Apesar das receitas com pato serem pouco populares por aqui, eu sigo firme e forte diversificando os preparos para trazer novidades para vocês. O pato caipira que originou esta receita prestou-se também a um belo caldo – que se desdobrou em risotos e sopas – e a um patê de fígado que em breve servirá de aperitivo por aqui.
Procurava uma receita diferente quando encontrei o pato com marmelo (receita em inglês). O fato de não ter em casa marmelo – e de sequer ter comido algum dia – não me intimidou. Li todos os ingredientes e passo-a-passo e decidi que adaptaria uma coisa aqui outra ali e que o marmelo viraria maçã. Sobre a receita original nada posso dizer já que do marmelo nem o gosto sei, mas este pato com purê de maçã… Ficou divino!
Para acompanhar servi legumes assados na gordura de pato e uma salada de folhas. Tudo absolutamente saboroso e leve.
Ingredientes para duas pessoas
2 coxas com sobrecoxas e 2 asas
1 colher de chá de coentro em grãos (semente de coentro)
¼ de colher de chá de canela ralada (em pó)
2 dentes de alho
½ colher de chá de alecrim desfolhado
½ colher de chá de tomilho desfolhado
raspas da casca de um limão
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de sopa de azeite
2 maçãs médias
açúcar
Modo de fazer
Comece pelo purê de maçã. Coloque numa panela as maçãs descascadas e picadas, umas gotinhas de limão e água, apenas o suficiente para cobrir. Leve ao fogo até que as maçãs estejam muito macias e água já quase secado. Faça um purê amassando bem com um garfo ou use um mixer. Se precisar, mantenha um pouco mais no fogo para evaporar mais a água. Reserve.
Separe as raspas da casca do limão e o açúcar. Junte todos os outros temperos, sal e azeite num pilão, processador ou mixer e triture.
Faça cortes transversais na pele das coxas e sobrecoxas, com cuidado para não atingir a carne. Esfregue a mistura de temperos nas partes do pato, coloque numa sacola plástica ou recipiente com tampa e leve à geladeira por 2 horas.
Em fogo baixo, aqueça uma panela de fundo grosso e coloque os pedaços de pato com a pele virada para baixo. Enquanto isso aqueça um pouco de água.
Aguarde a pele ficar bem dourada, vire os pedaços de pato e coloque água fervente cobrindo as partes pela metade. Tampe a panela e cozinhe até a carne ficar bem macia. Sempre que necessário, acrescente um pouco mais de água fervente. Aqui levou aproximadamente uma hora e meia. Quando a carne estiver no ponto, retire o pato e mantenha-o em um local aquecido.
Destampe a panela e aguarde o molho que se formou reduzir. Junte 10 colheres de sopa do purê de maçã e incorpore. Experimente e, se necessário, acerte o sal e acrescente um pouco de açúcar. Misture as raspas de limão e sirva sobre o pato ou à parte.
O remédio revolucionou o sexo quando lançado, em 1998 pela Pfuzer, fica difícil saber qual Viagra escolher.
Oi Maria!!
Cada vez mais e mais!!!!! Tá uma delícia o blog,adoro receber a newsletter,PARABÉNS!!!!
Bjos,
Marília
Obrigada, Marília!! ;*
Oi Maria querida, estou um pouco atrasada com as visitas, mas aproveitei e vi tudo.Esse sorvete está uma loucura e esse pato ficou apetitoso.Adoraria provar.Beijos e tudo de bom.
Nem me fale em estar atrasada com visitas, Vanderleia… rsrs Eu ando muito em falta com blogs que tanto gosto e tão pouco tenho conseguido visitar. Portanto, não se preocupe com isso; você é bem-vinda a qualquer tempo. :)
Amo pato, mas nunca me arrisquei a preparar em casa. Primeiro porque não é muito fácil de achar. Segundo porque tinha medo de errar! Você me incentivou a testar! =)
Oba!! Adoro fazer parte dessas decisões! :D Aguardo notícias do seu pato, Juliana!
Oi maria,esse pato me parece maravilhoso!!!!!bjs
Oi maria, nunca preparei pato ,mas essa receita esta me encorajando,pretendo fazer, depois te conto se consegui!!!!!bjs
bom dia maria
primeiro gostaria de dizer que seu blog esta de parabéns
depois gostaria perguntar sobre um produto novo no mercado
o pato celebre da villa germania que esta me parecendo uma boa opção para o natal uma vez que me parece uma boa opção para sairmos da rotina do peru e do chester, quero saber se você já experimentou se gostou e qual a sua avaliação do produto
Obrigada, Denis!
Sinto não poder lhe dar qualquer informação sobre esse pato da Germânia (qual a diferença desse lançamento?) pois já há um bom tempo que não compro pato em supermercado; compro sempre caipira na feira. ;)
Quanto a ser uma ótima opção para subestituir o peru, você leu meus pensamentos. Estou com um descongelando na geladeira exatamente para preparar como sugestão para o Natal. Na minha opinião, não dá pra comparar o sabor de um peru – que acho muito sem graça – com o de um pato.
Olá!
Faço sempre o pato da Germania. Principalmente o peito. É caro, porem vale a pena. normalmente faço no minimo uma vez ao mes. Delicioso, seja com laranjas, com peras e maçãs, com molho de alecrim e batatas.
essa receita fica muito boa!!!!!!
Você fez, Marcia?
[…] último pato que comprei rendeu três receitas distintas: coxas com molho de maçã, peito com risoto de laranja e este saboroso patê. Vocês podem substituir por fígado de frango, […]