Brigadeiro de castanhas, passas e mel

Brigadeiro de castanhas, passas e mel

Quem não tem cão, caça com gato. Taí um ditado que vivencio com certa frequência em situações bem distintas. E com certo orgulho, confesso, já que para exercitá-lo precisamos colocar em ação nossa criatividade e capacidade de adaptação. Este brigadeiro de castanhas é mais um fruto disso.

Brigadeiro de castanhas, passas e mel

Era uma tarde fria, dessas que a cada meia hora a gente acha que está de férias e quase instintivamente sai da frente do computador pra entrar debaixo das cobertas e assistir um filme qualquer da sessão da tarde. Meu senso de realidade logo me avisou que não dava pra escapulir naquele momento mas sugeriu que um brigadeiro me confortaria naquela situação.

Chegando na cozinha, descobri que o chocolate em pó havia acabado. Chocolate em barra há tempos não se vê por aqui porque as formigas andam atacadas e doces não tem durado mais que um dia nesta casa. Mas leite condensado havia e busquei na despensa uma solução praquele terrível impasse. Foi aí que meus olhos pousaram no vidro com castanhas e passas que costumamos trazer do mercado e que tão bem nos alimenta nas fomes fora de hora. “Se eu gosto de cajuzinho…” e esse pensamento me bastou para colocar a mão na massa!

Compartilho com vocês meu brigadeiro de castanhas, diferente e delicioso, com sabor de todas as boas coisas que podemos pensar para uma tarde bem à toa.

IngredientesBrigadeiro de castanhas, passas e mel
100 gramas de mix castanhas e passas (amendoim, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas e passas)
395 gramas de leite condensado (uma lata)

2 fartas colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga

Triture brevemente as castanhas e passas mantendo alguns pedaços maiores.

Coloque numa panela junto com o leite condensado, a manteiga e o mel e leve ao fogo baixo mexendo até adquirir aquela familiar consistência de brigadeiro (demora menos tempo que o de chocolate). Desligue o fogo, transfira o brigadeiro de castanhas para uma tigela, aguarde esfriar e enrole numa farofa de castanhas com uma pitada de flor de sal (as mesmas castanhas trituradas e levemente salgadas com flor de sal).

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

24 comentários

  1. Olá Maria querida, desculpe a minha ausência, tenho vindo te visitar sempre, embora não tenha deixado comentários, mas por duas razões,uma por que estive na correria com minha filha que esteve doente, graças a Deus está tudo bem agora, e outra por que a maioria das suas receitas dispensam qualquer comentário de tão deliciosas que são, mas comentário eu gosto, e é sempre bem vindo não é mesmo? Devo te dizer que esse brigadeiro está assim, de se comer de joelhos, adoro castanhas, passas e mel, e com certeza o farei, ficaram lindos, diferentes, e sofisticados, adorei a apresentação…Bjos um ótimo final de noite

    1. Josy, não peça desculpas pela ausência. Senti sua falta mas sei bem que nem sempre é fácil conciliar tudo. Eu mesma, ando super sumida; não tenho conseguido dedicar o tempo que gostaria e precisaria para visitar meus blogs prediletos. O seu então, que tem receita nova quase todo dia!! :) Admiro quem consegue postar com tanta frequência tanta coisa gostosa.
      Mas o que teve sua filha?Logo vou lhe fazer uma visita.
      Beijão!

      1. Oi Maria querida, então minha filha teve uns probleminhas que nós mulheres as vezes passamos pela vida mensalmente sabe??, mas já está tratando e confio que dará tudo certo. Obrigada amiga. bjos

  2. Hummm, adoro brigadeiro de qualquer forma! Delicioso!!

    1. :)

  3. As formigas passaram muuuito bem com essa delícia..

    1. ahahaha Passaram mesmo, Karen! ;*

  4. celialice diz:

    Méri, imagino que delícia essa inovação!…

    1. Foi um improviso e tanto. Adorei! :)

  5. Ludmylla diz:

    Lia, posso ganhar alguns desses juntos com os meus prometidos cookies???

    1. Hummm… deixa eu pensar… só se for com a receita completa, com flor de sal e tudo! ;) Claro que pode! E minha dívida só aumenta. rsrsrs
      Beijo!! E que bom te ver por aqui!

  6. Que idéia ótima, Maria! Amei esse brigadeiro!

    1. Ahá, mais uma formiguinha pra curtir esse brigadeiro! Cada vez que vejo o post fico com vontade de fazer mais. ;P

  7. Que delicia, preciso comer feito desse jeitinho Pri

    1. Eu também ando com vontade de comer esses brigadeiros, Priscila. Tenho que fazer de novo! :)

  8. adorei a sugestão!!! farei em breve!!!

  9. Que delicia de receita!!!

  10. Fica até mais saudável do que o tradicional né?

  11. Leiliane diz:

    Delícias

  12. Olá!

    Por favor, quantos brigadeiros rendem com esta receita?

    Pretendo fazer um kit de fim de ano para alguns amigos.

    Obrigado!

    1. Em geral, uma lata de leite condensado rende cerca de 30 brigadeiros médios.

  13. Andreia diz:

    Amei!!!
    São 05:09 da manhã e eu na internet a procura de algo para ganhar uma renda extra, bingo!!! Acho que encontrei esta delícia de brigadeiro. Obrigada Maria, DPS volto aqui para contar o resultado.
    Sucesso, bjao.

    1. Desejo sucesso na empreitada, Andreia!

  14. […] Diga Maria: https://digamaria.com/2011/08/brigadeiro-de-castanhas-passas-e-mel/ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.