Sorvete com bolo de frutas, o errado que deu certo

Esta receita começou assim, com todos os ingredientes sendo carinhosamente fotografados para um post, sem sequer sonhar que se transformaria em um sorvete com bolo.

fruitcake ingredientes

Mas tem dias em que nada dá certo na cozinha. Não sei exatamente o que acontece, se é o humor, o acaso, a falta de concentração, ou apenas a lei da probabilidade fazendo a parte que lhe cabe. Ontem foi um dia assim… Resolvi fazer uma nova versão do fruitcake que tinha tudo para dar certo: nozes, passas ao vinho do Porto, pedaços de chocolate… Mas além de ficar muito denso (acho que exagerei nas castanhas), grudou na forma, e eu, impaciente que muitas vezes sou, colaborei para o seu desmoronamento na hora de desenformar. Joguei tudo num recipiente com tampa e fugi da cozinha, totalmente contrariada.

receita Sorvete com bolo reaproveitamento

No entanto, aqui em casa quase nada vai pro lixo. Então no dia seguinte, mais conformada e tranquila, mirei bem aquele bolo despedaçado e dei a ele o que considero destino ideal para esses casos: um casamento arranjado com o sorvete de creme! Retirei o sorvete do congelador, esperei amolecer um pouco, esfarelei o bolo e o misturei ao sorvete. Coloquei-os de volta ao congelador e pronto. Confesso que na hora que fiz isso não achei que este sorvete com bolo fosse ficar grande coisa. Mas ficou! Só senti falta de uma calda de chocolate bem incorpada e amarguinha. Mas na próxima sirvo com essa daqui:

Ingredientes
1 xícara de açúcar
½ xícara de chocolate (pode fazer um mix de cacau em pó e chocolate)
¼ xícara de leite
¼ colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga

Modo de fazer
Misture tudo e leve ao fogo mexendo sem parar. Quando ferver pare de mexer, deixe fervendo por um minuto e desligue o fogo. Caso queira a cobertura menos açucarada e mais fluida, diminua a quantidade de açúcar para ½ xícara e aumente a quantidade de chocolate para até 1 xícara. E se quiser a cobertura mais “macia”, acrescente um pouco de creme de leite à mistura. Fica uma delícia tanto com bolo quanto com sorvete!

receita Sorvete com bolo reaproveitamento

E vocês, como se viram quando o bolo dá errado?

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Milene diz:

    Maria,

    Que delícia de blog, fiquei sabendo através da Aline, amei! Confesso que num primeiro instante fiquei surpresa, exclamei "como assim, Maria na cozinha", rsrsrs…
    Semana passada foi aniversário de Franco, fiz um jantarzinho a dois e aproveitei para reproduzir algumas receitas daqui (Risoto de camarão e Creme de papaia), ficou ótimo.

    Um grande beijo para ti e Antônio e ainda mais sucesso com o Blog!

    1. Nossa, Milene, que incrível!! Adorei saber que você testou duas receitas daqui! E se acontecer de não ficar bom você me conta, viu?! É super importante receber os retornos, sejam positivos ou não. Mande meus parabéns atrasados pro Franco; nada pessoal, sou horrível com datas de aniversário. Já aconteceu de eu ligar pra Moa no dia do aniversário dela, bater o maior papo e nem me dar conta. rsrs
      Grande beijo e volte sempre!

  2. Quanto mais empolgada ficamos com algum prato, mais desejamos que tudo corra bem. Quando isso não acontece, a decepção é inevitável!
    Às vezes erramos querendo caprichar, como exagerar nas sementes… rs!
    Nunca me aconteceu de bolo não dar certo, mas já fiz uma vez um mix de cereais, cujo resultado não agradou e resolvi colocá-lo num bolo e ficou bem gostoso.
    Boa semana!

    1. Maria diz:

      Pois é, Gina, foi exatamente o que aconteceu! Pensei em fartura mas ela se tornou exagero. rsrs Mas na próxima eu acerto!!
      Sua solução me parece ótima!
      Grande beijo e boa semana!

  3. Maria, isso parece muito bom!
    Agora já sei como usar meus bolos estranhos..rs

    bjs

    1. Pois é, Marcel, essa solução eu achei bem boa. Veio do acaso e já é a segunda vez que adoto; a primeira foi num bolo que ficou esquecido no fundo da geladeira por dias.
      Beijo. E seguimos nos inspirando por aí!

  4. Maria, bem que você havia mencionado uma vontade de sorvete de bolo…fiquei aqui com água na boca! Deve ter ficado bem interessante!!!
    Um beijo grande!
    Ah, não gosto da consistência do pirão e do gosto também…sei lá…para os capixabas é um pecado, não??? Sou uma paulista-capixaba-do mundo…

  5. Maria, eu tive um desses ataques a la drama queen outro dia fazendo polenta, que empelotou toda e ainda me queimou. No fim, o que me curou do mal humor culinário foi a bendita bem quentinha, com um topping de cogumelos, couve e aspargos…
    Acho que toda Julia Child em nós volta e meia dá uma de Julie Powell :)

    1. Maria diz:

      Pode apostar, Mel! Por mais que treinemos acho que nunca conseguiremos fugir completamente da Julie Powell!! rsrs
      Nunca dei muita bola pra polenta mas de uns tempos para cá tenho gostado bastante. Com cogumelos então… lembrei de uma que comi recentemente de entrada no Valsugana. Delícia!
      E seguimos driblando a Julie Powell!
      Beijo!

  6. ai, ai, que foto mais salivante…

  7. Maria, fiz um bolo de laranja uma receita que peguei na internet o bolo fico com gosto estranho e a calda não deu certo… não sei o que faço com o bolo!! Pode me ajudar?!
    Obrigadaaa…Beijooss

    1. Que tarefa difícil, Milena! rsrs Fala mais desse gosto estranho; ficou com sabor muito concentrado de laranja, ou gosto de fermento… Gostaria de entender melhor o que aconteceu até para avaliarmos se vale a pena reaproveitar.
      Lembrei agora de um bolo de limão (de padaria mesmo) que estava ficando velho e fiz torradas dele. Ficaram deliciosas. De repente é uma…
      Aguardo detalhes. Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.