Do fundo da assadeira pra mesa

Este post não é exatamente uma receita, mas, depois dessa massa arrancar tantos suspiros aqui em casa, achei por bem compartilhar com vocês.

O almoço seria frango assado acompanhado por uma massa caseira ao alho e azeite. Na véspera parti o frango ao meio, temperei com páprica, bacon, alecrim, rum e mel e o devolvi pra geladeira. No dia seguinte, retirei-o da marinada, coloquei o bacon sob a pele, a pele sobre a grelha duma assadeira, cenouras e cebolas ao lado, cobri com papel laminado e levei ao forno pré-aquecido em 220º C. De vez em quando checava o ponto e acrescentava um pouco de água ou rum no fundo da travessa pra que o líquido que escorria do cozimento não queimasse. Mais ou menos uma hora e meia depois, o frango já estava assado. Retirei a assadeira do forno, separei os legumes e envolvi o frango no papel laminado para descansar antes de cortá-lo em pedaços.

Foi só aí que dediquei outros olhos para o que ali estava: uma crosta composta por uns queimadinhos, uns pedaços perdidos de cebola, outros de bacon e um caldo quase inexistente. Apesar de pouco inspirador, eu não tinha nada a perder; coloquei a assadeira sobre uma das bocas do fogão e acendi em fogo baixo. Acrescentei água, rum, uma pitada de sal, outra de noz moscada, uma colher de mel e deixei lá, fervendo bem baixinho. Provei, gostei e servi como molho da massa. E passei a refeição inteira escutando suspiros e elogios. Simples assim. :)

O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. no fundo da assadeira q ficam os sabores.. o jamie oliver sempre fala isso..rs abraço

    1. Sem dúvida, Karem. :) Mas às vezes o fundo fica tão feioso que a gente até esquece. rsrs
      Beijo.

  2. Maria, sou super a favor… a mesma coisa tenho feito com os caldos de tudo que vou cozinhar: seja uma carne na panela de pressão, sejam legumes, tudo se reaproveita, e deixa tudo muito mais gostoso…

    1. Ju, eu também tenho buscado aproveitar ao máximo tudo que cozinho. Bom pro planeta, bom pro paladar. ;)

  3. Oi Maria,
    Gostei demais.Principalmente porque é SIMPLES ASSIM.
    bj e boa semana,
    Lylia

    1. Lylia, quase não tenho conseguido comentar pelos meus passeios rede afora, mas vira e volta dou um pulinho no seu Simples Assim, viu?! Ótima semana pra você também! ;*

  4. emanoel rocha diz:

    Babei todo o teclado, que delicia!!!!Vlw Maria!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.