Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon

As mídias digitais estão em alta e há quem afirme que as impressas têm seus dias contados. Prefiro não opinar, mas uma coisa eu lhes asseguro: para quem nasceu blog, é sempre um grande prestígio estar em páginas de papel. risoto

risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon revista prazeres da mesa

Ao ser convidada para participar da comemoração dos 10 anos da Revista Prazeres da Mesa, minha maior dificuldade foi conceber a receita. Eu queria que ela contivesse a principal característica do DigaMaria – praticidade com um toque de sofisticação – e que também agradasse ao paladar requintado dos leitores da Revista. Soltei a imaginação me perguntando como seria preparar um jantar para esse aniversário.

risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon revista prazeres da mesa

Como moro no litoral, decidi que a proteína viria do mar. Em seguida desejei que uma fruta doce compusesse o prato. Adoro contrastes! Já que teríamos essa contraposição, acentuei a percepção do salgado envolvendo camarões com bacon e dei abundância à porção com fruta: um risoto de manga! Para aprofundar o tempero, escolhi o curry, que casa tão bem com a manga, não só em cor mas também em sabor.E para assegurar que a receita seja realmente prática, mudei o modo de fazer o risoto: nada de colocar caldo aos poucos e mexer sem parar. Esse risoto é feito como um arroz comum, com todo o liquido colocado de uma só vez. E se alguém ficar em dúvida quanto ao resultado… bom, acho que basta olhar as fotos. ;)

Parabéns e vida longa à Prazeres da Mesa!

risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon revista prazeres da mesa

Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon

Rendimento
4 porções

Ingredientes para o risoto de manga
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de manga madura picada em cubinhos
2 xícaras de água
1 xícara de caldo de galinha
½ xícara de vinho branco seco
1 colher de chá de curry em pó
1/3 de xícara de cebola picada em cubinhos
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de leite de coco
1 colher de sopa de suco de limão
¾ de colher de chá de sal

Ingredientes para o camarão
16 camarões médios ou 12 grandes, limpos, sem casca e sem cabeça, preservando apenas o rabinho
cerca de 10 fatias finas de bacon
3 colheres de chá de suco de limão
25 grãos de pimenta-da-Jamaica esmagados ou triturados
Para decorar
raspas da casca de 2 limões e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de fazer
Tempere os camarões com o suco de limão e a pimenta-da-Jamaica e deixe-os na geladeira enquanto prepara o risoto.

Faça um suco com a polpa da manga e as duas xícaras de água. Coe, misture com o caldo de galinha, o sal e o curry e leve ao fogo.  Enquanto aguarda levantar fervura, comece a preparar o arroz.

Leve outra panela ao fogo médio. Aqueça metade da manteiga e quando começar a espumar, refogue a cebola até que fique translúcida. Junte o arroz arbóreo e mexa até que ele esteja brilhante e envolto pela manteiga. Acrescente o vinho branco e mexa até ser totalmente absorvido. Nesse ponto entra o caldo fervente, todo de uma vez. Mexa para misturá-lo bem com o arroz e tampe a panela (se você estiver usando uma com excelente vedação, como uma Le Creuset, por exemplo, deixe uma frestinha destampada). Mantenha em fogo médio – mais para alto que para baixo – e mexa de vez em quando apenas para o arroz não grudar no fundo. Em cerca de 15 minutos o arroz estará cremoso e al dente.

Para montar os camarões, corte ao meio as fatias de bacon no sentido do comprimento. Enrole a metade com mais gordura em um camarão, começando pela parte mais fina seguindo em direção à cabeça. Adeque as fatias ao tamanho dos camarões, cortando a borda quando necessário. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo. Frite até dourar o bacon, vire os camarões e aguarde o outro lado dourar. Deixe o mínimo de tempo possível para não cozinhar demais o camarão. Retire os camarões e coloque-os sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura. Não é necessário acrescentar sal pois o bacon fornecerá o necessário.

Verifique o ponto do arroz. Se já estiver bom, misture o restante da manteiga, o leite de coco e o suco de limão. Prove e, se necessário, acerte o sal e o tempero conforme seu paladar.

Monte os pratos colocando uma porção de risoto e os camarões sobre ele. Salpique as raspas da casca de limão e a pimenta-do-reino nas bordas do prato e sirva quente.

Vocês encontrarão outras receitas deliciosas dessa edição da Prazeres da Mesa nos blogs:
Dadivosa
Pimenta no Reino
Sem Medida

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

14 comentários

  1. […] de Coc Au Vin, do Pimenta no Reino Arroz, calsdoso de Gim com Pepino Grelhado, da Dadivosa Diga Maria Mixirica […]

  2. […] – Costelinha Braseada, com Angu de Milho Verde e Chips de Jiló e Molho de Pequi, do Sem Medida – Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon, do Diga […]

  3. Uau, que pratinho mais requintado.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edica

    1. Requintado e ao mesmo tempo simples, né, Susana?! Do jeito que eu gosto!

  4. vitoria diz:

    Essa dica de colocar toda a agua, tampar a panela, achei genial. Toda vez que faço risoto fico lá colocando concha por concha é um tormento isso. Vou experimentar deste modo que vc falou.
    Adorei o blog, parabéns
    Voltarei sempre
    Vitoria

    1. Bem vinda, Vitoria!
      Não ter que mexer o risoto parece um sonho! rs Ainda tenho que testar com caldos menos encorpados, mas logo providenciarei isso.
      Beijo!

  5. Lígia diz:

    maria, fiz esse prato hoje e posso dizer que ficou incrível!!! a manga ficou muito mais sutil do que eu imaginava, então a cada garfada o prato ia revelando outras camadas de sabor. maravilhoso!
    um dos pratos mais surpreendentes que eu fiz recentemente.
    muito obrigada pela receita! beijão

    1. Ai, que alegria, Lígia! Eu fiquei muito feliz com o resultado, mas saber que outras pessoas provaram e acharam incrível é maravilhoso. Aí sim faz sentido. ;)
      Beijão!

  6. Nikita diz:

    Olá Maria vou fazer essa receita q parece maravilhosa porém um dos meus convidados detesta bacon (como assim rsrs) e gostaria de uma sugestão sua para preparar o camarão sem o bacon bjs e obrigada

  7. Nikita diz:

    Maria o jantar ja foi acabei fazendo o camarão empanado com castanha de caju e ficou ótimo, e esse risoto foi demais que receita! Obrigada!

    1. Nikita, sinto não ter respondido em tempo, mas seu talento providenciou uma substituição que certamente ficou divina. Fico muito feliz que tenha gostado do risoto e sugiro, quando tiver oportunidade, experimentá-lo com esse camarão ou com essa outra receita aqui: http://bit.ly/RwI0cU; eles se completam!
      Beijo!

  8. Querida, fiz e ficou uma delícia! Mas eu não pus o bacon, e esqueci de por o leite de coco! Rsrsrs. Coloquei Rúcula, ficou com um gosto fresquinho, e o camarão fritei com cebola… MUITO bom, obrigada! Voltarei sempre. Beijos!

    1. Agora falta conseguirmos cozinhar juntas, ao vivo e em cores! E ó, na próxima, não esquece o leite de coco. Ele faz diferença.
      Beijão. E obrigada pelo prestígio. ;)

  9. […] Diga Maria: Risoto de Manga e Curry com Camarão Envolto em Bacon […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.