Arroz de camarão

Acho que o correto seria chamar de arroz com camarão, mas este prato me remete a um restaurante em Manguinhos/ES onde sempre pedíamos o arroz de camarão. Portanto, assim ele se chama na minha memória afetiva.

Arroz de camarão

Lá, passávamos – meus bons amigos e eu – longas tardes de frente para o mar, com os pés sobre a areia ou grama, os copos sempre servidos de cerveja gelada e os rostos iluminados de sol e alegria. (Escrever traz ao presente, e de presente, tempos tão distantes e tão vívidos…) Depois de algumas horas, pelo serviço que sempre demorava, mas também porque almoçar não era o que havia de mais importante naqueles dias, chegava aquela porção enorme de arroz de camarão que fechava com chave de ouro nosso encontro, nossos brindes e o final de semana.

Não sei se o arroz deste post foi fruto da saudade ou se ele que a trouxe. O fato é que ela se instaurou, o arroz a apaziguou e eu espero que, para vocês, ele tenha esse mesmo sabor de sol, camarão e carinho.

Ingredientes para uma porção de arroz de camarão para duas pessoas
200-250 gramas de camarão médio com casca e cabeça
1/2 xícara de arroz branco lavado e escorrido
1 xícara de cebola picada
1 xícara de tomate picado
1/2 colher de chá de pimenta dedo de moça ou malagueta
50 ml de leite de coco
1/2 colher de chá de colorau (ou colorífero)
1/2 colher de sopa de azeite de dendê
1 fio de azeite de oliva
1/2 limão
sal, pimenta do reino, salsinha e coentro a gosto

Arroz de camarão

Modo de fazer o arroz de camarão
Quando comprar o camarão, peça ao peixeiro que mantenha o rabo e retire a casca e a cabeça e as embale separado.

Em casa, lave as cascas e as cabeças, coloque-as numa panelinha, cubra com água e leve ao fogo brando. Deixe ferver até reduzir para cerca de duas xícaras. Coe, reserve uma xícara para a receita e, depois de frio, congele o restante para algum outro preparo como, por exemplo, um risoto.

Com o auxílio de um palito, retire as tripas dos camarões, lave-os rapidamente e regue com limão e pimenta do reino.

Numa panela, aqueça um pouco de azeite e refogue cerca de uma colher de sopa de cebola. Frite o arroz, acrescente sal, cubra com uma xícara de caldo fervente, abaixe o fogo e tampe a panela. Desligue quando o caldo secar.

Enquanto isso, numa panela de fundo grosso, aqueça o azeite de dendê com um fio de azeite de oliva. Refogue a cebola, a pimenta e o colorau. Assim que a cebola murchar, coloque os camarões e aguarde rosarem por baixo (menos de 2 minutos). Vire os camarões, junte os tomates, coloque sal, abaixe o fogo e tampe a panela. Conte 3 minutos e desligue. Prove o tempero, acerte se for o caso e reserve até o arroz terminar de cozinhar.

Arroz, cozido, transfira-o para a panela dos camarões e misture bem. Na hora de servir, aqueça e, por último, coloque o leite de coco, salpique salsinha e coentro a gosto. Regue o arroz de camarão com um fio de azeite de oliva e bom apetite!

Esse arroz de camarão é perfeito para um almoço especial e prático!

Esse remédio ou suplemento, tem a função de ajudar o homem a resolver esse problema , e de certa forma a sua parceira ou parceiras sexuais.

Você também pode gostar...

23 comentários

  1. Manuela diz:

    vou tentar fazer com certeza!!!

    1. Depois me conta o que achou, Manuela. :)

  2. Coisa linda esse arroz, deu pra ouvir o barulho de mar aqui..rs

    Bjs

    1. Que bom conseguir levar um pouquinho do barulho do mar praí, Marcel. ;)

  3. Oieeee Mariaaaaa….vc além de uma ótima cozinheira poderia ser escritora tbmmmmm ! Que tal pensar em escrever um livro de receitas com sua histórias??? Seria um livro de receitas diferente!

    Ou talvez um romance? Talento vc tem de sobra!

    Parabénssss…abraçosssss…Lu.

    1. Obrigada, Lucia Helena. Eu gosto mesmo de escrever… Vejamos o que esse gosto me reserva no futuro. ;)

  4. Adorei essa receita de "arroz com camarão"

    Ja anotei em meu caderninho de receitas a serem preparadas.

    Obrigada minha linda…

    1. Trata de ir me contando quando colocar em prática as receitas desse caderninho, tá?! ;)
      Beijo!

  5. Muito bom, Maria. Faço assim com anéis de lula e toletes de polvo já cozido. Fica divino. Só não havia pensado no leite de coco, mas vou adotar – coco fresco, que vou ralar. Tejá. Rubens

    1. Arroz com frutos do mar é um prato que adoro, Rubens. Depois de ler seu comentário aproveitei a lembrança para sugerir esse incremento para uma leitora que me consultou sobre o que cozinhar na semana santa. Imagina esse arroz de camarão com lulas e polvo?! Ou com umas lascas de bacalhau e mais tomate?!
      Quanto ao leite de coco, eu acho que dá um toque especial e combina muito bem com o coentro. Feito com coco fresco é ainda mais chique. ;)

  6. Nossa Mary, era bom demais mesmo!

    Nossas tardes, nossos papos, quantas risadas…. muito bom lembrar disso. bjão

    1. E logo depois de escrever o post encontrei as fotos de uma dessas tardes… Deliciosas lembranças.

  7. Gostei da receita, arroz de camarão, vou fazer,

    depois faço comentario, ok?

    1. Estou aguardando, Selma. Espero que goste tanto quanto eu. :)

  8. henrique diz:

    Com certeza, essa sua receita de arroz, não é a mesma que Vc comeu em Manguinhos, pois nos pratos com frutos do mar ( moqueca, risotos, massas,etc), feito no nosso estado( E.S) JAMAIS USAMOS, este tal de "dendê". Isto é coisa de Bainao!!

  9. Ah, disso eu sei, Henrique. Cresci no ES. :) A saudade do arroz de camarão que comia em Manguinhos me motivou a fazer um em casa, mas não tive a inteção de reproduzir a receita de lá. Eu gosto muito da leveza dos pratos capixabas com frutos do mar, mas também valorizo o sabor que o leite de coco e o dendê conferem a esse tipo de prato.

  10. Eva Vilma diz:

    Nunca fiz camarão, portanto recorri a internet, mediante essa receita acho que vou fazer sucesso com meu esposo mais uma vez, obrigado pela dica

    1. Eva, se depois desse arroz você animar a fazer mais pratos com camarão – torço para que sim! – já deixo aqui uma outra sugestão que certamente fará sucesso: camarão com leite de coco e ervas, uma receita em vídeo para você acompanhar o passo-a-passo. Você vai ver como é tranquilo cozinhar camarões; basta não deixar que cozinhem muito pois é assim que se tornam borrachudos (em até cinco minutos estarão rosados e cozidos). http://bit.ly/camaraocaribe

  11. Katia Bandeira diz:

    Ótima receita, ótimo relato. Estava a procura de uma receita para fazer os camarões que comprei, adivinha onde? Manguinhos!
    Minha praia preferida…
    Ô lugar abençoado…

    1. Que alegria saber que esta receita será feita com camarões de Manguinhos! Bom apetite, Katia!

  12. meus parabens, fiz agora na sexta feira santa, m sucesso……

    1. Obrigada por vir me contar, Cida! Feliz Páscoa. :)

  13. helena lucia diz:

    ola eu sou louca pra fazer comidas em pequenas porçoes pra vender congeladas me ajude obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.