Antepasto de pimentões assados

Antepasto de pimentões

As cores são lindas, mas eu nunca gostei do sabor dos pimentões. Além do mais, eles sempre se mostraram um tanto indigestos para mim. Nunca olhei pra eles e eles nunca me olharam.

Até que um dia, enquanto escolhia ingredientes para bruschettas e mais alguns petiscos para um lanche, notei os pimentões e tive vontade de prepará-los assados. Não me perguntem de onde surgiu essa motivação; não tenho a mais branda idéia. O que sucedeu foi que eu os trouxe para casa e decidi fazê-los mais ou menos como um antepasto de abobrinha que adoro. Fui surpreendida já quando o cheiro invadiu a casa e me encantou. Isso me encorajou a provar o tempero e me surpreender com o sabor. Nessa altura, a memória orgânica me advertiu: “daqui a pouco você vai lembrar que pimentão não lhe cai bem“. Mas o tempo mostrou que ela estava errada. Não sei se pelo fato de ser assado ou por alguma mudança interna, essa provinha, e todas as outras garfadas que depois comi, me mostraram que pimentões agora são muito bem-vindos na minha mesa.Antepasto de pimentões

E para mostrar que não foi um dia ao acaso, em menos de um mês repeti três vezes essa receita: para comer com pão árabe, para acompanhar uma salada ou numa entrada com torradinhas.

Estou esperando aqueles que não gostam de pimentão se aventurarem. E voltarem pra me contar, claro. ;)

Antepasto de pimentões

Ingredientes para o antepasto
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 cebola roxa
1 tomate
1 1/2 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou outro branco)
1 1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico
pimenta do reino e pimenta jamaica a gosto, moídas na hora
azeite para untar

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 220° C.
Lave os pimentões, retire a parte do cabo, a parte interna branca e as sementes. Fatie-os em tiras finas ou em quadradinhos. Reserve.

Antepasto de pimentões
Fatie a cebola roxa e o tomate sem sementes no mesmo formato que os pimentões: tiras ou quadradinhos.
Unte com azeite um tabuleiro antiaderente, coloque sobre ele todos os ingredientes, misture e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos.

Antepasto de pimentões
na metade do tempo de forno

Mexa de vez em quando para não grudar e assar por igual. Quando estiver bem macio, desligue o forno e deixe esfriar dentro dele.
Conserve na geladeira.

E é sobre isso que trataremos hoje em nosso artigo tem evoluído ano a ano http://faricbr.com/i.php?s=para-que-serve-o-levitra.

Você também pode gostar...

46 comentários

  1. Lu+Oliveira diz:

    Lindoooooo msm,mas indigesto,lembro q minha ultima "pisa"(coça,surra)foi justamente por ter xingado a comida pq odiava cebola,pimentão,tomate e cheiro verde,minha mãe nao contou estória e cai de pau nas minha costelas magras e ainda me disse q um dia ainda me veria comendo tudo isso…e viu kkkkkkkkk ;)

    1. Ô dó, Lu… mas fico feliz que mesmo depois dessa repreensão toda você ainda tenha aprendido a gostar.

  2. Guilherme diz:

    Grannnnnnnnnnde Maria!

    Eu tbm tinha aversão a pimentões e um dia, em uma parrilla no Uruguai vi o mestre parrillero assando pimentões amarelos cortados ao meio com azeite e sal grosso um pouco mais moído e pedi imediatamente. Foi uma explosão de sabor. Claro, perguntei como.. e existem segredos para não serem indigestos e amargos. Primeiro é limpar as sementes e eliminar as partes brancas das costelas internas. Depois o azeite o torna doce e agradável e terceiro, assado na churrasqueira parrila ou no forno a pele sai e o deixa digestivo.

    Vc reproduziu quase assim mas eu eliminaria o verde pois êle é literalmente Verde e imaturo e é colhido muito antes da hora. O amarelo é ótimo assim como o vermelho. São mais adocicados.

    Também me lembro que na minha casa faziam Pimentões Recheados.Sempre os Vermelhões. Eu os odiava mas meu pai tinha " olhos " coloridos para êles. Mais tarde descobri o porque.

    Farei sua versão para amigos um dia desses.

    Bjs,

    Guilherme.

    1. E eu faproveitarei a sua sugestão: deixarei o verde de fora na próxima fornada. :) Gostei das explicações. Ah, e na última vez que fiz coloquei passas brancas que potencializaram o adocicado. Amei.
      Depois que fizer me diga se gostou. :)

  3. Orlando Gonça diz:

    Ola Maria!

    Eu faço um pouco diferente, mas fica tb maravilhoso.Alem dos seus ingredientes, acrecento, beringela,e nozes nao coloco açucar, nem vinagre balsamco, e muito azeite.É uma entrada italiana maravilhosa.Bjs

    1. Adorei a idéia das nozes, Orlando. Na próxima fornada retirarei o verde, seguindo a sugestão do Guilherme, manterei as passas claras que coloquei na última vez e acrescentarei as nozes. Já posso sentir o sabor! Obrigada pela contribuição. :)

  4. Oi Maria,

    Sempre estou por aqui, vendo, copiando e fazendo suas deliciosas receitas. A de hoje me surpreendeu, pois como você, também não me dou muito bem quando com pimentão.

    Vou experimentar e depois falo para você.

    Bj e parabéns pelo excelente blog.

    Lylia

    1. Obrigada, Lylia, pelo comentário e pela assiduidade. ;)
      Experimente e me conte! Tô aqui torcendo para, assim como eu, você mudar radicalmente de idéia. :)
      Beijo!

  5. Olá, recebo seu post, adoro suas sugestões. Acabo de colocar no forno os pimentões, ótima idéia e eu já vou adiantando para os lanches do Carnaval… arrisquei o pimentão verde confiando em você, e acrescentei dentes de alho.

    Um beijo, parabéns pelo blog e obrigada!

    Eloisa, desde o Rio de Janeiro.

    1. Olá, Eloisa! Agora quero saber se gostou! :)
      Beijo pra você, obrigada pelos parabéns e curta por mim essa cidade maravilhosa.

      1. Ficou bom demais, querida, foi uma unanimidade… acompanhou sanduiches – com carne assada fica o máximo – hamburger, etc.

        Beijão.

        1. Que bom que gostou, Eloisa! Por aqui também ando experimentando variações. Mas depois do seu comentário fiquei com vontade de comer sua versão com carne assada. ;)
          Beijão.

  6. Oiê,

    Parece interessante, e até tenho pimentão lá por casa (nas três cores).

    Obrigada pela dica

    1. Tomara que anime e experimente, Renata!
      Beijo!

  7. Eliana Scaramal diz:

    Amei, isso em cima de uma torrada, ou com tiras de frango grelhado enrolado num pão pita, ou simplesmente somado a uma massa é nota mil.

    http://www.feijaonoprato.com

    1. Adorei a versão com frango grelhado e pão pita, Eliana! ;*

  8. eu sei que a parte mais indigesta do pimentão é a pele, por isso tenho uma receita bem simples para poder curtir esses "danadinhos" sem problemas. Lavar bem os pimentões (de qualquer cor, o processo é o mesmo), aqueça o forno em temperatura alta, disponhe-os na grelha e abaixo deles uma assadeira com agua. deixe cozinhar até eles estufarem, virando-os só de vez em quando. desligar o forno e deixar esfriar. retira-los. a pele dos pimentões soltará facilmente. apos retira-la, cortar pelo comprimento, retirar as sementes e fatiar. acomodar em um pote, cubrir com azeite, temperar a gosto (eu prefiro com sal, alho e folhas de manjericão). Buon appetito!

    1. Receita anotada, Sandro! Obrigada por compartilhá-la e pode estar certo que experimentarei. :)

  9. Adriana+Elise diz:

    Maria, que delícia!

  10. As fotos estão muito convincentes, ficaram lindas!Tbm vou conferir a sugestão com abobrinha, que adoro!!

    Bj e bom feriado…

    1. Depois me conte o que achou, Cristina.
      Beijo e obrigada pela visita.

  11. Viva!!!

    EU fiz, e melhor, gostei (mentira, gostamos) ficou muito bom (só coloquei um pouco menos de açúcar)

    Detalhes, quem não gosta, gostou, e o que achei ótimo, não ficou indigesto mesmo com casca.

    Parabéns e obrigado.

    Abraços.

    1. Que bom ler seu comentário, Edison! Fico sempre um pouco preocupada quando sugiro uma versão para as pessoas que não gostam de determinado alimento. rsrs
      Você usou o vermelho também?

  12. Melina diz:

    Maria,

    sempre faço com pimentões vermelhos uma entradinha que faz muito sucesso! Coloco os pimentões fatiados como os seus na panela e rego com um pouco de vinagre branco. Eles cozinham no vinagre perfumando a casa, acrescento alho, cebola bem fininha, pimenta do reino e continua cozinhando até ficar al dente. Neste ponto rego com azeite e pra finalizar um pouquinho de cream cheese. Adoro com torradinhas bem crocantes, de preferência, de pão integral.

    bjbj

    1. Hummm… deve ficar uma delícia, Melina! Quero experimentar.
      Obrigada por compartilhar conosco. :)
      Beijo!

  13. Ethienne diz:

    Adoro teu blog, descobri ele por acaso e agora minhas visitas são diárias por aqui!!

    Fiz essa receita de antepasto para o almoço de dia das mães. O pessoal aqui adora o antepasto de berinjela, daí resolvi fazer o de pimentão tb pra ter um algo mais! E não é que deu certo?! O antepasto de pimentão acabou e o de berinjela ficou!! rsss

    Na minha receita só faltou o vinagre balsâmico, pq no dia eu não tinha. Mas agora já comprei e vou fazer a receita de novo. E esse vinagre que comprei é metido a besta, é vinagre balsâmico com maracujá!.

    Receita provada e aprovada!! Delícia!!

    Assim que fizer com o vinagre, volto a comentar!!

    Grande beijo e parabéns pelo site!!

    1. Uau! Não é todo dia que antepasto de pimentão faz mais sucesso que de berinjela, Ethienne… Adorei a notícia! :)
      E que tal esse balsâmico com maracujá? Nunca nem vi para vender… fiquei curiosa.
      Aguardo suas novidades. Beijo e obrigada pela visita!

  14. Ethienne diz:

    Oi meu bem!!

    Eis que volto pra comentar a receita novamente. Fiz com o tal balsâmico com maracujá. Gostei do sabor do danado, ele é mais leve que o tradicional. É da Castelo, aquela marca de vinagre, comprei no Wal Mart. Pra temperar salada é um luxo!!

    Mas vc sabe como é paladar né?! E aí, que preferi a receita sem o balsâmico!! rsss.

    Achei que a primeira receita sem o balsâmico ficou um sabor mais suave do pimentão.

    Enfim, receitinha delicinha que já entrou pro rol dos antepastos nas festas!!

    Grande beijo!!

    1. Que bom que você voltou pra comentar, Ethienne. :)
      O tal do gosto… cada um tem o seu mesmo, né?! Por sorte.
      Fiz pimentões confitados esses dias; o sabor ficou delicadíssimo e em breve vai virar post. Acho que você vai gostar.
      Quanto ao balsâmico, ficarei atenta no supermercado. E já que estamos falando de luxinhos para temperar salada, minha nova paixão é um óleo de semente de abóbora. Não foi comprado aqui mas, se achar, vale muito pelo sabor e pela linda cor verde escura.
      Beijo!

  15. Mauren diz:

    Fiz sábado e fez muito sucesso com o pessoal!

    Muito fácil e delicioso!

    1. Que boa notícia, Mauren! Quando fizer de novo fotografa e manda pra gente compartilhar no Facebook! É só enviar para suafoto@digamaria.com. E amanhã teremos uma nova e super delicada receita de antepasto com pimentões. :)

  16. […] cada opção de preparo e me surpreendi com uma que vinha bem a calhar: ovos ao forno com pimentões assados. O prato é um clássico mexicano e se chama huevos […]

  17. Helena Correa diz:

    Oi Maria, fiz o antepasto e em casa todos adoraram……parabens mais uma receita testada.

    helena

    1. Bela notícia, Helena! Obrigada por vir me contar. :)

  18. Fiz e ficou delicioso mesmo. Improvisei com os ingredientes que tinha em casa e foi aprovados. E realmente, não tive a tradicional azia pós-pimentão! Amei :) Obrigada por compartilhar

  19. É um prazer, Melina! E você me deu uma bela ideia pro jantar de hoje. ;)

  20. Dulce Elisa diz:

    Parabéns pelo sucesso! Trabalho lindo! Beijão

    1. Muito obrigada, Dulce! ;*

  21. Oi Maria,

    cheguei aqui por conta daquele teu vídeo explicando o croque madame. Muito boa a receita! Quero fazer hoje no jantar! Ia comentar que essa receita dos pimentões é ótima! Eu faço algo parecido mas misturando uma berinjela grande, cortada em tirinhas finas. Fica um antepasto de berinjela pois ela se sobressai no meio de tantos pimentões hehe. Dia desses fui na casa de uma amiga e ela adicionou grão de bico nessa mesma receita de pimentões e berinjelas. Fica uma boa combinação, uma dia!

    Parabéns pelo blog!

    Allan

    1. Hummm… quero experimentar essas versões, Allan. Gostei. :)
      Espero notícias do seu croque; amo aquela receita!
      Beijo e obrigada pelo comentário.

  22. […] Confitados   e Antepasto de Pimentões      Recitas da talentosa Maria, do Diga […]

  23. Receita aprovadíssima!
    Vou repetí-la no almoço de aniversário do maridão!
    Visual e sabor que impressionam!
    Valeu a receita!
    Bjs
    Eliane

    1. Que bom que gostou, Eliane!
      Beijo e um lindo aniversário para o maridão. :)

  24. Massao diz:

    Olá Maria, obrigado pela dica!
    Perguntinha, fica ruim se substituir a cebola roxa pela comum??? fica estranho??

  25. Gilberto diz:

    Comi em uma colonia de ferias e adorei portanto vou fazer e acredito que sairá bom tambem ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.