Receita de família: empadinha de queijo

6 de janeiro de 2012 31 Comentários por Maria

empadinha de queijo

Para mim, minhas irmãs e amigas, essa empadinha de queijo sempre foi a empadinha. Minha vó Regina costumava fazê-la para acompanhar o rosbife com champignon e eu adorava deixar para comer por último os farelos de massa misturados ao creme, guardando para o final o que havia de mais especial.

Na casa da minha mãe ficaram famosas entre as amigas nos inúmeros e inesquecíveis lanches de final de semana, sempre engrandecidos pelo bolo do diabo, por muita fartura e guloseimas. É mais uma dessas comidas que me reservo o direito de não fazer com frequência em casa, mas me esbaldar quando visito minha mãe.

empadinha de queijo

Por isso aproveitei o início do ano na casa dela e comi muita empadinha de queijo. E tive que correr enquanto eram desenformadas para fotografá-las e trazer a receita para vocês usufruírem também.

empadinha de queijo

Bom final de semana a todos e boas férias pra quem as está curtindo.

Ingredientes para, em média, 20 empadinhas
para a massa
200 gramas de farinha de trigo
3 colheres de sopa cheias de manteiga
3 colheres de sopa de óleo (ou 3 de azeite)
3 gemas
uma pitada de sal
para o recheio
6 ovos
1⁄2 xícara de leite
200 gramas de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal

Modo de fazer
Misture com os dedos os ingredientes da massa até virar uma farofa úmida. Acrescente um pouco mais de manteiga, se necessário.
Unte as forminhas com manteiga e distribua a massa em cada uma apertando com os dedos até cobrí-las de maneira uniforme. Reserve.

Pré-aqueça o forno em temperatura alta.

Para o recheio, misture com um garfo os 6 ovos, acrescente o queijo ralado e o leite. Incorpore-os na mistura, acerte o sal e recheie as empadinhas. Reduza a temperatura do forno para baixo/médio e leve-as para assar num tabuleiro.
Retire-as quando começarem a dourar. Para desenformar, aguarde esfriar até que seja possível manusear as forminhas.

Dica: caso queira adiantar o preparo das empadinhas, faça a massa na véspera e a distribua nas forminhas. Guarde na geladeira coberta com um pano úmido para não ressecar.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.