Frango empanado recheado com queijo gouda

Frango empanado recheado com queijo gouda

Fritura é algo que pouco se vê por aqui e isso nada mais é senão o reflexo da minha mesa e da minha alimentação. Mas exceções todos fazemos e na semana que passou a fritura figurou como regra no meu dia-a-dia. Basta dizer que em plena segunda-feira escolhi almoçar um filé à parmigiana! E os dias seguiram nesse ritmo, alternando frango empanado com linguiça, hambúrguer de peixe empanado e a receita deste post: frango empanado recheado com queijo gouda.

Não é sem razão que os preparos fritos são tão populares; eles são deliciosos! Mantém toda a umidade da carne e ainda nos presenteiam com aquela casquinha crocante… E no caso deste frango empanado recheado, ainda temos o sabor do gouda e esse visual lindo do queijo derretendo quando cortamos a primeira fatia.

Frango empanado recheado com queijo gouda

Para acompanhar improvisei um risoto de bacon e banana da terra que se mostrou uma ótima combinação. Dele não tenho quantidades e tudo que posso dizer é sobre o preparo: fritei cubinhos pequeninos de bacon e cebola, juntei o arroz e o envolvi bem com a gordura. Acrescentei um pouquinho de conhaque (ou terá sido cerveja?) e segui adiante colocando água quente pois não tinha caldo de nada nesse dia. Coloquei umas quatro fatias de banana da terra já cozida logo no começo do preparo para que fosse soltando seu sabor. O restante deixei para o final para que mantivesse a textura. Finalizei com manteiga e queijo parmesão e aproveitei o óleo que usaria para fritar o frango e fritei umas fatias de bacon para decorar.

Somando esse cardápio a um final de semana de extravagâncias gastronômicas, o saldo foi o seguinte: 1 kg a mais na balança, o orgulho de ver que meu estômago e fígado estão em forma e uma notável diminuição de energia e disposição. Nada sério, mas as caminhadas e pedaladas pareceram um pouco mais cansativas que o habitual. Fica a dica para quem come fritura com regularidade: experimente reduzir, ou até mesmo cortar por algumas semanas, e observe seu corpo, seu ânimo e seu humor. Faz diferença!

Portanto, nada de radicalizar comendo fritura sempre ou nunca. E quando forem comer, aproveitem sem moderação esta receita simples e deliciosa de frango empanado recheado com queijo gouda!

Ingredientes para duas pessoas
2 peitos de frango sem pele (cerca de 250-300 gramas)
50 gramas de queijo gouda
1 ovo
farinha de trigo
farinha de rosca (usei farinha de pão caseira)
pimenta do reino preta e branca moída na hora
limão
sal
óleo

Modo de fazer
Separe os dois peitos e retire as pontinhas de cada peito (deixando o formato mais uniforme). Guarde-as para algum outro preparo (eu piquei pequeno para depois usar como recheio num sanduíche).

Corte cada peito ao meio (resultando em dois “blocos” e não em duas fatias). Com uma faca afiada abra uma cavidade no meio da carne: a idéia é formar uma “bolsa” e quanto maior for essa abertura, mais recheio caberá. Mas cuidado para não ultrapassar  e furar as laterais. Insira pedaços do queijo gouda até preencher totalmente a “bolsa”. Feche com um palito, tempere com a pimenta e um pouco de suco do limão e reserve.

Disponha três pratos, um com a farinha de trigo, outro com o ovo levemente batido e o terceiro com a farinha de rosca (aqui tem fotos desse passo-a-passo). Tempere o frango com sal e, um por vez, passe na farinha de trigo e balance um pouquinho para retirar o excesso. Em seguida, passe na mistura de ovo, suspenda e deixe escorrer uns segundos. Por fim, passe na farinha de rosca. Se quiser um empanado mais grosso, após passar na farinha de rosca passe o frango novamente no ovo e mais uma vez na farinha de rosca.

Leve ao fogo uma panela com um dedo e meio de óleo. Fique de olho na temperatura*, não deve esquentar a ponto de sair fumaça! Para testar o momento certo, coloque um pedacinho de pão: ele deverá dourar sem muita demora (dourar e não queimar!). Temperatura ajustada, frite o frango empanado virando-o sempre que dourar o lado de baixo.

Quando a cor estiver uniforme, retire o frango empanado da panela e escorra bem a gordura. Coloque o frango empanado sobre papel toalha para ela absorver o máximo possível de óleo. Retire com cuidado os palitos e sirva em seguida.

Frango empanado recheado com queijo gouda

(*) É importante observar a temperatura pois, se o óleo estiver muito frio deixará o empanado encharcado e, se estiver muito quente, o empanado estará dourado antes do frango estar cozido.

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do .

Você também pode gostar...

6 comentários

  1. Oi Maria, ficou lindo e parece delicioso.Adorei a receita.Beijos.

    1. Obrigada, Vanderleia! Ficou bom mesmo… rsrs

  2. Esse frango parece maravilhoso!!!

    Uma perguntinha: o bacon continuou crocante depois do risoto pronto? A água quente colocada no arroz não amolece ele?

    Beijo

    1. O bacon não fica crocante não, Renata, por isso fritei algumas fatias para colocar (e decorar) no final. Você também deixá-lo bem crocante, retirá-lo da panela, continuar fazendo o risoto na gordura que ele soltou e no final acrescentá-lo ao prato. Mas seu sabor não ficará tão presente no caldo e no arroz. Se fizer me conta, tá?

      Beijo!

  3. Cecília diz:

    Ei Maria, tudo bem?
    Testei esta receita na sexta-feira e ficou simplesmente maravilhoso!
    Meu namorado amou e disse que foi um dos pratos que ele mais gostou!
    Muito obrigada pela receita e pelas dicas!
    Beijo

    1. É um prazer, Cecília! Fico feliz que a receita tenha agradado também o namorado. ;)
      Fiquei com fome de lembrar desse prato… rs
      Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.