Sorvete de manteiga de amendoim – indescritível de tão bom

Sorvete de manteiga de amendoim - indescritível de tão bom

Essa perdição – digo, esse sorvete – se deve à presença de um pote de manteiga de amendoim em minha geladeira. Não fui eu quem o comprou e o colocou lá, mas a questão é que lá ele estava e permaneceu quase intocado por algumas semanas, pois eu não dou a menor bola para manteiga de amendoim por si só. Mas, por amar derivados do amendoim, como, por exemplo paçoca, tinha a certeza de que aquele pote – gigante, diga-se de passagem – poderia render algo muito bom. O que eu não imaginava é que ele renderia algo que eu pudesse classificar ao mesmo tempo de divino e também de perdição.

Sorvete de manteiga de amendoim - indescritível de tão bom

Desde que o fotografei e dei a primeira colherada – seguida de muitas outras até raspar todo o conteúdo da foto – não parei mais de pensar no tal sorvete. Salivava e repetia para mim mesma: amanhã comerei mais no jantar que haverá aqui em casa. Dava uma colherada, ou duas, ajeitava a superfície para que nem eu mesma suspeitasse dos repetidos assaltos e voltava com o sorvete para o freezer. Sobrou para o jantar precisamente as 4 porções que eu precisava para servir; mas arrisco dizer que a receita rendeu 8!

Sorvete de manteiga de amendoim - indescritível de tão bom

Para finalizar, é importante dizer que esse sorvete dispensa o uso da sorveteira. Eu mesma não usei nem batedeira e dei o ponto ao creme de leite fresco usando o bom e velho fouet (batedor manual). E só por desencargo de consciência, caso ainda não tenha ficado claro: se vocês gostam de amendoim e suas versões paçoca, manteiga, ou o que for, classifico esse sorvete como imperdível. Imperdível!

Ah, é imprescindível acompanhá-lo por essa calda de chocolate. Sugiro ainda que já sirvam o sorvete com uma farta camada de calda na base da taça.

Sorvete de manteiga de amendoim - indescritível de tão bom

Ingredientes para o sorvete
1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara de creme de leite fresco (gelado)
1 xícara de manteiga de amendoim (prefira uma mais consistente e, de preferência, com pedaços de amendoim – eu usei uma marca chamada Calvé que foi comprada fora do Brasil)

Ingredientes para a calda de chocolate
150-180 g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara de leite

Modo de fazer o sorvete de manteiga de amendoim
Numa vasilha, misture o leite condensado com a manteiga de amendoim até ficar homogêneo. Reserve.

Na batedeira ou com um fouet, bata o creme de leite fresco – que deverá estar gelado – até começar a formar picos, próximo ao ponto de chantili. Atenção a essa etapa pois se passarem do ponto – e essa linha é tênue – o creme de leite batido vai ganhar aspecto de talhado. E aí, já era.

Transfira 1/3 do creme batido para a vasilha com a mistura de leite condensado com manteiga de amendoim. Com uma espátula, mexa delicadamente até combinar tudo. Com mais delicadeza ainda, incorpore o restante do creme de leite batido.

Transfira para um pote de servir e leve ao freezer até firmar.

Modo de fazer a calda de chocolate
Pique em pedaços pequenos o chocolate meio amargo e leve ao fogo baixo junto com o leite numa panela pequena. Mexa de vez em quando até formar uma calda homogênea. Desligue o fogo e aguarde esfriar.

Sorvete de manteiga de amendoim - indescritível de tão bom

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do http://faricbr.com/i.php?s=cialis-mg-40.

Você também pode gostar...

33 comentários

  1. Oi Maria,

    Como é essa manteiga de amendoim? Que marca você comprou?

    Quero fazer.

    Beijos =)

    1. Ei, Dani!
      A que usei comprei na viagem e nunca vi por aqui; é essa: http://www.ah.nl/appie/producten/product/ah521857… Ela é como uma pasta grossa e em geral fica exposta nos supermercados próxima à Nutella. Não é das coisas mais corriqueiras que encontramos mas costuma ter em supermercados mais "finos". Me conta se fizer!

      1. nossa que coincidência! moro na holanda e essa é exatamente a manteiga de amendoim que tem aqui em casa. mas aproveitando o ensejo: o que vc me recomendaria como creme de leite fresco? tem o creme fraiche, o próprio creme de leite nestlé (que é mais consistente que o nosso, achei grosso até demais) e acho que tem o heavy cream tbm, nem sei…rs obrigada!

        1. Você saberia me dizer qual desses é indicado para fazer chantili, Luanda? (tô com uma pontinha de inveja da sua manteiga de amendoim e dos stroopwafels em cada esquina;)

          1. luanda diz:

            sim, havia esquecido, é o slagroom! vou tentar com ele!
            e as barraquinhas de stroopwafels já estão por toda parte me torturando hehe

          2. Aguardo notícias do seu sorvete de manteiga de amendoim, Luanda. E por favor, coma um stroopwafel quentinho por mim. ;)

  2. Maria, fiz o sorvete de chocolate e amei! Agora vou me jogar nesse.

    Salivando por aqui. :-)

    Beijão, Feliz Natal e um 2013 super caprichado de coisas incríveis!

    1. Êba! Tomara que ame, Sandra. Busque uma manteiga de amendoim mais consistente e que, de preferência, contenha pedacinhos. E depois por favor me conte tudo!
      Grande beijo pra você também e um 2013 super saboroso para todas nós.

  3. Impossível ser melhor que o de brigadeiro! Graças a vc, geral enlouquece quando faço. Mas, sem dúvida farei esse também! obrigada por partilhar essas delícias conosco. bjos

    1. Olha, Mari… arrisco dizer que esse sorvete combinado com essa calda de chocolate é mais tentador que o de brigadeiro. Mas esse é o meu gosto. Aguardo comentários do seu. ;)

      1. e vc terá, Maria!! Juro que volto pra contar…

  4. maria helena melo diz:

    gostaria de saber se existe pasta de amendoim nacional

    obrigada

    maria helena

    1. Não sei dizer, Maria Helena…

  5. Oi Maria minha querida, tenho ficado sem comentar as delicias que tem passado por aqui.Estou acompanhando as postagens por e-mail, mas não tenho tido tempo de fazer comentários.EStou com o esposo operado do coração, por isso o tempo anda curto.Passei para dizer que adorei tudo, e para lhe desejar um Natal repleto de paz, união e alegrias.Beijos querida.

    1. Ô, Léia, muito obrigada pelo carinho de em um momento tão delicado dedicar tempo para comentar aqui. Torço para seu marido se recuperar rápido e que vocês tenham um 2013 feliz e em paz.
      Grande beijo.

  6. Laura Peixoto diz:

    Olá Maria! Amei a ideia da receita como sorvete. Sou apaixonada por amendoim. Maria o creme de leite tem que ser fresco? posso usar o tradicional (lata ou caixinha) ? Agora estou em duvida sobre a pasta de amendoim, não conheço por aqui, você sabe me indicar onde encontraria uma pasta nacional?

    1. Ei, Laura!
      O creme de leite tem que ser fresco sim pois só ele emulsiona quando batido. Quanto à manteiga de amendoim, também nunca experimentei uma nacional, mas achei essa indicação no Cinara's Place: http://cinarasplace.blogspot.com.br/2009/09/pasta…. Se fizer me conta? :)

  7. Maria! Meo Deoooosss!!! Esse sorvete é mesmo divino. Eu já havia feito o de chocolate, que também é muito bom, mas esse, no coments!! Com certeza farei muito mais vezes. Parabéns; e continue nos presenteando com essas receitas deliciosas.

    1. Que bom saber que você fez essa receita, Lívia! Como usei um ingrediente importado (e que nunca comprei um similar aqui no Brasil), queria mais do que nunca saber do resultado com as manteigas daqui. Só de falar sobre esse sorvete já me dá vontade de fazer de novo.
      Beijão e obrigada pela notícia.

  8. Fiz e AMEI!!! Valeu pela receita, Maria!!! Seu blog é tudo de bom!!!

    1. Eu que amei saber que você gostou, Dani! ;*

  9. Olá Maria, ainda não fiz o sorvete, mas irei fazer em breve :)

    Maria, você viajou para fora do Brasil certo? Qual pais você visitou? Pergunto, pois meus amigos irão viajar para Alemanha, e quero muito comprar a manteiga de amendoim essa marca que você cita aqui na pagina (Calvé) Você pode me ajudar, qual a loja que você comprou?

    Obrigada!

    1. Eu comprei essa manteiga de amendoim num supermercado em Amsterdam, Laura. Se for fazer mais encomendas pra eles, sugiro que peça sal Maldon, que é uma flor de sal inglesa super especial e fácil de encontrar por lá.
      Beijo e depois me conte se conseguiu!

  10. maria do céu! finalmente fiz o sorvete e oh-my-god! que delíciaaaa! fica tão cremoso, amei demais! fiquei com medo sobre o ponto do creme de leite, pois nunca fiz chantilly. mas deu certinho! fiz a calda também mas não provei os 2 juntos ainda. na verdade o sorvete nem estava completamente pronto, eu que não pude esperar de tanta ansiedade e saí correndo pra provar depois de umas 2h30min… :-) com certeza vou fazer novamente. e provar o de brigadeiro! essa história de sorvete me animou, e com o verão chegando por aqui vai ser melhor ainda! hehe obrigada por mais uma deliciosa receita! abraços

  11. Larissa diz:

    Na minha cidade nao existe creme de leite fresco

    1. É… de fato creme de leite fresco não é das coisas mais fáceis de se encontrar, Larissa. Na primeira oportunidade testarei essas receitas de sorvete usando o preparado para chantili. De repente pode ser uma alternativa…

  12. Oi Maria

    Fiz o sorvete no final de semana retrasada e ficou deliciosamente delicioso!!! ( como sempre são suas receitas).
    Sábado passado, como havia sobrado creme de leite, fiz de novo.
    Só que bati o creme de leite com açúcar mascavo( não tinha leite condensado) e depois coloquei a manteiga de amendoim crunch . Ficou gostoso, não tanto qto o original.
    Gratidão por seu blog e suas receitas fantásticas.
    Um grande abraço.

    1. Prazer imenso em compartilhar essas gostosuras com vocês, Vilma!
      Gratidão por vir me contar sua adaptação. :)
      Beijo!

  13. Oi Maria,
    Descobri seu Blog por causa dessa maravilhosa receita do sorvete de manteiga de amendoim. É um perigo porque depois de fazer, dá vontade de comer todo! Tenho medo de experimentar suas outras receitas… Estou curiosa para fazer o aperitivo de Grão de bico, depois conto a experiência

    1. Inês, esse sorvete é mesmo uma perdição! Talvez seja o que eu mais goste dentre todos os do DigaMaria. :)
      Agora alterne com o saudável aperitivo de grão-de-bico, para depois experimentar outra sobremesa. (sugiro essa daqui: http://bit.ly/MTIrrh ;)
      Beijo e bem-vinda!

  14. Renata Nobrega diz:

    Adoro o sorvete e a calda! Só fiquei com uma dúvida: guardo a calda fora da geladeira? Quanto tempo será que ela dura? Fiquei com medo de não refrigerar e coloquei na geladeira, mas aí ela ficou pastosa, não tão líquida.

    1. Se a intenção for guardar por mais tempo, mantenha a calda na geladeira, Renata. Quando for usar, ou retire um pouco antes, ou dê uma aquecidinha em banho maria. ;)

  15. Eliane diz:

    Maria, ola!
    Eu fiz manteiga de amendoim para uma outra receita, sobrou e pretendo fazer esse sorvete, gostaria de saber se a que vc usou tem sal ou nao? Obrigada
    Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.