Salada de couve crua com manga e molho de limão

receita Salada de couve crua com manga e molho de limão

O hábito de comer salada foi construído ao longo dos anos e hoje posso dizer que está consolidado. Percebo isso com clareza quando viajo e passo dias me esbaldando com pratos mais massudos ou carnívoros; pouco tempo depois meu organismo implora por uma farta e boa porção verde de fibras. O problema é quando o clima esfria e a minha vontade de consumir salada crua se esvai. Nessa época do ano, tendo a comer mais folhas verde escuras por serem facilmente inseridas em preparos quentes. Ontem mesmo preparei um refogado de couve fininha com cogumelos frescos, bastante alho e um toque de bacon e hidratei cuscuz marroquino no caldo que se formou. Foi um jantar super nutritivo, simples e delicioso. salada de couve

Mas mesmo com essas soluções quentinhas, ainda me esforço para comer um pouco de salada crua, buscando alternativas para que não se pareçam muito frias. A salada desta receita nasceu dos ingredientes que eu dispunha: couve e manga. Recorri ao livro Super Saladas e lá encontrei inspiração para o molho que adaptei com limão, azeite, pimenta dedo-de-moça, gengibre e cebola roxa.

receita Salada de couve crua com manga e molho de limão

O preparo é rápido e a combinação do azeite com o limão transforma o molho numa emulsão de ótima consistência. Por ser a couve uma folha mais resistente, se sobrar um pouco de salada é possível armazená-la já com o molho para comer horas depois sem prejuízo de textura e sabor.

receita Salada de couve crua com manga e molho de limão

Eu a comi acompanhando um mini empadão de camarão que ganhei da minha mãe. Uma especialidade dela. Essa salada de couve crua vai bem acompanhando um frango grelhado, que pode inclusive ser cortado em lascas e misturado a ela, ou com peixes e frutos do mar. Nesses dois últimos casos, uma boa opção é substituir o gengibre por coentro, ingrediente usado na receita do livro.

receita Salada de couve crua com manga e molho de limão

Vocês têm o costume de comer salada de couve crua?

Rendimento
serve 2 pessoas

Ingredientes
2 folhas médias de couve fatiadas
1 manga média, madura e com pouco fiapo, cortada em cubos
alface a gosto (opcional)
para o molho
3/4 de colher de sopa de suco de limão (usei limão cravo)
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada pequena e sem semente
1/2 colher de chá de gengibre picado pequeno
1 colher de sopa de cebola roxa picadinha
sal a gosto

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes do molho num bowl pequeno e misture com um fouet ou garfo até emulsionar (tornar-se levemente cremoso).

Disponha a couve e a manga numa saladeira, e o alface se estiver usando, regue com o molho e sirva em seguida.

http://faricbr.com/i.php?s=levitra-de-5mg é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. Fernanda diz:

    Meu Marido e eu só comemos couve crua, amamos!
    Em forma de salada, ou como cama no prato para receber sopas ou feijao (o calor destas receitas faz com que a couve fique "blanched", ainda aquele verde lindo da couve!).

    1. Essa também é uma bela maneira de comer couve, Fernanda. Boa dica. :)

  2. Patricia diz:

    Couve crua, cortada bem fininha, sempre ! Com muito limão, pimenta moída na hora e azeite… AMO

    1. Essa semana experimentarei uma nova receita de salada com couve crua, Patrícia. :)

  3. Amei a combinação! Sempre como salada de alface com manga, mas agora deu vontade de experimentar com couve.

    1. Experimente e me conte, Carol. Gosto muito também de escarola com couve.
      Beijo e boa salada!

  4. Guilhrme diz:

    Grannnnnnnnnde Maria.. salada verde é meu sabonete do sangue ( meu avô dizia que " mato " tira o mal cheiro do corpo ), é a minha medicina, a minha alegria de qualquer almoço, lanche ou jantar. Sem uma salada verde não se tem um almoço ou um lanche quanto menos um jantar. A salada nos livra do excesso do óleo, do alcool ou do gosto esquisito do ovo na salada niçoise, ou na brunoise. Va em frente.. to sempre de olho. bjs abraço ao antonio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.