Esta receita veio do livro Minha Doce Vida, de Helio Fenerich, que traz na capa uma declaração da Nigella Lawson: “O melhor cozinheiro que eu conheço.”. Não pude ignorar a declaração dela e rapidamente dediquei um tempinho para folhear o livro.
Estava em busca de uma receita de sobremesa bem simples para fazer em família, durante a recuperação pós-cirúrgica da minha mãe (minha família é festeira até nessas ocasiões hehe). O pudim de chocolate com calda de chocolate me pareceu perfeito, tanto pelos ingredientes simples quanto pela execução rápida e descomplicada. Fotografei a receita e embarquei para São Paulo, onde mãe e irmãs já estavam hospedadas no apartamento alugado via AirBnb (vale conhecer esse site de hospedagem para temporadas).
Lá chegando, me deparei com uma questão: no apê não havia ramequins e tampouco eu pensará em levá-los ou comprá-los só para isso. Decidi usar uma marmita de alumínio que estava dando sopa, ciente de que o exultado da receita de pudim sofreria algumas modificações. Só não sabia que essas modificações resultariam em um novo batismo: o então chamado pudim de chocolate transformou-se em Grand Gâteau, um bolo cremoso nas bordas com uma calda deliciosa no centro.
Eu, que adoro combinar biscoito com chocolate, testei quebrar biscoito maltado sobre o Grand Gâteau. O contraste crocante ficou ótimo, mas, como diz a irmã caçula no vídeo, não era necessário (exceto para vir à tona a boa e velha polêmica sobre biscoito versus bolacha). A idéia era guardar um pouco para a irmã do meio que não jantou conosco, mas adivinhem… ;)
Grand Gâteau ou Pudim de Chocolate com molho de chocolate
Rendimento
serve 6 pessoas normais ou 4 pessoas formigas, como nós que comemos
Ingredientes
150g de farinha de trigo enriquecida com fermento (usei farinha normal e fermento à parte; acho que 1 colher de chá cheia)
25g de cacau em pó
165g de açúcar
125ml de leite
1 ovo
60g de manteiga derretida e fria
para o molho
35g de cacau em pó
110g de açúcar mascavo
450ml de água fervente
Modo de fazer
Preaqueça o forno em 180*C.
Peneire a farinha e o cacau em uma tigela, adicione o açúcar e mexa.
Em outro recipiente, junte o leite, o ovo e a manteiga derretida, e bata com um garfo. Adicione essa mistura aos ingredientes secos e misture bem até obter uma massa homogênea. Dívida a massa entre 6 xícaras ou ramequins, ou a um recipiente com cerca de 15cm de diâmetro como fiz, e reserve.
Modo de fazer o molho e finalizar
Peneire o cacau em uma tigela. Adicione o açúcar mascavo e a água fervente mexendo bem. Dívida esse molho entre as 6 xícaras ou ramequins ou refratário maior já com a mistura de chocolate e leve ao forno preaquecido por 30 a 40 minutos ou até firmar as bordas até quase o centro. Retire do forno e sirva morno.
Com tantas opções no mercado, que já foi motivo para muitas polêmicas – principalmente devido à casos de infarto envolvendo o uso .
Oi Maria!
Não achei a quantidade de ovos que vai na receita.
Beijos
Ahhh, Helena linda ultra atenta… <3 Era apenas um ovinho, tão pouquinho que até esqueci. hehe
Tá lá agora.
Beijo e obrigada!!
vou fazer em 3, 2, 1….
muitos beijos e abraços
Isso é um atentado ao pudor!
Bom dia,
Gosto da licença poética dos teus textos.
Uso pouco as tuas receitas.
Resolvi usar a de hoje, só que não há o botão de imprimir no blog.
Acho que essa é uma funcionalidade necessária.
Atenciosamente,
Francisco Barcelos
Olá, Francisco. Que alegria saber que decidiu experimentar uma receita do DigaMaria. :)
Na barra lateral esquerda, onde ficam os links para redes sociais, há um com o símbolo “+”. Clicando nele você verá diversas funcionalidades, dentre elas, a opção de imprimir. ;)
Me conta depois se deu certo?
Beijo.
Boa tarde,
Me expressei mal e causei confusão.
O que quis dizer é que houvesse uma funcionalidade semelhante à existente no Google Maps, “imprimir sem imagens”.
Imprimi para meu livro de receitas e farei no final de semana.
Atenciosamente,
Francisco Barcelos
Entendi. :)
Bom dia,
Fiz a receita e ficou bom demais
Ô noticia boa!