Bolo de aipim com coco

Bolo de aipim nunca esteve entre as comidas que povoam meu pensamento. Mas salivo toda vez que o vejo numa padaria. Curioso não tê-lo feito antes… Mas a verdade é que essa ideia só me ocorreu no dia em que a Lud me ligou dizendo “Fiz um bolo de aipim mas achei que ficou muito mole; vou levar para você provar”. Experimentei, e o que para ela pareceu meio mole, para mim apresentou-se como perfeito: meio bolo, meio pudim.

Dois dias depois fiz uma receita inteira que rendeu um bolo na forma de bolo inglês, outro na de pudim e mais dois pequeninos que assei numa marmitinha para presentear.

Já disse o que achei da receita e agora convido vocês para compartilharem a textura e convoco os que comeram para comentar.

Ingredientes
1 Kg de aipim
4 ovos
3 xícaras de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
2 colheres de sopa cheias de manteiga
1 coco seco ralado
1 litro de leite

Modo de fazer
Acenda o forno em aproximadamente 230º C.

Triture o aipim no liquidificador e reserve. Bata no liquidificador os ovos com o leite, o açúcar, a manteiga e o sal. Acrescente 2/3 do aipim triturado e 2/3 do coco ralado e bata até obter uma mistura homogênea. Misture manualmente o restante do aipim e do coco. E não estranhe, a mistura fica bem líquida mesmo.

Unte as assadeiras com manteiga e farinha, despeje nelas a mistura e leve ao forno por bastante tempo. Aqui levou cerca de uma hora e meia. Um pouco antes de retirar do forno salpique açúcar e coco ralado. Para saber a hora de retirar observe a massa: deve estar bem firme mas ainda úmida e corada na superfície. Aguarde esfriar e desenforme.

Em média, o remédio demora entre 30 e 60 minutos para fazer efeito em homens com disfunção erétil .

Você também pode gostar...

24 comentários

  1. Estou com um post pronto falando desse bolo, uma receita da minha mãe, mas não leva leite e a proporção dos ingredientes também é diferente. Acho esse bolo simplesmente maravilhoso e a consistência é essa mesmo de pudim.
    Bjs.

  2. Pra mim também está perfeito! Uai, vou ser "obrigada" a fazer pra ver como é que fica isso…rssss!
    Abraço pra você!

  3. Huummm!!!!!……muito bom……meio bolo e meio pudim……saborosíssimo!!!

  4. Menina do céu, eu tbém tenho verdadeira adoração por bolo de aipim..nunca me aventurei a fazer! Aqui pertinho de casa tem uma 'casa dos biscoitos mineiros' e eles vendem um bolo de aipim com catupiry, um sonho!

    também curto fazer porções menores e dar de presente.. geralmente faço pro Ale levar pros colegas de trabalho!

    bjos pra vc, Glau

  5. Maryyy,
    primeiro PARABÉNS pela conquista do concurso, vc merece e esse é só o começo do reconhecimento!
    Segundo que eu AMOOOO bolo de aipim, assim com consistência chicletinho pudim, ai babo só de falar e a foto ficou INCRÍVEL pq dá pra ver nitidamente essa consistência, nham nhammmm será que me aventuro?
    Não tenho liqui, faço tudo no mixer aqui e ainda preciso comprar formar redondas, alguns bolos só ficam perfeitos quando nessas formas né?
    beijo grande!

  6. ps.: qual é o blog da Gina, fiquei curiosa pela receita dela tb… ;o)

  7. Parabéns pela receita sorteada!!!Esse bolo de aipim parece estar uma delícia!Vim conhecer seu blog, espero sua visitinha lá no cantinho da vovó também, beijos!

  8. Nossa, Glau, nunca vi de aipim com catupiry, mas deve ser realmente bom! Anima e experimenta fazer em casa; é muito tranquilo e rende várias porções pra presente! : )

    Beijo!

  9. Valeu a visita, Adjane! E que bom que gostou do bolo!
    Espero que esteja curtindo as férias. E quando voltar faremos mais "sextas saborosas"!

    Beijo!

  10. Essas obrigações são as melhores, né, Renata??! Ah se todas fossem assim… ; )
    Quando fizer o bolo, volta pra me contar, tá?! Fico aqui na maior curiosidade!
    Beijo!

  11. Ôpa, Gina, quero ver esse post! Adoro conhecer as variações! E não levar leite é interessante pois tenho uma colega de trabalho que não pode consumí-lo. Aguardo ansiosamente!
    Beijo!

  12. Tô adorando sua empolgação com a cozinha, Denise!! E não precisa esperar pela forma redonda para fazer esse bolo; fiz tanto na marmitinha quanto na forma de bolo inglês e ficou ótimo.
    Obrigada pelos parabéns! Mas compartilho essa vitória com todos os meus amigos e com você e Elaine em especial que foram praticamente minhas divulgadoras oficiais!!!
    O blog da Gina é http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com
    Grande beijo!!

  13. Hj eu tô meio triste na minha empolgação cuccineira:
    fiz arroz pela primeira vez (sozinha) e o primeiro queimou, o segundo ficou papado e o terceiro unidos venceremos…
    Temperei iscas de carne com shoyu e molho de tomate e Mauricio detestou, ele é um chatinho pra comida e eu fiquei me sentindo a pior das criaturas!
    Mary, organiza um curso de culinária aqui em Vix que eu faço, sou um fiasco! snif!
    Beijo e pode sempre contar comigo pra ser sua divulgadora, tenho o maior orgulho disso!
    =)

    1. Denise, você acha mesmo que cozinhar sempre dá certo??! O que você vê aqui, por exemplo, é a parte publicável mas muitas coisas que faço ficam apenas gostosinhas e algumas bem sem graça ou ruins. É assim mesmo. E só assim descobrimos o que funciona e o que não.
      No próximo arroz, vigie enquanto ele estiver no fogo. Experimente quando a água começar a secar e se o arroz já estiver quase no ponto aumente o fogo (pra água evaporar mais rápido e cozinhar menos) e fique de olho para não queimar. Se estiver terminando de secar e ainda estiver durinho, abaixe o fogo e tampe um pouco. E frite-o bem antes de jogar a água fervendo. Já as iscas, por que não ficaram boas? Um tempero que vai muito bem com carne é o molho inglês. Já usou?
      E se quiser posso indicar um livro com técnicas diversas. E quando eu me sentir capacitada para tal, quem sabe não trocamos umas aulinhas de yoga por umas de culinária??! ; ) Mas por enquanto ainda estou aprendendo!
      Grande beijo e muito ânimo!

  14. Obrigada pela visita e pelos parabéns, Cristina! Certamente irei conhecer seu cantinho da vovó.
    Um abraço e volte sempre!

  15. sera q pode por leite de coco no lugar do leite?
    bjussss de luz
    grata

    1. Olá, Monika!
      Não sei como essa substituição se comportará uma vez que o leite de coco é bem gorduroso e esse bolo já é muito molhado, quase um pudim. De repente começa testanto um meio a meio. E me conta, tá?! ;)
      Um abraço e volte sempre!

  16. O aipim é cozido ou cru???
    Quero fazer o bolo hoje.
    brigadu

    1. Olá, Fabiana!
      O aipim é cru; ele cozinha no forno. Depois me conta se gostou?
      Beijo e ótimo final de semana!

  17. Esse bolo parece ser maravilho, vou tentar fazer e direi como ficou. Espero que ele fique bem molinho, pois adoro bolo de aipim bem molinho, mais nunca consigo fazer.

    Beijos,

    Avani

  18. Oi Maria, como é para triturar o aipim no liquidificador? Coloca um pouco de água? E o liquidificador aguenta? Não puxa muito, podendo queimar o bicho? Obrigada. Adoro bolo de macaxeira, mas tenho a maior preguiça de fazer pq minhas receitas sempre pedem para ralar a mandioca. Agora no liquidificador, nunca vi. Bjs

    1. não dá uma dó de ver o coitado gemendo pra bater massa dura?

  19. carmen lúcia diz:

    Oi boa noite,gostaria que tirasse a minha duvida,essa receita nao leva fermento nem farinha?eo aipim e cru ou cozido?quero muito fazer essa receita fico grata se tirar minha dúvida,grande abraço!!!!

    1. É assim mesmo, Carmen Lúcia. Esse bolo é bem denso e úmido.
      Se o fizer, por favor volte para me contar. :)
      Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.