Farofa de bacon e banana

Farofa de bacon e banana

Eis aqui uma receita que eu não pensaria em transformar em post até que recebi a visita de uma amiga querida. Enquanto eu preparava a dita farofa para o almoço, me surpreendi com ela perguntando: “Mé, primeiro você coloca a manteiga e depois, o alho ou a banana?”. E mais uma vez me lembrei que o corriqueiro pra uns é inédito pra outros.

Então aqui vai, para quem interessar, uma farofinha que já faz parte do repertório da casa.

Ingredientes (como acompanhamento serve de 3 a 4 pessoas)
200 gramas de farinha de mandioca torrada
50 (ou mais) gramas de manteiga
2 bananas prata (3 se forem pequenas)
3 dentes de alho espremidos
bacon a gosto

Modo de fazer
Coloque 1/3 da manteiga numa panela não tão pequena quanto a minha e leve ao fogo baixo com o bacon picado em pedaços pequenos. Mexa de vez em quando até ficarem levemente dourados. Acrescente o alho espremido e frite um pouco mais. Antes que doure, junte mais 1/3 da manteiga e a banana cortada em rodelas não muito finas. Frite por alguns instantes e coloque a farinha de mandioca. Acrescente o restante da manteiga, acerte o sal e desligue quando estiver crocante.

Você também pode gostar...

24 comentários

  1. É isso aí, mesmo pra quem já sabe, vale a pena lembrar dessa deliciosa opção!Ótima ideia!!
    bj

    1. É, né, Cristina?! Tem coisas que a gente gosta mas simplesmente esquece e somem do nosso dia-a-dia… Que bom que gostou! :)

  2. Eu que evito farofa, essa foi irresistível!

    1. Confessa que você ficou roubando a nossa banana!! ;)

  3. Ai minha nossa! :)

    1. rsrs Quem resiste a uma farofinha, né, Joana?!? O pior é que é desses pratos que quanto mais gordinhos mais gostosos!

  4. Méri, a minha fazia uma coisa que deixava a farofa deliciosa… colocava a farinha um pouco no forno antes de acrescentar à farofa, pra ela ficar crocante, pq uma das coisas difíceis na farofa é a farinha ficar torradinha, sem q ela queime!!! Beijocas

    1. Vou experimentar a sua dica, Gabys. Mas me conta, ela fazia isso com a farinha de mandioca torrada ou crua? A minha vó faz sem forno e fica super crocante, mas haja gordura e paciência de mexer o tempo todo no fogo baixo. rsrs
      Beijão!

      1. Ela fazia com a farinha de mandioca torrada e crua, ela comprava uma que é tri-torrada!!! Beijos

        1. Dica anotada, Gabys! E vou observar nas prateleiras do supermercado se há essa tri-torrada.
          Beijão e obrigada!

  5. Delicia essa farofinha!!!HUmmmm eu amoooo farofa com tudo!!rsrs E essa com bacon e banana tá imperdivel!! Tem mais é que dividir esses segredos conosco!rs Beijos Tereza

    1. É um prazer dividir, Tereza! Tem versões das mais variadas possíveis, né?! Eu tenho que pesquisar outras boas combinações de frutas porque simplesmente AMO! Sugere alguma?
      Beijo!!

  6. Cátia Milhome diz:

    Adoro farofa com banana! Da ultima vez que fiz, dei uma fritadinha nas bananas fatiadas com pouca gordura numa panela de teflon. O perfume da banana frita envolveu toda a farofa, foi um problema seríssimo,ehehe não sobrou nadinha!

    1. Isso me lembrou um sorvete de banana caramelada que fiz sem açúcar, Cátia. Ele começava exatamente fritando as fatias de banana numa frigideira de teflon porém sem gordura alguma. Ela libera o prórpio açúcar e o cheiro também é encantador. Hummm… ;)

  7. Marcinha diz:

    Cada pergunta né Mé? ; )
    Tava deliciosa como tudo que vc anda fazendo!
    Beijocas!

    1. Pois saiba que sua visita inspirou dois posts: este e um com homus que logo, logo estará aqui. Fiz ontem e ficou ótimo. Mas ainda quero a sua receita, viu?! ;)
      Beijão! E obrigada!

  8. Maria, uma farofa como essa? Ninguém resiste. Que delícia de receita. Amo frutas doces com pratos salgados. Abraços, Adriana.

    1. Também amo, Adriana! Doce com salgado em geral: manteiga e mel, queijo e geléia, molhos de carne adocicados… e por aí vamos! rsrs

  9. Um delícia!! Aprendi a gostar de farofa de banana faz pouco tempo!
    bjs

    1. Como assim, Andre?! Você não gostava???

  10. Maria querida, vc comentou que postou por que o que é corriqueiro prá uns, é inédito para os outros, e vc tem razão. Meu pai sempre dizia, vivendo e aprendendo, e nós estamos aqui para isso, assim como aprendemos, tem muitos que ainda aprenderão o que já sabemos, e temos muito a aprender ainda. E depois tem outra né Maria querida, para os que já sabem, é sempre bom ver a forma e o carinho como vc prepara os seus pratos. Então os novatos e os mais experientes, sempre vão ganhar de uma forma ou outra. Adorei sua farofa, e isso me fez lembrar que a muito tempo não faço uma farofa assim…bjocas amiga

    1. Ô, Josy, você sempre tão carinhosa… mas é assim mesmo; ainda que apenas no carinho das palavras ou na gentileza dos gestos, podemos sempre difundir algo de bom e útil, né?!
      Um grande beijo e uma semana linda com uma farofa bem saborosa pra você! ;*

  11. antonio diz:

    amei a farofa. fiz e foi sucesso as pessoas amaram. um abraço.

    1. Que ótimo, Antonio! Em breve pesquisarei outras boas combinações pra farofa.
      Um abraço e uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.