Bolinho de taioba recheado com queijo

Essa receita faz parte de um projeto lindo que participei no ano passado, o livro À Beira do Fogão – sabores tradicionais e não convencionais, concebido pelo Ipema. Foi incrível participar porque para fazer as fotos precisei conhecer todas as pessoas que detinham as receitas nas comunidades tradicionais de Ubatuba e de um pedaço de Paraty. Acompanhei o passo-a-passo e experimentei os resultados. Foi, sem dúvida, um desses presentes que a vida nos dá, nos quais trabalho e lazer fundem-se por completo.

receita bolinho de taioba

Em breve farei um post contando sobre o livro, mas começo com essa receita porque é uma das mais tradicionais daqui da região e uma das mais saborosas que eu provei.

 taioba

Por aqui, assim como no interior de estados como Rio e Minas, taioba cresce com fartura; a gente encontra nos canteiros e na beirada das vias. No quintal da minha casa cresce espontaneamente, mas na feira raramente se encontra e a tradição de consumi-la está se perdendo. Aproveito para perguntar para vocês: conhecem essa hortaliça? Conseguem encontrar taioba para colher ou comprar? Dica para os paulistanos: soube que vende na feira do Parque da Água Branca.

receita bolinho de taioba

As fotos do bolinho de taioba que ilustram este post são as que fiz para o livro, porque na noite em que preparei o bolinho de taioba em casa, os amigos nao me deram qualquer chance de fotografá-lo. Foi um dos pontos altos do jantar, que seguiu com prejereba assada na folha de bananeira, purê de banana e farofa de lula, outra receita do livro que certamente virá para o blog.

receita bolinho de taioba

Bora procurar taioba, pessoal! Garanto que valerá o esforço!

Bolinho de taioba

Rendimento
Aproximadamente 7 unidades

Ingredientes
1 1/4 xícaras de taioba cozida e espremida (8 a 10 folhas)
1/2 colher (sopa) de alho picado
1/3 de xícara de cebola picada
1 1/2 colher (sopa) de óleo de girassol ou azeite
3/4 de colher (chá) de sal
1/4 de xícara de farinha de trigo (ou o suficiente para dar liga)
200 gramas de muçarela

Modo de fazer
Lave as folhas de taioba, retire e descarte o caule e os veios. Enrole as folhas e pique fininho, como se fosse couve.

Cozinhe a taioba em um pouquinho de água até ficar bem macia. transfira para uma peneira e escorra, apertando para eliminar a umidade absorvida pelas folhas. (Vocês podem beber esse caldo que sai.)

receita bolinho de taioba

Em uma panela, aqueça o óleo ou azeite, doure o alho e a cebola e refogue a taioba. Acrescente o sal. Aos poucos, misture a farinha de trigo, mexendo até dar liga. Desligue o fogo e aguarde esfriar até ser possível manusear a massa de taioba.

receita bolinho de taioba

Para facilitar, polvilhe farinha nas mãos e comece a moldar os bolinhos. Abra uma cavidade em cada um e recheie com um pedacinho de queijo. Passe na farinha de trigo e repita a operação até moldar todos.

receita bolinho de taioba

Frite os bolinhos em óleo quente, escorra em papel toalha e sirva quentinho.

Dica
Dê preferência às folhas de taioba mais novas. Elas são mais tenras.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Ludmylla diz:

    Testei e amei!

  2. Regina Pimenta diz:

    Adorei a receita. Você foi modesta ao dizer que a taioba cresce com fartura. Na minha casa cresce igual mato, nem da tempo de colher tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.