Moqueca capixaba de peixe com banana

Moqueca de peixe com banana

No Espírito Santo é relativamente comum a moqueca vir acompanhada de uma moquequinha de banana-da-terra ou ao menos constar esse acompanhamneto no cardápio. Mas foi no Restaurante Pirão que comi pela primeira vez tudo junto na mesma panela de barro, sob o nome de moqueca de garoupa salgada com banana-da-terra. Nunca mais pedi outra coisa lá.

Até seis meses atrás eu nunca havia feito uma moqueca em casa. E quando resolvi arriscar não vi sentido algum em fazê-la sem a boa companhia da banana. Essa que posto pra vocês deve ser a quarta ou a quinta que faço, sempre naqueles dias nos quais visito a peixaria bem perto da hora do almoço; menos de 40 minutos se passam desde a hora que chego com o peixe até a hora que a moqueca vai pra mesa. E não bastasse ser rápido, esse é dos pratos mais simples de preparar que conheço. Então pegue a sua panela de barro e venha comigo!

Moqueca de peixe com banana

Ingredientes para uma moqueca que serve duas pessoas
2 postas de peixe do tamanho da sua fome (dourado, badejo, robalo, garoupa…)
1 banana-da-terra grande ou 2 médias
1 cebola média
1 1/2 tomate maduro
1/2 limão
1 pimenta caiena ou malagueta sem semente
1/2 colher de sopa de colorau (ou colorífero)
coentro (pra quem não gosta, substitua por salsinha
azeite e sal a gosto

Moqueca de peixe com banana

Modo de fazer a moqueca de peixe com banana
Tempere as postas de peixe com limão espremido e reserve.

Pique em rodelas a cebola e o tomate. Regue a panela com um fio de azeite e monte camadas assim: rodelas de tomate, por cima uma camada de cebola, o colorau, o peixe e as rodelas de banana, outra camada de tomate e mais uma de cebola. Salpique o sal e regue fartamente com azeite. Tampe e leve ao fogo médio/baixo.

Depois de uns 15 minutos, prove o sal e acerte se precisar. Ao longo do cozimento, e com auxílio de luvas ou um pano grosso, balance uma ou duas vezes a panela só para garantir que não está grudando no fundo. Caso isso ocorra, e só se isso ocorrer, abaixe o fogo, aqueça um pouquinho de água e coloque na panela. Estará pronta quando o peixe e a banana estiverem cozidos.

Para finalizar, junte as folhas de coentro ou salsinha e tampe a panela. Sirva com um arroz branco bem soltinho e pirão.

A pílula azul que revolucionou a vida sexual de homens e abriu a discussão para temas tabus como a impotência sexual entre homens e mulheres.

Você também pode gostar...

16 comentários

  1. E eu tenho o prazer de comer esta muquequinha quase toda semana!! (só pra dar inveja)

  2. ola maria!
    adorei suas fotos, seus comentarios e principalmente, as receitinhas! essa então, aiai! é minha. sou capixaba, com alguma, mesmo que longinqua, descendencia indigena, e la pra terrinha essas moquecas são mto tradicionai. ainda mais la na casa da vovó…tb maria! S2.
    virei fã. =]

    1. Seja bem-vinda, Bia!
      Onde mora a sua vó? Esqueci de dizer no texto que a do Restaurante Pirão leva um toque de leite de coco pois a moqueca de garoupa com banana, de acordo com eles, é da região de fronteira ES/BA. E esse toque faz TODA diferença. Mas eu não tinha o leite de coco em casa, então, fica pra próxima! Você costuma fazer moqueca em casa; de quê?
      Um abraço e até breve! :)

      1. ei maria! bom dia!

        minha avó é bem desse cantinho do estado! um balneario chamado conceição da barra. ultima cidade do es mesmo, depois é bahia!ñ me lembro dela usando leite de coco na receita dela tb…mas vou checar isso, e ela costumava fazer uma triplice e sabrada aliança: a moqueca de peixe, a de banana (separada mas feita com o caldo da primeira) e o pirão (tb com o caldo da primeira e ainda com uns pedacinhos do peixe desfiadinhos, pra matar) hhmm!!! saudade.
        …qto ao fato de fazer eu a moqueca aqui, faço…qdo é verão, principalmente, mas sem a regularidade q fazia em casa, em vitoria. aqui uso o cação. suave, sem espinhas. tem mais facil aceitação por aqui.. =]

        1. Esse trio é perfeito, né, Bia?! Com um arroz bem soltinho… hummm…
          Eu também morava em Vitória; agora estou em Ubatuba/SP. E você, aonde mora agora?
          Um abraço e ótimo domingo!

  3. mamãe que adora mukeka de banana da terra!!
    (e eu tb, claro)
    ela faz uma incrível… <3

    deu fome!!!

    :*

    1. Me convida pra provar, Ig!!!!!!

  4. oi Maria, que ótima a ideia de acrescentar banana da terra. Minha bisavó era de Cachoeiro do Itapemirim e sempre fez moqueca sem banana – tadinha, não sabe o que perdeu!

    1. Pelo menos nós não tardamos em aprender, né, Ligia??!
      Beijo e muito obrigada pela visita e pelo comentário!

  5. Betina Echebarra M&u diz:

    Ah,Maria! Adoro fazer assim.Banana da terra combina demais com moqueca de peixe e camarão.Parabéns!Ficou linda…

    1. Combina mesmo, né, Betina?! Eu amo!
      Como num restaurante no ES uma moqueca de garoupa salgada com banana da terra e um toque de leite de coco que é demais! Um dia ainda tento fazê-la em casa!
      Sabe que com camarão nunca comi… boa idéia! ;)

  6. ary dercy diz:

    Fala, Maria !!!

    Essa receita da pra fazer ate mesmo nas terrinas chamada IRIRI e MUQUI – ES – nao e estoria e SITIO HISTORICO !!!!

    Sobremais, e uma delicia e exrtremamente facil e economica.

    No mais forte abraço

    ary dercy

    1. Pois é, Ary, justamente por ser fácil e econômica, adoro prepará-la quando recebo um batalhão para o almoço. rs Sem contar que em geral faz o maior sucesso nas bandas de cá. ;)

  7. Patricia diz:

    Maria, vi a sua receita e fiquei com água na boca… Estou aqui em Vitória para a passagem de ano e fomos comer uma moqueca em Meaipe, no Curuca, e a moqueca de banana, acompanhava a de peixe… A cozinha do restaurante, tem uma janela de vidro, que nos possibilita observar o modo de fazer os pratos… E prá minha surpresa vi que as bananas eram cozidas com casca e à parte no caldo da moqueca de peixe. Ficou tudo maravilhoso!!!! Vale à pena tentar….

    Abraços… Patricia

  8. Obrigada pela dica, Patrícia. Pra ficar mais prático, de repente vale cozinhar a banana com casca dentro da própria moqueca… Vou experimentar numa próxima para ver a diferença. :)
    Beijo! E bom proveito de Vitorinha.

  9. Eugenio diz:

    Posso servir uma moqueca de peixe e servir o purê de banana separado, arroz… somos um grupo grande e gosto de dar opção caso alguém não queira. Adoro suas receitas. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.