Bolo de mel

Esta é uma das várias receitas de bolo do caderninho da minha mãe. “Boleira” de mão cheia, já testou diversos sabores que em épocas de vacas magras garantiram uma boa complementação ao salário dela. Lembro que tinha até bolo de rapadura!

O da foto ela fez antes de ontem e com certa frequência eu o reproduzo em casa. É um bolo muito saboroso e versátil: sem cobertura se encaixa perfeitamente no café da manhã ou em qualquer intervalinho, com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite vira uma deliciosa sobremesa, acompanhado ou não de sorvete de creme, e há ainda uma variação que comecei a fazer recentemente que é assá-lo em forminhas de mini empadas com um pedacinho de nozes em cima. Essa última fica uma delícia para servir com um cafezinho ou mesmo para presentear (posto fotos quando fizer).
Mas vamos à receita!

Ingredientes
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga (100 gramas)
1 ovo
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 xícara de mel
½ colher de sobremesa de bicarbonato
½ colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de sal

Obs.: caso goste, você pode temperar com noz moscada.

Modo de fazer
Bata em creme o açúcar com a manteiga. Continue batendo e acrescente o ovo, depois, alternadamente o trigo com os demais ingredientes em pó (bicarbonato, fermento, sal e canela) e o leite. Sem parar de bater, junte o mel. Despeje a massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno quente. Na base do forno coloque uma vasilha com água para o bolo não ressecar.

Cobertura de chocolate
1 xícara de açúcar
½ xícara de chocolate
¼ xícara de leite
¼ colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga

Misture tudo, leve ao fogo mexendo sem parar. quando ferver pare de mexer e deixe fervendo por um minuto.
Caso queira a cobertura menos açucarada e mais fluida, diminua a quantidade de açúcar para ½ xícara e aumente a quantidade de chocolate para até 1 xícara.
Caso queira a cobertura mais macia, acrescente um pouco de creme de leite à mistura.

Outra opção de cobertura: passe sobre o bolo mel misturado com tahine e salpique gergelim por cima.

Assista a vídeo-receita que ensina a preparar este bolo com sorvete de doce de leite e cobertura de chocolate.

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

25 comentários

  1. Melissa S. diz:

    gostei nao somente das opcoes diversas de variacoes sobre o mesmo tema, mas da homenagem do titulo :)

  2. puxa, lendo dos bolos vários…: por que você não posta uma adaptação daquele de fubá que fica com o creminho? hum… acho que depois do do diabo era meu preferido…. mas sempre que eu fazia solava…. snifs…

  3. nunca fiz aquela receita… mas também amo aquele bolo e olha que não ligo a mínima pra fubá. vou testar e posto se der certo!

  4. Mês passado fui numa festa de casamento..e trouxe pra casa um daqueles "bem casados" todo enfeitadinho….pra minha surpresa no dia seguinte abri o enfeitadinho e encontrei um pão de mel delicioso. eu e meu irmão que é doceiro, testamos várias receitas de pão de mel na tentativa de conseguir uma reprodução parecida..mas nada deu certo até que pra minha alegria vc postou a receita do bolo da sua mãe…divino!!!..transformamos o bolo em pãezinhos de mel banhados no chocolate…um charme! bjo grande!

  5. Adorei a notícia! E achei o máximo um irmão doceiro!Pode me contar a receita do "banho de chocolate"?Beijo,Maria.

  6. Mary hmmm que delícia, ADORO bolos, minha mãe não é uma exímia cozinheira, mas é boleira tb, gosta de fazer bolos de todos os tipos, de todas as frutas…
    Vc conhece um de banana nanica com farinha de rosca que é todo feito no liquidificador? É uma receita tradicionalmente capixaba, caso não, te mando!
    Ah, falando nisso, esse é na batedeita né?
    A daqui de casa tá tão velhinha que te hora que acho que ela vai parar ou rachar no meio, aff!!!
    Beijo grande!

    1. Meu liquidificador que pifou esses dias no meio de um purê de aipim. rsrs Mas no fim das contas gostei do incentivo e comprei um com coador e moedor. :)
      Esse é de batedeira sim, mas é super tranquilo. Fica tão gostoso…

      Acho que não conheço essa receita de bolo de banana… manda pro diga@digamaria.com.br, please…

      Beijo!

  7. oba, mando sim!
    obaaaaa, vou colaborar com o DigaMaria, ai como sou phyna, ihihihihi
    ;o)

  8. Thaïs diz:

    Eu aprendi a fazer este bolo com a Célia (mãe da Maria) há uns 30 anos atrás e ele continua sendo o meu favorito. Uma delícia.

    1. Também amo esse bolo, tia. Ele é muito versátil e fácil de fazer.
      Acho uma delícia essa troca de receitas que leva os sabores para muito além da nossa própria cozinha.
      Grande beijo e saudades!

  9. Maria, eu e minha mãe fizemos essa sua receita hoje e estamos apaixonadas! Que delícia! Muito obrigada. Beijos. Cátia

    1. Que delícia receber essa notícia, Cátia! Esse bolo é um dos meus preferidos!
      Muito obrigada por vir comentar. E volte sempre!

  10. Olá Maria !

    Continuando nosso "papo de comadre" e, espiando os comentários deixados aqui, chego a seguinte conclusão: errei e não sei onde, mas de fato errei! O meu bolinho ficou muito muito enjoativo (nem o porteiro do prédio, merecedor da doação, aguentou! kkkk),parecia um excesso de farinha misturado ao sabor forte do mel.
    bjs

    1. Pôxa, Sandy… justo com esse bolo?! rsrsrs Ele é divino; e eu, se fosse você, me enchia de coragem e tentava de novo! Vale a pena!
      Mas me conta, ele cresceu normalmente?

      1. Ei,Maria…desculpa a demora do retorno! Pois é, justo com este bolo que me encheu de água na boca! Eu acho que cresceu normalmente e não consigo entender onde errei. Tenho certeza de que aquele gosto não era do seu maravilhoso bolo. (:

        1. Sandy, o mel era bom? Digo, lhe agradava? Pensei nisso porque esses dias ganhamos um mel que eu adorei e meu marido detestou. Será que isso pode ter contribuído?
          Se você fosse minha vizinha faríamos juntas. ;) Mas em breve teremos vídeo com essa receita!

  11. Fiz hoje esse bolo e ficou sensacional!! Obrigada Maria por compartilhar essa delícia!!

  12. Esse bolo é sucesso garantido! Que bom que você experimentou (e gostou), Silvia! :)

  13. Sueliria Duarte diz:

    Perfeito! Troquei a farinha de trigo por aveia – flocos finos. Ficou ótimo e o cheirinho pela casa realmente é maravilhoso. Obrigada pela receita, Maria.

  14. […] de fotos. A versão sem cobertura foi para a refeição matutina. O que sobrou ganhou uma calda de chocolate e, mais uma vez, não tive tempo hábil para registrar. Deixo portanto para vocês o encargo de […]

  15. Cybelle diz:

    Olá Maria, fiz este bolo e ficou muito gostoso. Aproveitei e depois que coloquei a massa na forma, derramei sobre toda a massa do bolo crua bastante doce de leite cremoso e levei ao forno para assar. Quando o bolo estava já frio parti e lá estava o doce de leite como recheio no final. Ficou um bolo de mel delicioso com recheio. é importante untar bem a forma e desenformar depois de frio. Obrigado pela receita. Cybelle

    1. Cybele, que ideia incrível! Amei.
      Cadê as fotos dessa lindeza? ;)
      Beijo e obrigada!

  16. Cybelle diz:

    Maria, infelizmente eu não tirei fotos, ele acabou muito rápido. Tenho intenção de fazer novamente e tirarei fotos para lhe enviar. Cybelle

  17. Ma base do bolo colocar uma tigela de agua. não entendi

    1. Na base do forno, você pode colocar uma forma com um pouco de água. Essa água vai virar vapor durante o cozimento do bolo e deixará o ambiente do forno mais úmido. Mas isso é opcional. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.