Receitas de Natal da minha família

Passei a última hora a recordar e a escrever sobre as boas memórias que tenho dos natais na casa dos meus avós. Achei que estava escrevendo este post mas, ao final, percebi que havia escrito um post de Natal. Salvei as palavras – feliz por tê-las transformado em escrita – e comecei um novo post, agora sim com espaço para apresentar algumas receitas de Natal da minha família a quem ainda esteja buscando inspiração para o cardápio de natalino. receitas de natal

Nessa época minha vó Regina costumava preparar dois pratos que eu amo, amo, amo: rosbife com creme de champignon – que era servido com chips de batata e empadinhas de queijo – e salpicão de frango defumado – diferente e muito mais delicado que todo e qualquer salpicão que eu já tenha experimentado.

Receitas de Natal da minha família Receitas de Natal da minha família salpicão

Havia um único prato que concorria e dividia as atenções com o rosbife: uma versão bem parecida com essa de estrogonofe de carne. Divino.

Receitas de Natal da minha família estrogonofe

Das sobremesas a única que já postei aqui foi a do sorvetão que compunha um banquete ao lado do pavê de bombom, do creme rosado e de um tipo de pudim que levava coco do qual acabo de me lembrar do sabor e que irei correndo buscar a receita com a minha mãe.

Receitas de Natal da minha família sorvetão

A vó Lucy fazia questão do arroz com lentilha. Naquele tempo eu não gostava muito desse grão mas a prova que meu gosto mudou é essa salada de batata com bacon, ovos, maionese e lentilha. Mas a minha lembrança mais vívida das receitas de Natal em sua casa são as rabanadas, que nunca faltavam e que eu comia em festa. As receitas daqui são um pouco mais lights – com pouca manteiga no lugar do óleo – mas não menos deliciosas.
Receitas de Natal da minha família rabanada Receitas de Natal da minha família rabanada Receitas de Natal da minha família rabanada

Além dessas opções recheadas de boas lembranças, temos também risoto de tomate seco, frango recheado com farofa (que pro meu gosto é muito mais saboroso que peru), coq au vin, medalhão com arroz à piamontese, espaguete à bolonhesa, brownie com cara de festa, profiteroles, pudim de doce de leite ou de leite condensado, cookies de chocolate ou biscoitos de fécula para acompanhar o cafezinho.

Receitas de Natal da minha família biscoito Receitas de Natal da minha família cookies
Escolham os sabores que mais combinarem com as suas famílias e um ótimo preparo de ceia para vocês. :)

Mas antes vamos conhecer um pouco da história do . Acompanhe com a gente.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Maria, que opções deliciosas para um ceia de natal!! Humm fiquei louca de vontade de fazer algumas, ainda mais esse sorvetão, frango recheado com farofa e pudim de doce de leite !! Fiquei aqui imaginando…nham! Um lindo natal para vc e sua familia!!beijos Tereza

    1. Muito obrigada, Tereza! Desejo o mesmo pra você e sua família, com uma mesa cheia de gostosuras e muita alegria no ar.
      Beijão!

  2. Lucia+Helena diz:

    Natal virtual,sem rabanada,cheiro de canela,pudim de passas. Natal com e-mails vindos de toda parte feito bombo correios, trazendo votos,desejos sinceros de uma noite de paz !

    Pouco importa de onde somos o que conta é o que está dentro do nosso coração, nossos desejos e luzes que não se apagam ! São verdadeiros, como verdadeiros são nossos votos de um "Feliz Natal"

    E o amor que sentimos neste mundo virtual !!!!

    Maria…Boas Festas e muita paz !!!! Abraçosssss…Lucia

  3. todos muitos deliciosos,uma gostosura adorei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.