As estantes de casa já não comportam mais livros de gastronomia e, na internet, a toda hora encontro novos blogs e sites inspiradores. Muitas receitas do DigaMaria derivam de conteúdos escritos pelas avós ou por pessoas do outro lado do mundo, que só conheço por um retrato virtual. Mas dentre tanto conteúdo – e isso vale para gastronomia ou qualquer outro assunto –, há sempre aquelas fontes certeiras, nas quais sei que encontrarei algo preciso e alinhado com meu gosto.
Para receitas saborosas e com jeitão caseiro, sempre recorro ao Jamie Oliver, consulto o Sem Medida, da Larissa Januário, e o Cozinha da Matilde, da Letícia Massula, cozinheira de mão cheia, que me ensinou esta receita de arroz com costelinha e banana.
Além da combinação que dispensa detalhes ou fotos para me conquistar, receitas que são pratos únicos sempre me seduzem. Menos trabalho na execução e menos louça para lavar; isso soa sedutor para qualquer um. É ou não é?!
Fiz apenas duas interferências na receita original: troquei a banana-da-terra frita por grelhada, e acrescentei um pouco de cerveja no lugar da água. A primeira modificação eu não sei, mas a segunda, aposto que a Let vai aprovar. ;)
Arroz com costelinha e banana
Rendimento
De 4 a 6 porções, dependendo da fome do freguês
Ingredientes
1 kg de costelinha de porco
3 xícaras de arroz lavado e escorrido
3 xícaras de cerveja (pilsen)
2 cebolas médias picadinhas
5 dentes de alho picados e mais 6 dentes inteiros, com casca e tudo
3 colheres (sopa) de óleo
talos de salsinha finamente laminados
salsinha picadinha para finalizar
3 pimentas bode em conserva, ou uma dedo-de-moça picadinha sem as sementes
3 bananas da terra grandes, fatiadas e grelhadas com um pouquinho de manteiga
Modo de fazer
Leve ao fogo uma panela grande e aqueça o óleo.
Refogue metade da cebola com uma pitada de sal até ficar translúcida. Em seguida, acrescente metade do alho picado, as pimentas e os talos de salsinha. Refogue tudo um pouquinho mais e junte as costelinhas de porco. Vamos dourá-las sem pressa.
Aguarde todos os lados ficarem dourados e uma crosta formar-se no fundo da panela. Nesse ponto, adicione uma xícara de cerveja, mexendo para soltar toda a cor e o sabor do fundo da panela.
Aguarde o líquido secar, e então repita o processo com as outras duas xícaras de cerveja, até a costelinha terminar de cozinhar.
Junte agora o restante da cebola, misturando bem para dourá-la. A seguir, entra o alho picado reservado e os dentes inteiros com casca (que ficarão cremosos e doces).
Acrescente o arroz, mexendo para envolvê-lo com a cor e o sabor que já estão na panela. Cubra tudo com água fria (basta um dedo acima do conteúdo), misture bem e ajuste o sal. Deixe ferver em fogo alto.
Quando o líquido secar e aparecerem os furinhos formados pelo calor, tampe a panela e abaixe o fogo para o mínimo.
Assim que o arroz estiver cozido (cerca de 15 a 20 minutos depois) salpique a salsinha por cima, tampe a panela e deixe descansar por cerca de 5 minutos antes de servir.
Disponha uma camada de bananas grelhadas por cima e bom apetite!
Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.
Na finalização do prato, separa-se os ossos da carne?
Eu não separo, Sônia, até porque, adoro comer a costelinha com a mão. ;)
Olá
Parabens me deu agua na boca, rsrsrs !! Quando adicionar o arroz cru devo tirar as costelinha ou deixo junto para cozinhar com o arroz ?
Paula
Deixa cozinhar junto, Paula, assim as costelinhas ficarão bem macias e os sabores bem misturados. Se fizer, volta pra contar o que achou, tá?! ;)
Espetacular!!!
Hummmmm….
que delícia!!
Amei a receita.Que delicia.Com certeza vou fazer.
Parece delicioso!!! Saudades dos seus videos Maria.
É incrível com a comida aproxima as pessoas, é encantador… assim como seu blog!! Parabéns! Juro que minha barriga começou a roncar!!! :)
Eu fiz , delícia!!!!!
Uau!!
Eu já fiz e amei! Hoje vou preparar de novo para minha avó experimentar e pra familia toda!!!
Êêê!! Posta foto lá na fanpage para gente ver. :D