Berinjela ao forno, uma receita de família

berinjela ao forno

Sabe aquela receita que é tão a cara da mãe da gente que nem dá vontade de aprender a fazer? Pois então, esta é uma. Nunca comi esta berinjela ao forno em outro lugar; nunca vi feita assim. Só pela minha mãe. E inexplicavelmente nunca memorizei a receita. Acho que é uma dessas que a gente sabe que se feita por outras mãos nunca vai ser tão gostosa… afinal, assim me parecem todas as receitas de mãe e de vó.

Mas, como vocês nunca comeram a berinjela que a minha mãe faz, tenho certeza que adorarão quando fizerem em suas casas. Não deixem de experimentar, é um acompanhamento delicioso e saudável numa roupagem bem diferente da berinjela do dia-a-dia, ou mesmo um prato principal vegetariano ao lado de um arroz integral ou de um rico arroz com lentilha.

Ingredientes
3 berinjelas
1 ovo
100 gramas de queijo parmesão ralado
1 tomate
1 cebola média
3 dentes de alho
azeite
sal

Modo de fazer
Retire o cabinho, corte longitudinalmente (ao comprido) as berinjelas e cozinhe em água e sal. Escorra, aguarde esfriar um pouco, retire a polpa (faça uma canoinha) e reserve. Distribua as cascas numa travessa que possa ir à mesa e ao forno e reserve também.

Faça um molho refogando a cebola, o alho, o tomate sem casca e uma pitada de sal.

Pique a polpa da berinjela e misture com o ovo, 50 gramas de parmesão e metade do molho de tomate. Acerte o sal.

Recheie as cascas com essa mistura, cubra com o restante do molho, salpique com o restante do parmesão e leve ao forno médio para baixo até o queijo começar a dourar. Sirva em seguida.

Dica
Se não quiser servir na hora, deixe a berinjela esfriar, cubra a travessa e leve à geladeira. Na hora de servir, aqueça em forno baixo.

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do http://faricbr.com/i.php?s=cialis-com-bebida.

Você também pode gostar...

37 comentários

  1. Maria,
    eu também faço esta receita, quase do mesmo jeito que você transcreveu! E aprendi com a minha mãe!
    Um beijo e valeu, a foto está lindona!
    Ótima semana!
    PS: ainda está em Vitória?

    1. Sabia que alguém conheceria essa receita e que também seria de família! É muito gostosa, né?! Eu amo beringela…
      Obrigada pelo elogio à foto, Verena. Confesso que não foi muito fácil fazer uma foto apetitosa de beringela… rsrs
      Ainda estou em Vitória. Desta vez vim assistir a um módulo que ficou pendente na minha pós e ficarei aqui até dia 07. Dias lindos!!
      Grande beijo e ótima semana!

  2. hhhmmm…

  3. irmã, obrigada por ter anotado e postado… tenho a mesma relação com esta beringela e amo! e já tá na hora de preparar e deixar na geladeirinha de casa de filha…. afinal no dia seguinte ela é ainda melhor… hum….

    1. Rafael diz:

      Minha nossa que delicia isso, vou fazer para minha namorada com certeza!!!

      1. Que bom que gostou, Rafael! Eu adoro essa receita e torço pra que você e sua namorada gostem também. Se der volta pra contar depois. :)
        Um abraço e bem-vindo!

  4. Rose sorriso mt diz:

    eu estava procurando uma receita com beringela no forno e achei essa facil e apetitosa vou fazer agora valeu.

    1. Olá, Rose! Eu amo essa receita e aguardo ansiosa seus comentários depois que a fizer.
      Um abraço e volte sempre!

  5. Por favor me dê mais dicas….o quê acompanharia este prato??? arroz branco??? alguma carne???? salada????

    1. Pode ser uma carne, um frango ou apenas um arroz branco com salada verde. :)

  6. Olá Maria
    Adoro essa receita, quem fazia era minha mãe,mas não sabia direito como ela fazia, agora sim vou fazer.
    Obrigada.
    Bjssssssssss

    1. É um prazer, Selma! Torço para que fique tão saborosa quanto a da sua mãe. Depois me conta, combinado?!
      Beijo e ótimo domingo!

  7. maxilaine diz:

    meu marido só come beringela frita.. vou fazer agora esta receita, quem sabe ele gosta né!

    1. Tô aqui torcendo, Maxilaine! Eu sou suspeita pra falar, mas essa beringela está entre as minhas favoritas.
      Depois me conta no que deu?
      Beijo!

  8. Nadia Iraola diz:

    QUERIDA MARIA

    ADOREI SUAS RECEITAS ,PRINCIPALMENTE ESSA DE BERINJELA QUE SOU APAIXONADA
    SÓ UMA DÚVIDA :
    A POLPA NÃO VAI AO FOGO /
    MISTURA CRUA COM OS OVOS E O REFOGADO?
    DESDE JÁ AGRADEÇO, E ESPERO MAIS RECEITAS COM BERINJELA , OK .
    BJS
    NADIA

    1. Bem vinda, Nadia!
      A beringela é cozida inicialmente em água e sal para depois retirar a polpa e misturar ao ovo e ao molho.
      Em breve teremos sim mais receitas com beringela; fiz uma esses dias e foi aprovadíssima. Agora é só reproduzí-la para trazer pra cá. :)
      Beijo e, qualquer dúvida que tenha, cá estou!

  9. heloisa diz:

    esta receita é de mãe mesmo e fica mesmo deliciosa. Tenho uma dica da minha mãe:

    "coloque na mistura da polpa, um pouco de farinha de rosca, vai ficar uma casquinha deliciosa"
    experimenta.

    beijocas

    1. Deve ficar ótimo mesmo, Heloísa! Lembrarei da dica na próxima vez que prepará-la!
      Beijo e obrigada! :)

  10. Soninha diz:

    gostaria de receber sua receitas

    1. Soninha, vou lhe cadastrar para receber os posts e comunicados do DigaMaria direto no seu e-mail. ;)

  11. Patricia diz:

    Eu amo beringela, mas minhas receitas nunca dão certo… hihihi. Na verdade ficam gostosas mas não ficam bonitas!
    Quanto tempo de forno ????

    1. Ah, mas não é das tarefas mais fáceis deixar bonito um prato com beringela! Acho que a questão é caprichar no acabamento.
      Por coincidência estamos fazendo hoje essa beringela e, apesar de o tempo de forno variar de um fogão pro outro, vou observar quanto levará aqui e volto pra lhe contar.
      Beijo!

      1. Patrícia, ontem levou cerca de 45 minutos no forno, mas costuma ser mais rápido. Por algum motivo soltou muita água e demorou pra ficar no ponto.

  12. helena correa diz:

    maria fiz a receita e adoreiiiiii. nossa adora receita de familia estou sempe divulgando seu blog para outras pessoas que elogiam seus pratos. Pois estou sempre testando. continue

    helena correa

    1. Que fofa você, Helena! Obrigada pela divulgação, pelos testes e pelo carinho. Bem vinda sempre! ;*

  13. Vera Lucia diz:

    Querida Maria,vc sempre nos ajudando em nossos apuros .Fiz a berinjela e ficou simplesmente deliciosa.Todos gostaram muito.Um beijo grande e Feliz Pascoa a vc.

    1. Que bela notícia, Vera Lucia! Obrigada por vir me contar! ;*

  14. Maria,

    Fiquei com uma dúvida: o ovo é cozido picadinho ou cru para ganhar consistência no forno?
    Obrigada pela receita. Parece deliciosa e pretendo fazer ainda hoje no almoço.

    um beijo

    1. É cru, Ana. Será que você já fez?
      Beijo!

  15. Sophia diz:

    Adoreeeiiiiiii!!! Fiz ontem à noite e ficou delicioso. Só achei um pouco difícil tirar a polpa sem rasgar a casca.. hahah. Mas depois, com o recheio em cima, ela ficou apresentável. Obrigada pela receita! Bjss

  16. Eu acabo de experimentar essa receita. Hummmmmmmmm. Uma delicia.

  17. Mari Lucia diz:

    Adorei! Quero fazer parte desse grupo!!!

  18. repetindo esta deliciosa receita, dessa vez para congelar, será que dá certo?

  19. Vou fazer, estava procurando algo parecido simples e apetitoso

  20. […] Berinjela recheada com queijo: essa versão é simples, porém muito saborosa. Corte as berinjelas ao meio, cozinhe em água e […]

  21. CLAUDIO GIL diz:

    pode enviar-me receitas de berinjelas . minha família adora.

    abraço

    1. Olá, Claudio.
      Você pode localizar as receitas com berinjelas digitando o nome do ingrediente no campo de busca do blog. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.