Um quilo de carne, uma linguiça, algum tempero e uma hora do seu dia. Isso é tudo que você precisa para ter 10 hamburgueres e algumas almôndegas no seu congelador, prontos e à sua espera pra uma refeição rápida e com cara de final de semana.
Esses da foto viraram em dias diferentes hamburgueres na churrasqueira com amigos, maionese e pão caseiros; acompanharam uma saladinha simples e bem temperada num almoço nutritivo e gostoso; e as almôndegas foram cozidas num encorpado molho de tomate para uma macarronada.
Eu aproveitei e testei temperos diferentes e etiquetei os bifes pra saber exatamente o que estava provando: crosta de pimenta do reino, cravo e canela, só molho inglês e completo, com mostarda, pimenta calabresa, molho inglês e linguiça.
A receita é assim: peça para o açogueiro moer uma única vez 1 quilo de patinho ou contra-filé. Já em casa, rale um pedaço de linguiça calabresa ou portuguesa e misture com a carne. Acrescente e misture bem molho inglês, mostarda e pimenta do reino ou pimenta calabresa. Uma cebola picada pequenina também vai bem.
Tudo misturado, forme bolas do mesmo tamanho (aqui eu pesei e fiz com 125 g cada) e achate com a mão dando o formato do bife.
Abra uma tira de filme plástico e disponha sobre ela os bifes, deixando um espaçamento de uns 10 cm entre eles. Dobre o plástico sobre os bifes, corte no meio dos espaçamentos e termine de embrulhar.
Leve ao congelador e quando for comer você pode retirá-los congelados direto pra churrasqueira ou frigideira.
Dica: se for comer os bifes logo após moldá-los, é importante deixá-los refrigerando por alguns minutos antes de prepará-los. Isso evitará que desmanchem quando aquecidos; afinal, a gente quer bife de hambúrguer e não carne moída, né?! ;)
Se quiser outras alternativas de tempero e carne, aqui e aqui você encontra mais versões.
Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do .
Maria! td. bem? ainda não tive tempo de preparar os hamburgueres, mas, assim que fizer te conto OK!
bjs. valeu pelas outras receitas. obrigada
É um prazer, Malu! E qualquer dúvida que tenha, cá estou! ;)
Beijo!
Super prático, adorei sua dica!São pequenas coisas para facilitar a vida e a gente de bobeira!!
Vou me programar e aderir à sua ideia!!
bj e obrigada…
Que bom que animou, Cristina! E se tiver mais umas horinhas à disposição, também dá pra preparar e congelar os pães. ;)
Beijo!
Maria, hambúrguer caseiro é uma delícia, faz tempo que não compro os de caixinha por aqui :-) Adorei suas sugestões de temperinhos, vou experimentar. Faço o mesmo com "nuggets caseiros": preparo e deixo no freezer para quando precisar. Beijos!
Como são feitos os nuggets? Tem no seu blog? Adoro aquelas "porcrias" mas me recuso a comprar/consumir. rsrs
Beijos!
Faço de um jeito bem facinho, até coloquei na fanpage do blog de tão pá-pum. É só pegar filézinhos de peito de frango (você pode cortar ou comprar o corte sassami) e empanar no ovo e na farinha de rosca temperada (eu coloco pimenta, manjericão seco…tem que ser coisa seca para poder congelar bem), e repetir esse processo pela segunda vez. O resto é igual a seus hambúrgueres: papel filme (um a um ou lado a lado em uma bandejinha) e freezer :-) Eu adoro e também tô evitando o industrializado, mas confesso que já comi muito. E esse caseiro é mais gostoso :-) Beijos!
Receita anotadíssima!! Vou experimentar com certeza! Muito obrigada por voltar pra me contar. :)
Maria,
Faço hambúguer com calabresa também, a única coisa diferente que faço é pedir no próprio açougue para moer a linguiça calabresa e depois a carne. Algumas vezes substituo a calabresa por bacon moido, fica divino.
Moer junto é uma ótima pedida, Milene, tanto com o bacon como com a linguiça. Hambúrguer é bom demais, né?!
Obrigada pelo comentário!