Os melhores presentes de aniversário

7 de dezembro de 2015 8 Comentários por Maria

Decidi não comemorar meu aniversário em 2015. O ano foi de socialização do início ao fim, maravilhoso. Mas quando finalmente aterrizei em casa no mês passado, senti que já havia conhecido lugares e pessoas e feito brindes suficientes pelo ano todo. Combinei com minha irmã que tomaríamos um belo café da manhã juntas e que essa seria a medida perfeita de celebração.

Aniversario Maria Capai 2015 carrot cake

Numa quinta-feira, dia 19 de novembro para ser específica, fui preparar uma posta de peixe que eu havia deixado descongelando e, para minha surpresa, descobri que tratava-se de uma cabeça (sempre congelo a cabeça dos peixes que compro para fazer caldo).  Ok, ― pensei ― faço um caldo para mais adiante preparar um cuscuz paulista. Abri a geladeira em busca de outra opção para o almoço e enxerguei tomatinhos e pimentões super maduros, naquele ponto que durariam mais um ou dois dias no máximo. Adiei novamente o almoço para picá-los e levá-los ao forno: logo sairia dali uma conserva de pimentões assados. Porém, nesse momento percebi que faltava exatamente uma semana para o meu aniversário. Olhei a panela no fogão, a travessa no forno e pensei: comecei a preparar as comidinhas da festa. E com sorriso de quem reconhece e ama sua essência festeira, peguei o celular e escrevi para os amigos.

“Queridos, eu não ia comemorar meu aniversário, no próximo dia 26. Mas, quando dei por mim, já estava iniciando o preparo. Então, na próxima quinta-feira, às 20h, espero vocês aqui em casa. Tragam seus sorrisos e o que quiserem beber. Destilados têm aqui para quem quiser fazer drinks. Estendam o convite a seus pares e filhos. Beijo e até breve.”

Aniversario Maria Capai 2015 conserva de camarão
Conserva de camarão

Aniversario Maria Capai 2015 cuscuz paulista
Cuscuz paulista com camarão e sardinhas defumadas

Aniversario Maria Capai 2015 linguiça
Espetinho de maçã caramelada com linguiça Blumenau cozida na cerveja

Aniversario Maria Capai 2015 pickles de melancia
Pickles de melancia

Escolhi receitas que pudessem ser preparadas com antecedência e fiz tudo com calma: pickles de melancia, camarões em conserva, maçã caramelada com linguiça cozida na cerveja, cuscuz paulista, ovinhos de codorna com molho de mostarda trufada e amendoim com mel e páprica (as que fotografei decentemente virão para o blog).
No dia, ganhei de presente a presença de uma fadinha, chamada Habiba, que passou a tarde comigo na cozinha. Ela fez uma caponata de berinjela deliciosa e uma versão de bolo de cenoura com cream cheese, pouco conhecida por aqui, mas tradicional em outros países. Arrumamos uma mesa bem linda, com folhas de bananeira, flores e velas. Logo os amigos chegaram com seus sorrisos e afetos e a noite seguiu radiante.

Aniversario Maria Capai 2015
Habiba, o bolo e eu

No dia seguinte, acordei pensando na Habiba, e também no Jorge e na Laís, duas outras pessoas que passaram por aqui este ano e me mimaram. Lembrei de um café da manhã preparado por eles, e que quando terminou, sentei na poltrona e disse: gente, já, já tiro a mesa. Em resposta, escutei “Não vai tirar nada, hoje você vai ser servida.”. Revivi cada um dos momentos com eles e o bem-estar proporcionado. Sem pensar, tive a certeza que os grandes presentes que recebi no mês do meu aniversário vieram em forma de experiências. O mágico foi saber que muitas vezes eu proporciono experiências assim para outras pessoas. E o aprendizado, mais sentido que elaborado, foi que o ciclo só está completo quando nos permitimos receber o que damos.

Agradeço aos amigos antigos por todo amor que sempre trocamos. Aos mais recentes, por me ensinarem que amizades verdadeiras, cheias de empatia e solidariedade, podem nascer da noite para o dia. E aos novos, novíssimos na realidade, estou imensamente grata pelo afeto, pela ternura e pelo brilho no olhar.

8 Comentários

  1. Marcia
    2 anos atrás

    Maria, Parabéns pelo aniversário e pelo capricho da festa. Você poderia nos presentear com a receita do bolo, estava com um aspecto ótimo. Um grande abraço.

    Responder

  2. lylia
    2 anos atrás

    Parabéns, Maria.Realmente os melhores presentes que ganhamos chegam em forma de experiências.
    Tudo lindo e criativo no seu aniversário!
    Bj,
    Lylia

    Responder

  3. Bi Mello
    2 anos atrás

    Maria, você é o máximo!
    Suas comidas, seu astral, seu empreendedorismo, seu acolhimento…
    Ter o privilégio de constar do seu rol de convidados é bom demais!
    Viva!

    Responder

  4. Núbia Gomes
    1 ano atrás

    Maria, ainda vou passear em Ubatuba para virar sua amiga também!

    Responder

  5. Eloisa
    1 ano atrás

    Parabéns querida! Acompanho e aprecio muito o seu caminhar. <3

    Responder

  6. Claudia Rizzo
    1 ano atrás

    In love com o DigaMaria e com seu jeitinho de escrever e dizer ao que veio. Mããããeee!!! Quando crescer quero ser assim também!!! ;)

    Bjs

    Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.