
Algumas visitas trazem muito mais que suas presenças. Elas vêm acompanhadas de um substantivo que eu não sei como se chama, mas o fato é que chegam e expandem o tempo, o pensamento e a alegria de todos.
A visita que inspirou este post é dessas pessoas que não ocupa espaço na casa: ela está ali, mas você nota se quiser. Quando se aproxima conversa sobre o que for, não se repete, se envolve. Acompanha na cerveja, na salada, no açúcar, no choro e na risada. E mesmo quando o sol brilha forte lá fora – porque ela é dessas que ama um dia inteiro estirada na solitária e intensa companhia dele – ela não demonstra urgência em ir; o encontro parece sempre ser aonde se está (e taí uma característica que muito admiro).
Como se não bastasse tudo isso, ela ainda trouxe consigo um homus delicioso. À mesa todos fizemos um pouco de cerimônia, cada um com receio de comer mais que o outro e deixar alguém na vontade. Tão pouco durou e tanta saudade deixou. Mal acabou o final de semana – e com ele o sol, a visita e o homus – entrei na cozinha para reproduzir a receita. E há três dias é este o lanche desta casa, satisfazendo meu paladar e homenageando quem por aqui passou.
Receita de homus de grão-de-bico
Ingredientes (receita do livro Chefs)
150 gramas de grão de bico (deixados de molho por uma noite e escorridos)
suco de 2 limões
2 dentes de alho, grandes, amassados
75 ml de azeite
150 ml de tahine (pasta de gergelim)
600 ml de água
pimenta caiena (eu não tinha e substituí por caldo de conserva de pimenta dedo-de-moça)
Modo de fazer o homus
Deixe o grão de bico de molho na água da noite pro dia ou por pelo menos 5 horas. Escorra.
Leve ao fogo o grão de bico com os 600 ml de água. Ao ferver tampe parcialmente e cozinhe por poucos minutos (uns 3 se tiver deixado de molho a noite toda ou uns 5 caso tenha ficado menos tempo). Sefor na panela de pressão, basta chiar e já pode desligar o fogo, deixando esfriar completamente na panela.
Escorra, reservando a água do cozimento e umas 2 ou 3 colheres do grão de bico inteiro.
Leve o restante dos grãos ao liquidificador ou processador com o alho, o suco de limão, o azeite e 150 ml do líquido do cozimento reservado. Processe. Adicione o tahine e bata até obter uma massa lisa. Se necessário acrescente um pouco mais da água do cozimento para uma consistência menos encorpada.
Tempere com sal e pimenta, transfira para uma tigela e decore com salsinha picada, os grãos de bico reservados e azeite.
Conserve em geladeira.
AMEI! :*
Eu também! ;)
Adoro!!!
:)
hum q delicia!!!
dá uma passadinha pelo meu blog: http://deliciasdaisa.blogspot.com/
facílimo! vou tentar fazer…. que delícia!!! fiquei com água na boca!
Você vai adorar, Iris! Podemos fazer de novo pro final de semana!!
Estou doida para fazer! :)
Então não se demore, Gaia, porque é uma delícia e super saudável! Além de fácil e rápido de preparar. ;*
amei !!!
que lindo teu TEXTO !!!
Abs ,
Márcia
Obrigada, Márcia! Foi escrito pra uma xará sua. :)
Beijo e ótima semana!
nossa! era uma que eu queria mto, a mto tempo! ˆˆ
vivamaria!
/
A receita, ficou em segundo plano… o texto está tão bonito!
Dá vontade de estar com vcs nesse lanche, e compartilhar a presença deste convidado ( que parece tão sereno)!!
Abs
Zina
Obrigada, Zina! Ela não é dessas pessoas calmas que me vêm à mente com a palavra serenidade… ela pode ser bem agitadinha… rsrs mas é inteira, sabe?!
Beijão! E obrigada pela bem-vinda visita. :)
Maria, amo Homus e há tempos quero fazer mas estou esperando um pouco a Luísa crescer mais, o tahine é meio forte e não sei como ela sentiria…já que vai tudo para o leite! As fotos estão incríveis e o texto também! Imagino como ficou feliz sua visita!
Um beijo grande!
Que delícia que deve ser pensar na própria comida sabendo que ela se desdobrará até o alimento da pequena Luísa…
Adorei receber sua visita, Verena. Quando tiver um tempinho (daqui uns meses rsrs) me manda um e-mail contando pra onde mudaram e como anda a vida?!
Beijão!
que coisa mais linda de se ler!!!!!!!! <3
e de se saber, de se viver, e imagino, de se comer!
: )
que astral essa visita!
que maravilha esse post!
e que delicia esse homus!
beijos pras duas.
: )
Você conhece bem esse bom astral, né, Lucia?! ;)
Obrigada pela visita e pelas carinhosas palavras. ;**
Mais uma vez arrasou na receita ..AMO
;*
Oi Maria!
Apesar de adora homus e grão de bico, tenho tido dificuldades na hora de cozinhar o grão. Ele fica, no máximo, al dente, mesmo deixando de molho a noite toda. Será a marca q tenho usado? O q vc acha?
Beijos
Você tem cozinhado na panela de pressão, Helena?
Oi Maria,
vc sabe, desisti da panela de pressão. Nós nunca nos entendemos muito bem. Poderia dizer que somos quase inimigas, um caso de antipatia à primeira vista. Primeiro porque sempre ficava imaginando que eu ia fazer algo errado e ela ia se projetar contra o teto da cozinha, e eu ia parar naquelas estatísticas dos acidentes domésticos. Segundo porque abandonei o alumínio por aqui. Tenho preferido as panelas de pedra (aqui são fáceis de encontrar) e as de barro. Como alternativa a elas, uso as esmaltadas (para a sopinha da Clarinha).
Faço o grão de bico e todos os outros grãos depois de ter deixado ao menos uma noite de molho, mas principalmente o grão de bico fica muito duro. Deixo cozinhando às vezes uma hora!!!!
beijos
Oi Maria, gostaria de saber se existe alguma alternativa para substituição do tahine. ;)