Sorvete de leite Ninho, ou, sorvete 3 leites

Sorvete de leite Ninho sorvete 3 leites receita

Minha prima Helena – nascida apenas 4 dias depois de mim – veio passar as férias de julho na minha casa. Ela, viciada em café, só conhece bom humor matinal após a primeira xícara e segue, manhã afora, reabastecendo essa mesma xícara com generosas doses de cafeína. Chegou aqui e encontrou uma prima fissurada em café com leite: quase todos os dias tenho tomado um pela manhã e outro à tarde. Naturalmente nossa união reforçou esses hábitos e só percebemos a gravidade no dia em que faltou leite e ficamos, as duas, um tanto desoladas pensando no café da manhã do dia seguinte. Daí por diante nos nomeamos as loucas do laticínio e passamos a nos divertir a cada vez que consumíamos as muitas xícaras de leite e seus tantos derivados: torradas com um monte de requeijão, morangos com creme de leite, café com chantili, brigadeiro, milkshake e tantas outras gordices que eu narraria ad eternum. Num desses momentos de leite e descontração surgiu a ideia do sorvete 3 leites. Não sei se inicialmente foi uma piada, mas eu levei a sério e na primeira oportunidade comprei leite em pó, creme de leite fresco e leite condensado e preparei um sorvete de leite Ninho.

Sorvete de leite Ninho sorvete 3 leites receita

Acho que os intolerantes à lactose não poderão nem sentir o cheiro desse sorvete, mas, se esse não for o seu caso, recomendo preparar essa receita que tomará menos de 15 minutos do seu tempo. O resultado é um sorvete cremoso, desses que derretem facilmente na boca, e com um sabor que me remete à infância, tanto pelo docinho de leite Ninho quanto por uma combinação que sempre fazíamos na casa da minha mãe, misturando sorvete de flocos com muito leite em pó. Recomendo essa experiência também.

Sorvete de leite Ninho sorvete 3 leites receita

Para quem gosta de affogatto, esse sorvete combina maravilhosamente bem com café. Além do acentuado sabor de leite, como sua base é creme de leite fresco emulsionado, ele se transforma num chantili à medida que derrete em contato com o café quente.

E para finalizar – celebrando os dias na boa companhia da Helena e fazendo jus à nossa denominação de as loucas do laticínio – fiz também o sorvete 4 leites, acrescido de biscoito de leite e flor de sal. Essa receita lodo estará aqui.

Sorvete de leite Ninho – rápido e sem sorveteira
Conteúdo publicado no Prazer&Cia do Jornal A Gazeta em 16/08/2013.

Rendimento
Aproximadamente 1 litro

Ingredientes
500 gramas de creme de leite fresco bem gelado
395 gramas (1 lata) de leite condensado
¾ de xícara de leite em pó (usei o Ninho)

Sorvete de leite Ninho sorvete 3 leites receita

Modo de fazer
Na batedeira ou com um fouet, bata o creme de leite gelado até aumentar o volume e ficar com picos moles. Acrescente aos poucos, ¾ do leite condensado e continue batendo, com mais delicadeza se for à mão ou em velocidade baixa se estiver usando a batedeira. Quando atingir o ponto de chantili, use uma espátula e misture gentilmente o leite em pó.

Transfira pouco a pouco a mistura para o recipiente que for usar para servir, intercalando com o leite condensado restante.

Cubra com plástico filme e mantenha o sorvete no congelador por pelo menos 6 horas antes de servir. Durante esse tempo, não há necessidade de mexer ou novamente bater o sorvete.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

57 comentários

  1. Ana Paula diz:

    É incrível o que o sabor do leite em pó provoca nas pessoas, talvez realmente esteja relacionado aos antigos docinhos da infância… eu A-DO-RO e sinto que muitos também. Temos aqui no nosso atelier a Torta Cinco Leites (leite em pó, creme de leite, leite condensado, chocolate branco e leite de coco) que as pessoas elogiam, pedem mais e passam pra frente sempre com muito carinho… Maria, testarei sua receita de sorvete pois todas que já postou no seu blog e fiz tiveram resultados maravilhosos, mas faço o desafio, que tal misturar o leite de coco nessa receita? Eu, uma apaixonada por essa sabor também, farei o teste ;)

    1. Taí uma bela ideia, Ana Paula. Também adoro leite de coco e essa torta 5 leites deve ser uma perdição. É molhadinha?? rs

  2. Vou fazer amanhã, já tô morrendo de vontade!!!

    Só uma dúvida: pra quem vai fazer na batedeira, o misturar delicadamente o leite ninho é à mão como a gente mistura a farinho do pao de ló ou é na velocidade baixa da batedeira mesmo?

    valeu por mais essa receita, Maria! :)

    1. Oi, Erika. Vou aproveitar sua dúvida para detalhar melhor no post. O leite Ninho deve ser misturado delicadamente com uma espátula.
      Aguardo seus comentários. Torço pra que adore.
      Beijo!

  3. Maria, que delícia de ideia! Adoro docinho de leite ninho, aprendi com uma tia e já fiz várias vezes, inclusive para aniversário do meu pequeno. Tão fácil e gostoso!!! Esse sorvete me deu água na boca, eu que sou apaixonada por sorvetes fiquei com vontade de ir ao supermercado na hora comprar o leite em pó…Adorei! E a sua história das loucas por laticínios…sabe que eu também sou assim? Hummmm! Beijos e lindo final de semana!

    1. Derivados de leite são demais, né, Verena?! (suspiro)
      Eu só fui conhecer o docinho de leite Ninho na juventude, mas sei que está na memória afetiva de muita gente. ;)

  4. Jussara Tuma. diz:

    Ô Maria, isso é a perdição!!! O seu de creme de amendoim já virou meu preferido da vida… vai me obrigar a fazer esse no fim de semana também!!!
    Amei (e olha que nem sou taaaaao fã de leite assim, hein…) e já estou super ansiosa pelo 4 leites com flor de sal!

    1. O de 4 leites roubou meu coração, Jussara… Mas acho que nenhum será mais gostoso que o de manteiga de amendoim. rsrs
      Quando fizer, volte pra me contar o que achou. ;*

  5. E leite Ninho puro comido de colher? Hummmmm.

    1. Perdição!

  6. Sou apaixonada por leite desde de sempre, qualquer horário um leite gelado faz maravilhas para meu humor. E nada de leite em caixa, tem que ser em pó. =)

    Agora avalie minha situação quando eu li essa receita, fiquei salivando. Vou fazer sem dúvida alguma.
    Adorei mesmo essa dica.

    Ah, parabéns pela ideia da receita.

    1. Obrigada, Lyla! Conte-me tudo quando preparar este sorvete em sua cozinha! ;)

  7. Maria querida,

    vc acha que dá pra servir com brownie ou fica doce demais?
    beijos

    1. Helena, acho que funcionará bem com brownie se ele for desses pouco doces e com sabor bem acentuado de cacau ou chocolate meio amargo. Se for mais pro chocolate ao leite receio que ficará enjoativo.
      Beijão!!

      1. Falo do brownie do DigaMaria!

        1. Ahhh… eu já devia ter suspeitado! ;)
          Aqui tem 3 receitas que, por sinal, há tempos não faço. Nenhuma delas é muito doce, mas se ficar com receio, aumente o chocolate meio amargo e diminua o ao leite. E depois me conte tudo!

  8. Olá Mari ja fiz essa receita hj e amamos, demais mesmo, até postei na minha página, comi com coullis de frutas vermelhas q tinha sobrado de outra receita. Só um detalhe, bati o leite no final na velocidade mínima, fiquei com medo de não dissolver direito. Bela receita, a farei muitas vezes!

    1. Vi sua combinação no FB e adorei a ideia, Nikita. Você não imagina minha felicidade ao saber que você experimentou a receita tão logo eu a postei! <3

  9. Puxa! Já estou com água na boca!!!
    Maria, por que faz tanta diferença o creme de leite ser fresco?

    1. Carol, é imprescindível que seja o creme de leite fresco pois ele tem um percentual maior de gordura e apenas ele, ao ser batido, emulsionará e atingirá a consistência de chantili, que é a base desta receita.
      Se tiver curiosidade, no link a seguir há explicações sobre os diferentes tipos de cremes de leite: http://bit.ly/15dqmoh.
      Beijo! E se fizer, me conte. ;)

      1. Valeu Maria! Eu tinha essa dúvida desde sempre, rsrs
        Vou ver se faço esse FDS.
        Bjo!

  10. paula carreiro diz:

    Vou fazer Maria.Tenho uma sorveteira caseira.Vc acha que vai dar certo se eu fizer nela ?Fiz a pannacotta de caramelo e foi um sucesso.abraços e boa semana!

    1. Paula, esse tipo de base para sorvete (com creme de leite fresco) não necessita de sorveteira, mas precisa, necessariamente, ser batida com batedeira ou fouet para que seja emulsionada e se transforme em chantili. Qualquer outra dúvida, cá estou!
      Adorei a notícia da panna cotta!

      1. PATRICIA diz:

        OI,POSSO USAR CREME DE LEITE DE LATA OU CAIXINHA ?

        1. Infelizmente não, Patricia. Eles não emulsionam como o fresco e por isso não servem para essa receita.

  11. caroline diz:

    Quando pronto misturei com pedacinhos de chocolate e ficou shooow!!

    1. Hummmm… posso imaginar a perdição!

  12. Jussara Tuma. diz:

    Maria, eu já tinha feito por duas vezes o de pasta de amendoim, e tinha sido sucesso total por aqui… aí já estava ensaiando esse e fiz no último sábado… meu marido disse que foi o mais gostoso que eu já fiz desde sempre! E minha mãe tomou como se não houvesse amanhã no almoço de domingo! Muito sucesso (e facílimo né?). A cremosidade dele é uma coisa de louco!!!

  13. Vera Maria diz:

    Maria, esse sorvete fez o maior sucesso na minha casa. Uma delícia!

  14. Maria, adorei a receita! O sorvete pode ser deixado vários dias no congelador? Tipo… Pra fazer antecipadamente e deixar lá caso apareça uma visita inesperada?

    1. Pode sim, Régia. Só deixe o recipiente bem fechado para não absorver outros cheiros contidos no congelador. E depois que experimentar, me conte tudo o que achou! ;*

  15. […] Caseiro do Aqui na Cozinha: Torta de Frango com Batata e Maionese do Cozinha Travessa Sorvete 3 leites do Diga Maria Bolinho de Arroz do Brisando na […]

  16. o MEU DEU 1/2 LITRO :(

  17. Ola, achei suas receitas otimas, mas gostaria de tirar uma duvida. Eu tenho sorveteira, posso fazer essas receitas na sorveteira?

    1. Esse dispensa sorveteira, Marcela. Mas ela adiantará o processo, como comentou abaixo a Camila. ;)
      Beijo. E me conte se fizer!

  18. Delícia de receita!!!
    Acabei de fazer na sorveteira. Eu tinha cerca de de 800 g de creme fresco a vencer amanhã, então aumentei a quantidade de creme sem alterar o leite condensado. bati na batedeira com o leite condensado e já bati também o leite ninho, coloquei cerca de uma xicara. Como estava tudo beeem gelado, coloquei na sorveteira para poder matar logo essa vontade que estava me matando. Ficou realmente bem gostoso.

  19. […] Maria inicialmente fez um sorvete de 3 leites. Depois um de 4 leites. Mas, lendo os comentários do texto, surgiu a ideia de fazer esse de um, […]

  20. silmara diz:

    Oie gostaria de saber, se o Leite em Ninho dissolve bem na Massa rs.
    Se da pra mistura na massa Doce de leite rsrs.

    1. Com cuidado e um pouquinho de paciência, sim, Silmara.
      Quanto ao doce de leite, aqui temos duas opções de sorvete: http://bit.ly/RlMG0L e http://bit.ly/sorvetededocedeleite
      Aguardo notícias dos seus sorvetes. ;)

  21. oie Maria muito Obrigada Fiz esse eo Doce de Leite que do Bolo de Mel uma delicia parabens, continue nos ensinando essas Delicia…. Esta me ajundando muito sou nova na Cozinha kkkkkk….

    1. Que alegria saber disso, Silva! Que de sua nova cozinha saia muita satisfação, sorrisos e boa comida!

  22. ana carolina diz:

    Se eu não achar creme de leite fresco posso usar de caixinha?

    1. Infelizmente não, Ana Carolina. Para esse sorvete é necessário o creme de leite fresco pois somente é capaz de emulsionar ao ser batido e nos fornecer uma base aerada.

  23. andressa diz:

    aonde acho esse creme de leite se nao pode ser de latinha e nem de caixa ?

    1. Em geral, nas prateleiras refrigeradas dos grandes supermercados, Andressa.

  24. […] Caseiro do Aqui na Cozinha: Torta de Frango com Batata e Maionese do Cozinha Travessa Sorvete 3 leites do Diga Maria Bolinho de Arroz do Brisando na […]

  25. […] A versão congelada da iguaria está lá no Diga Maria. […]

  26. POSSO FAZER COM CREME DE LEITE NORMAL ?

    1. Não recomendo, Yrlane, pois ficará um sorvete mais pesado. O creme de leite fresco é vendido refrigerado em garrafinha.

  27. OLA Maria boa tarde eu gostaria de saber se tem como fazer geladinho de leite ninho sem por creme de leite eo leite condensado só com o leite ninho desde já eu te agradeço

    1. Puxa, Rosana, nunca testei nesse formato. Me conta se experimentar. ;)

  28. Fiz tudo o q manda a receita, porém não ficou sorvete. Ficou um creme bem consistente e gostoso, porém não é sorvete :(

    1. Talvez tenha faltado ficar um pouco mais no congelador, Thaís. O que você descreve me parece o estágio anterior ao sorvete.

  29. Taoana diz:

    Ooi, adorei a receita e estou louca pra fazer mas sou cozinheira de meia viagem e nao sei lidar bem com isso de 3/4 haha se puder colocar e colheres ou algo assim facilitaria muito haha Obrigado :)

    1. hahaha Tem que lembrar das aulas de matemática sobre fração. hehe
      3/4 de xícara = 12 colheres de sopa ;)

  30. Aparecida diz:

    Olá Maria. Eu fiz a receita hoje, porém eu usei o creme de leite pasteurizado e ele estava a muitos dias congelados, então não deu o efeito de chantilly. Tem que congelar de um dia para o outro? Só pode ser com o creme de leite fresco?

    1. Olá, Aparecida.

      Apenas o creme de leite fresco, ou a nata, tem o percentual de gordura necessário para se transformar em chantili. Ele não deve ser congelado, mas sim estar bem gelado. ;)
      Espero que ache o creme de leite fresco por aí e que anime para repetir a receita.

      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.