Macarrão prático com atum, salsinha e limão

Esta semana mudo de casa e de ares. Boa hora para aproveitar e esvaziar os armários de coisas que já não me servem e para usar tudo o que está na despensa há um mês ou há um ano. macarrão

Foi com esse espírito que ontem olhei para uma latinha de atum com validade até 2013 mas já há alguns meses ali na prateleira esquecida. O talharim que ganhei de presente, o finzinho de azeite na grande garrafa verde e os cinco dentes de alho solitários sobre a mesa da cozinha não deixaram dúvidas sobre o jantar praquela noite fria: spaghetti de atum, salsa e limão, uma receita da Revista Blue Cooking*. Bastou comprar a salsinha e em pouco tempo saboreamos esta receita que, desde que a conheci, classifiquei como super saborosa e prática.

macarrão com atum salsinha e limão bluecooking

Além do sabor que me conquistou tanto na versão crua, enlatada ou assada, esse peixe é apontado como o mais importante na história do homem, sendo uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Para os interessados, publico alguns links: um pouco de história, informações sobre suas propriedades e comparativos com outras fontes de proteína animal.

Ingredientes para 4 pessoas (ligeiramente modificados da versão da revista)
250 g de talharim ou outro macarrão de sua preferência
9 ou mais colheres de sopa de azeite
1 cebola bem picada
4 dentes de alho fatiados bem fino
1 pimenta malagueta sem semente bem picada (às vezes uso pimenta caiena seca)
2 latas de atum escorrido
suco de 1 limão pequeno
1/2 xícara de chá de salsinha fresca picada
uma pitada de sal

Modo de fazer (aproximadamente 20 minutos)
Coloque no fogo a panela de água com sal para o macarrão. Quando ferver, proceda de acordo com as instruções da embalagem.

Enquanto isso, aqueça numa frigideira em fogo médio metade do azeite. Coloque a cebola e o alho. Em seguida acrescente a pimenta e, antes que estejam dourados, junte o atum, o sal, o suco do limão e a salsinha. Quando o macarrão estiver pronto, escorra, volte com ele para a panela e envolva-o com o restante do azeite e com a mistura do atum por cerca de 1 minuto.

Sirva com parmesão ralado.

(*) Colecionável n°9, página 15.

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

19 comentários

  1. Nossa! Adorei esse macarrão!
    E eu, noutro dia, morrendo de vontade de comer um macarrãozinho diferente, acabei nem fazendo, pois não conseguia pensar em nada… Muito bom mesmo, querida!

    Atum sempre é espetacular, né? Adoro!

    1. Que bom que gostou, Leandro!! Atum é realmente o máximo!
      Você conhece essa revista, a Blue Cooking? Ela é portuguesa e sempre traz receitas ótimas e práticas.
      Beijo! E volta pra contar quando fizer, ok?!

  2. Maria, que delícia de pasta! Adoro a versatilidade que nos apresenta!!!!
    Já está de mudança? Pois é, hoje minha irmã também levantou a barraca…estou meio triste, ela morava na rua atrás de casa…as crianças (minha sobrinha e meu filhote) estavam na mesma sala da escolinha…enfim, tudo que uma irmã quer! Mas é para o bem deles e tenho certeza de que dará tudo certo! Mais um lugar para visitar…só a 2 1/2h daqui…!
    E você? O imã do mar te fisgou mesmo, não? Sinto tanta falta também!
    Um beijo e super sorte na nova fase!

  3. ADOREI!!!! Parece fácil, vou tentar!
    bjsss

    1. Faz e conta como ficou, Evelyn!
      Beijo!!

  4. A foto está um espetáculo! Você sabe que adoro atum cru, na comida japonesa (ou aquele só tostado por fora e cru por dentro, hummmmm), grelhado (marinado no limão, gengibre, alho, pimenta-do-reino e shoyu. Delícia!), assado.
    Mas o em lata, só de lembrar do cheiro, nem quero ver pela frente. Aliás, qualquer peixe em lata. Só fui experimentar atum e sardinha fresca quando já era adulta, porque achava que tinha o mesmo cheiro/gosto. Quando descobri que não, que felicidade comer uma sardinha fresca fritinha na hora!

    1. Mel, realmente o peixe quando feito na hora tem outro sabor. Mas apesar de não ser adepta de enlatados, gosto do atum em lata. O marido de uma amiga faz uma conserva de atum na panela de pressão (atum cru, cebola e muito azeite); tenho que aprender essa receita!
      E por falar em sardinha, outro dia comi sushi de sardinha e amei! Acho que o peixe era marinado no limão; vou aprender a fazer em casa!! Ai, e aquele envolto em gengibre e selado??! Estou salivando… rsrs
      Grande beijo!

      1. Ah sim, essa conserva eu já comi e é ótima. Tem num restaurante italiano em Vix como entradinha, que com um pão italiano fica divino!
        E depois que fiquei sabendo quanta gordura boa a sardinha tem, fiquei fã! Pena que não tenho disponível fresca :P
        By the way, tb estou salivando hehehehehe

  5. Oi Maria, como vai a casa nova?
    Adorei seu comentario no blog e conta da mudança
    bj!
    Mary

  6. Que delícia, e que apresentação! Linda foto! :)

    bjos

    1. Obrigada, Marcel! A apresentação do macarrão sempre me dá mais trabalho que as demais; parece muito difícil tornar apetitosos esses vários ingredientes perdidos no meio de uns fios de massa. rsrs Mas me divirto!
      Beijo!

  7. …então, estava procurando receita de torta,bolo,cookie,tarte,crumble…de maçã e me deparo com o jantar de hj! =]
    temos aqui em casa uma receita bem parecida, mas hj farei a sua! yey!

    1. Depois me conta o que achou e as diferenças entre esta e a sua??!
      Beijo!

  8. […] This post was mentioned on Twitter by ✿ڿڰۣ—ڿڰۣ—Doris Silva, La Chef. La Chef said: Spaghetti de atum, salsa e limão do blog da @diagamaria http://bit.ly/hL5Uxp […]

  9. Andreza diz:

    Dá pra substituir atum por sardinha? Qual seria a quantidade? Grata pela atenção,

    1. Andreza, nunca fiz com sardinha mas acredito que será uma boa substituição. Faça com um pouquinho menos já que o sabor é mais forte. E depois me conte o que achou. ;)

      1. Andreza diz:

        Maria, fiz hoje no almoço e deu certo. Não sobrou nada! Usei as 2 latas de sardinha que tinha em casa. Obrigada pela inspiração,

        1. Servir de inspiração é um prazer, Andreza. Sua versão com sardinha me lembrou que tenho sardinhas congeladas e que em breve as usarei para repaginar essa receita. Agora eu que agradeço. ;)

  10. Paula Pacheco diz:

    Maravilhoso prato! Fácil, rápido e nutritivo…perfeito para esta gestante que já não consegue fazer banquetes pois demandam tempo em pé…como não tinha a malagueta optei por um mix com 5 tipos trituradinhas na hora, tbm caprichei nos 4 queijos de ralado grosso hummmm ficou demais! Amei a crocancia da cebola refogada!!! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.