Arroz de lula e risoto de lula

Arroz de lula e risoto de lula

A proximidade com a peixaria tem mudado pra melhor meu cardápio do dia-a-dia. Na última passagem por lá, sem nada planejado, encontrei essas lulas, formosas, frescas mas um tanto entediadas à espera de quem as resgatasse para um futuro digno. Trouxe-as imediatamente pra casa, já limpas e cortadas em anéis e separadas em duas pequenas porções: uma pro jantar e outra pro almoço do dia seguinte.


Fiz o risoto no jantar e ficou saborosíssimo. Para o almoço pensei em fazer a outra porção com uma massa, mas em cima da hora fui surpreendida pelo macarrão que não existia na despensa. No entanto havia na geladeira um arroz integral já cozido e me ocorreu utilizar o mesmo tempero pra ver o quão diferente poderia ficar. E não deu outra, a ausência do caldo de legumes, o tipo de arroz e a diferença no preparo transformaram a mesma lula e os mesmos temperos em pratos bem diferentes.


Qual eu preferi? O risoto no jantar e o arroz no almoço. Agora escolha o seu e mãos à obra!

Arroz de lula e risoto de lula

Ah, no caso do arroz de lula é importante respeitar o rápido tempo de preparo já que a lula permanece na panela do princípio ao fim. Mais que 7-8 minutos e ela provavelmente ficará “borrachuda” e só voltará a ficar macia depois de muuuuito tempo de preparo (cerca de uma hora; no risoto ela é cozida, reservada e só volta pra panela no final). Mas essa é uma outra história que bem pode render um post muito em breve!

Arroz de lula e risoto de lula

Ingredientes (para duas pessoas para o arroz OU para o risoto)
3 lulas médias cortadas em anéis
3 punhados de arroz arbório OU 1 1/2 xícaras de arroz cozido
500-600 ml de caldo de legumes (somente pro risoto)
2 colheres de sopa cheias de manteiga (somente pro risoto)
1 1/2 tomates picados em cubinhos (somente pro arroz)
150 ml de vinho branco seco
4 dentes de alho picados em pedaços pequenos
1/2 cebola média picada
3 colheres de sopa de salsão picado
1 colher de sopa de shoyu
1 pimenta caiena ou malagueta picada sem semente
10 folhas pequenas de rúcula
1/4 de limãorisoto de lula 06
queijo parmesão ralado

azeite
sal a gosto

Modo de fazer o risoto de lula
Prepare o caldo de legumes*.

Quando iniciar o preparo, tempere os anéis de lula com sal, alho e limão.
Numa panela, aqueça o caldo de legumes com o shoyu. Em outra, em fogo médio/alto, coloque 4 colheres de sopa de azeite e refogue a lula com o alho por 3-4 minutos. Junte metade do vinho, incorpore-o, transfira tudo para um prato e reserve.
Volte a panela pro fogo, coloque metade da manteiga e junte a cebola. Quando ela ficar transparente acrescente o arroz e envolva-o bem com a manteiga. Acrescente o restante do vinho e mexa até reduzir. Agora é a vez do caldo, coloque +/- uma concha, mexa de vez em quando, e quando reduzir repita a operação. Quando estiver al dente, macio porém com alguma resistência à mordida, desligue o fogo, misture o restante da manteiga, o queijo parmesão ralado, os anéis de lula e acerte o sal, se necessário. Tampe a panela. Depois de 10 minutos misture suavemente a rúcula e sirva com lascas de parmesão.

Modo de fazer o arroz de lula
Tempere os anéis de lula com o alho picado, sal e limão. Aqueça uma panela com 4 colheres de sopa de azeite e refogue a lula por dois minutos. Coloque a pimenta, o shoyu e o vinho. Acrescente a cebola, o salsão, o tomate picado e tampe por um minutinho. Junte uma xícara e meia de arroz cozido e misture. Para finalizar, coloque o queijo parmesão ralado e as folhas de rúcula. Desligue o fogo e tampe a panela. Na hora de servir, regue com azeite.
Uma salsinha vai bem aqui também.

(*) Você pode utilizar um pronto ou fazer um simples como o que fiz: aproveitei a água do cozimento do grão de bico do dia anterior e nela fervi uma cenoura em rodelas, meia cebola fatiada, meio tomate e um pouco de salsão. Depois de mais de uma hora de fogo, coei o caldo mantendo apenas os pedaços de salsão. O restante virou uma sopa.

A tecnologia da medicina , que se entende como sendo a incapacidade de obter ou manter uma ereção (rigidez do pênis) suficiente para um desempenho sexual satisfatório.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Fiquei encantada com as tuas fotos. O blog é uma delícia!
    :)

    1. Que bom que gostou, Talula! As fotos são fruto de algum gene que herdei do meu pai fotógrafo. hehehe
      Aproveitei para conhecer seu blog e também gostei muito do que encontrei. Feed assinado! Acho que agora seguiremos nos encontrando por aqui e por acolá!
      Beijo e obrigada pela visita!

  2. […] a mais e congelei quatro porções. Uma virou salada com folhas de rúcula e molho; outra virou risoto, a terceira eu já não lembro mais e, por fim, a quarta, foi esta massa com lula, meu almoço […]

  3. […] Risoto de lula com rúcula: uma opção simples para quem gosta de lula é a receita compartilhada pela blogueira Maria, que […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.