!!! vou experimentar, tenho certeza que vou adorar… suas receitas são sempre deliciosas…
Depois me conte o que achou, Rosilene. :)
Fiz e ficou muito gostosa, mas a minha não ficou tão crocante. Talvez não tenha cortado a cenoura tão fina quanto deveria ser, e acho que coloquei muitas, de uma vez só, na assadeira. Depois vou tentar de novo, porquê o sabor é uma delícia. Beijos.
Adoooooooooooooooooro te ver na TV! Vc sempre veio até a minha casa. Agora, estou entrando na sua! Adorei o blog.
Bjs.
Muito bem-vinda, Cláudia! Sinta-se em casa!
Beijo e obrigada pela visita. ;)
Acabei de ler.
Vou fazer hoje mesmo !!!
Adoro cenoura , faço em saladas , cozidas , tipo
talharim mas assadas assim nunca fiz.
Farei hoje para acompanhar um filé de frango.
Tenho certeza que ou gostar .
Bj
Nada
Depois dessa receita eu nunca mais comi cenoura de outra maneira. rs Aposto que vai adorar, Nadia. ;)
Beijo!
Ola, fiz as cenouras, coloquei dois dentes de alho para três cenouras para realçar o sabor, ficaram uma delicia!!! Elas ficam docinhas, quase que carameladas :)
Adorei!
Assim mesmo, Aline! :) Que bom que gostou e que veio me contar. Obrigada.
[…] Além do risoto, da geléia e do camarão, complementei o prato com fios de cenoura assada. […]
Quero comprar este aparelho onde posso encontrar?