Rosbife + Arroz à piemontese gratinado + Pudim de pão com balas Butter Toffees

Rosbife com arroz à piemontese gratinado + pudim de pão com balas Butter Toffees

Como prometi no post anterior, aqui estão as receitas que executamos e almoçamos no workshop da Whirlpool. Todas as receitas deste post são fáceis e tenho certeza que as instruções escritas serão mais que suficientes para abrir os apetites e guiá-los pela cozinha até uma refeição farta e deliciosa. Mas para aqueles que curtem um passo a passo em vídeo, a receita de rosbife com creme de champignon pode ser assistida aqui. Bom proveito!

Entrada: salada de folhas com tomate cereja, bacon crocante, crouton e aioli balsâmico.

Principal: rosbife de filé mignon com arroz à piemontese gratinado, ou, com creme de champignon.

Acompanhamentos: aspargos com presunto cru e/ou mini cenouras assadas com alecrim.

Sobremesa: pudim de pão e caramelo feito com balas Butter Toffes. Fácil e surpreendente.

Rosbife com arroz à piemontese gratinado + pudim de pão com balas Butter Toffees

Aioli balsâmico

Ingredientes
maionese Deleite (ou outra suave de sua preferência)
vinagre balsâmico
geleia de capim-cidreira (ou mel)
pimenta-do-reino moída na hora
sal

Modo de fazer o aioli balsâmico
Num bowl ou numa vasilha, disponha a quantidade de maionese que pretende servir. Tempere com pitadas dos demais ingredientes, experimentando até alcançar uma proporção que lhe agrade.

Mantenha a maionese refrigerada e retire-a da geladeira alguns minutos antes de servir para que não esteja gelada quando colocada no prato.

Salada

Ingredientes
folhas variadas e rasgadas à mão, alternando texturas e sabores neutros e amargos
tomates cereja maduros e partidos ao meio
bacon em fatias
croutons
aioli balsâmico (receita acima)
flor de sal a gosto

Modo de fazer a salada
Forre uma assadeira de bordas baixas (tipo de pizza) com papel manteiga. Disponha as fatias de bacon uma ao lado da outra e leve ao forno médio. Quando estiverem douradas e crocantes, retire a assadeira do forno, posicione o papel manteiga com o bacon sobre uma grade (pode ser a do fogão) e deixe esfriar. Depois de frio, quebre com as mãos o bacon em pedacinhos.

Os croutons podem ser comprados prontos ou feitos em casa. Se quiserem preparar, aqui tem uma receita que pode ser feita no forno ou na frigideira.

Para montar a salada, coloque o mix de folhas e os tomates cereja no prato, disponha por cima um pouco do aioli e, por fim, salpique os croutons, o bacon crocante e a flor de sal. Sirva com mais aioli à parte.

Rosbife de panela

Ingredientes (serve 4 pessoas)
1 Kg de filé mignon
70 gramas de manteiga
pimenta-do-reino moída na hora
um fio de óleo
sal a gosto

Modo de fazer o rosbife
Peça para o açougueiro limpar bem a peça de filé mignon.

Em casa, tempere toda a peça de carne com pimenta-do-reino moída na hora. Reserve.

Leve ao fogo médio uma panela grande com fundo grosso e bordas altas. Coloque um fio de óleo e uma colher de sopa de manteiga. Assim que a manteiga começar a espumar, acrescente o filé mignon. Sem mexer, aguarde dourar a parte de baixo. Vire a peça e repita o processo até toda a superfície da carne ficar dourada.

Salpique sal refinado por cima da carne, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela destampada. Sempre que necessário, acrescente um pouco mais de manteiga e vire a carne para cozinhar por igual. O cozimento levará, aproximadamente, de 25 à 40 minutos, dependendo do tamanho da peça de carne e do ponto desejado. O tradicional é comer o rosbife com o miolo bem vermelho e a superfície dourada.

Quando estiver pronto, desligue o fogo e envolva o rosbife em papel laminado. Deixe descansar assim por cerca de 10 a 15 minutos antes de fatiá-lo para servir. Isso fará com que ele se mantenha bem úmido e suculento.

Creme de champignon

Ingredientes (serve 4 pessoas)
300 gramas de champignon (200 g drenado)
100 ml de conhaque
2 latas de creme de leite sem soro
30 gramas de manteiga
pimenta-do-reino moída na hora
sal a gosto

Modo de fazer o creme de champignon
Aqui aproveitaremos tudo que restou no fundo da panela que cozinhou o rosbife. Leve a panela novamente ao fogo médio, aguarde aquecer e coloque um pouco mais de manteiga. Junte os cogumelos inteiros e envolva-os bem com a manteiga.

Coloque de uma vez o conhaque e, com cuidado, flambe. Quando a chama de dentro da panela apagar, acrescente o creme de leite sem soro e desligue o fogo. Acerte o tempero com sal e pimenta a gosto e sirva em seguida.

Arroz à piemontese

Ingredientes (serve 4 pessoas)
1 xícara de arroz branco lavado e escorrido
1 cebola picada pequena
100 gramas de manteiga
320 gramas de champignon fatiado (200 g drenado)
500 gramas de creme de leite fresco
60 gramas de queijo muçarela ralado
60 gramas de queijo parmesão ralado
80 ml de rum ou conhaque
1 xícara de vinho branco seco fervente
1 xícara de água fervente
noz-moscada
sal a gosto

Modo de fazer o arroz à piemontese
O arroz é preparado como de costume. A única alteração é que usaremos o vinho branco para substituir parte da água fervente. Refogue metade da cebola picada em um pouco de manteiga e óleo, acrescente o arroz lavado e escorrido e mexa até que esteja soltinho e brilhante. Acrescente sal, a água e o vinho fervendo, abaixe o fogo e tampe a panela. Quando o liquido secar, desligue.

Preaqueça o grill do forno, ou, o forno sem grill em temperatura alta.

Noutra panela, coloque o restante da manteiga e da cebola e refogue até que ela fique transparente; junte o champignon e misture um pouco mais. Coloque o rum e, com cuidado, flambe. Quando a chama dentro da panela apagar, insira o creme de leite e o queijo muçarela. Mexa e quando estiver quase fervendo, desligue. Próximo da hora de servir, aqueça novamente, misture o arroz, acrescente 3/4 do queijo parmesão e a noz-moscada. Experimente, acerte o sal se necessário, e está pronto.

Transfira o arroz para uma travessa refratária, cubra com o restante do parmesão e leve ao forno quente por poucos minutos, apenas para o queijo dourar. Sirva em seguida.

Aspargos envoltos em presunto cru

Ingredientes
aspargos frescos
presunto cru em fatias finas
pimenta-do-reino
azeite
uma pitada de sal

Modo de fazer os aspargos
Preaqueça o forno em temperatura alta.

Retire a base do talo dos aspargos (aquela parte mais durinha) e reserve-a para outros preparos como, por exemplo, um caldo.

Coloque os aspargos numa assadeira com bordas baixas, regue com um pouco de azeite e salpique sal e pimenta a gosto. Envolva bem os aspargos nessa mistura e, em seguida, envolva cada um deles com um pedaço de fatia de presunto cru. Disponha um ao lado do outro, sem encostá-los, e leve ao forno preaquecido. Em menos de 10 minutos o presunto já terá dourado e os aspargos estarão cozidos al dente. Retire do forno e sirva em seguida.

Mini cenouras assadas com alecrim

Ingredientes
mini cenouras com ou sem casca
alecrim fresco
pimenta-do-reino
azeite
uma pitada de sal

Modo de fazer as cenouras com alecrim
Preaqueça o forno em temperatura alta.

Coloque as cenouras numa assadeira com bordas baixas, regue com um pouco de azeite e salpique sal e pimenta a gosto. Rasgue e jogue por cima algumas folhas de alecrim –por se tratar de um tempero forte, devemos usar com cautela para seu sabor não se sobrepor ao da cenoura– e leve ao forno preaquecido. Agite o tabuleiro de vez em quando e retire quando as cenouras estiverem douradinhas e cozidas al dente. Sirva em seguida.

Pudim de pão e caramelo

Ingredientes (serve 4 gulosos)
4 pães de sal
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara de leite integral
2 ovos ligeiramente batidos
1 pacote de balas Butter Toffees de leite
5 balas Butter Toffees de trufa de chocolate
manteiga para untar o refratário
para decorar (opcional)
açúcar de confeiteiro

Modo de fazer o pudim de pão e caramelo
Preaqueça o forno a 180°C.

Pique as balas em 4 pedaços cada e reserve.

Pique os pães em cubos médios e acomode-os em um refratário untado com manteiga.

Leve ao fogo baixo uma panela de fundo grosso contendo o leite e as balas de leite picadas. Mexa até obter uma mistura homogênea, com as balas derretidas e dissolvidas. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem até incorporar.

Despeje essa mistura sobre os ovos ligeiramente batidos, mexendo sem parar com um fouet. Acrescente o açúcar, misture um pouco mais e despeje sobre os pães no refratário. Salpique por cima os pedaços das balas de trufaa e deixe descansar por 10 minutos.

Rosbife com arroz à piemontese gratinado + pudim de pão com balas Butter Toffees

Asse em forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que a base esteja firme e a superfície dourada. Deixe amornar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva em seguida.

Dica
Chantili caseiro ou sorvete de creme acompanham muito bem essa sobremesa.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

16 comentários

  1. Minha nossa, que cardápio é esse Maria… deu água na boca!!!

    Já tinha lido o post anterior e fiquei de olho no seu menu.

    Outra coisa… que evento legal aquele… um workshop maravilhoso que gostaria muito de ter participado.

    Esse cardápio já entrou para minha listinha…rs!

    Bjuss!!!

    1. Amei saber que você gostou, Rachel, e por favor me conte tudo se fizer na sua cozinha. O workshop foi muito bacana, mas era fechado para funcionários Whirlpool; por isso nem divulguei antes. Mas torço para um dia cozinharemos juntas. :)
      Beijo!

  2. Giovana diz:

    Foi ótimo!

    Só faltou a receita daquele chá com suco de uva branca.

    Obrigada!

    1. Oi, Giovana!
      As bebidas foram feitas sem medidas, mas a receita é simples: fizemos uma chá forte de hibisco e rosas (de saquinho, comprado em supermercado) e o misturamos depois de frio com suco de uva branca (suco natural, vendido pronto em garrafa de vidro) e um pouco de água gaseificada. E só. ;)

  3. mulhervitrola diz:

    Oi Maria, tudo bem? Conheci teu blog através de indicação da Angelica e amei! E adorei saber que você é de Ubatuba também :D

    Vou passar a acompanhá-la por aqui e nas redes. E sobre o post: eu amo arroz à piemontese, mas todo vez que falo alguém faz uma expressão de como eu estivesse dito alguma maluquice, rs.

    Um beijo,
    Re.

    1. Oi, Rê! Que legal que você já apareceu por aqui. Já vi que a Angélica é ágil. :)
      Fiquei feliz em conhecê-la enquanto comprava cereais e ela ainda me surpreendeu com a notícia de que havia outra blogueira na cidade. Adorei! Quando forem sentar para um café ou uma cerveja, me avisem e terei o maior prazer em encontra-las para bater papo e trocar receitas.
      Beijo!!

  4. Maria, como te disse no workshop: Você ganhou um fã! Simpatia e qualidade na execução dos pratos me fizeram amar a experiência, obrigado por tudo!!

    Rogerio Olanda

    1. E eu ganhei o dia com tanta delicadeza e simpatia, Rogério. :) Também amei a experiência de cozinhar com e para vocês.
      Grande beijo e bem vindo ao DigaMaria!

  5. Regina Pancera diz:

    Que cardapio maravilhoso,Maria!!!!Meu próximo domingo de festa vou segui -lo por completo,depois te conto como foi.Abraço

    1. Oba!! Desejo sucesso no próximo domingo de festa e aguardo seus comentários. :D

  6. Oi, Maria!!

    Adoro suas receitas,nesta receita
    posso trocar o champignom por outro ingrediente

    1. Hummm… Você não gosta de champignon, Marcia? Eu tenho que pensar num ingrediente para substituí-lo nessa receita; nunca me ocorrei isso. ahaha

  7. Claudia diz:

    Nossa… amei esse cardápio. Ainda mais q estou fazendo uma dieta sem iodo para um tratamento… nossa, senti até o cheiro daqui. Maria, posta receitas sem iodo, sal s/ iodo, sem ovos, laticínios, sem leite e derivados, apenas manteiga sem sal… difícill!

    1. Ai que difícil, Claudia! De imediato, lembro desse bolo de cacau com tâmaras, nozes e laranja: http://bit.ly/1ib7Ug5. O bolo de mel foi também adaptado por uma leitora que deixou boas dicas nos comentários: http://bit.ly/sorvetededocedeleite. ;)
      Boa sorte e muita força de vontade no tratamento!

  8. Natália diz:

    Maria,
    Sou Natália, filha de Ignêz Pimenta e por muitos anos fomos vizinhas no Sagitários! Há algum tempo mamãe te achou na internet e virou fã de suas receitas e dicas. Eu me casei no final do ano passado e me mudei para o meu apartamento semana passada e como inauguração busquei inspiração aqui, na receita de rosbife e arroz à piemontese (prato que meu marido adora!). Sua receita é maravilhosa. Nunca fiz um arroz a piemontese tão gostoso!! E o rosbife fiz pela primeira vez na vida e deu super certo!! Todos sairam lá de casa elogiando e eu não pude deixar de render meus elogios às suas receitas e dicas!!! Obrigada !!! :)

    1. Que alegria, Natália! Eu também comecei a cozinhar com frequência quando casei; espero que o que aprendi de lá para cá inspire esse seu momento tão bonito e rico. Muitas felicidades e bem-vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.