Figos remetem-me aos avós maternos e paternos. Os verdes, tem sabor do quintal da mãe do meu pai, a vó Lucy, que os colhia e preparava compota de figos em calda. Já os maduros, que como desde a infância, chegavam em casa pelas mãos do meu avô materno, o dedicado e querido Alencar, que também me presenteou com o amor pelos waffles. Nunca parei para observar esse fenômeno, mas estou certa que ver uma bandeja de figos proporciona-me alguns instantes de alegria antes de remeter-me à questão de comprá-los ou não. Bolo turco de iogurte grego e figos
Noutro dia encontrei uma última bandeja ao lado dos morangos e rapidamente a apanhei para assegurar que seria minha. Parte deles já estava bem madura e o ideal seria empregá-la em alguma receita que eu escolheria pelo aspecto visual e pela disponibilidade de ingredientes. Assim este bolo turco de iogurte grego e figos chegou até aqui. A receita veio de um site que eu não conhecia, o Life Love Food.
Desde o primeiro momento percebi que não se tratava de um bolo como os que estamos acostumados: fofinhos. Assemelha-se mais a uma torta bem molhadinha, que a um bolo. Para mim funcionou como uma sobremesa que comi uma garfada, outra, depois mais uma e quando percebi já partia a segunda fatia. Este bolo turco de iogurte é bem equilibrado no açúcar e traz um suave azedinho. Pode ser uma sobremesa para um dia qualquer – como foi aqui –, ou para um dia de festa, arranjado em um belo prato com açúcar de confeiteiro salpicado por cima.
Para este bolo turco vocês precisarão de iogurte grego. Sabiam que ele pode ser feito em casa?! Receita aqui.
Bolo turco de iogurte grego e figos, receita vinda daqui
Rendimento
Uma forma redonda com cerca de 20 cm de diâmetro
Ingredientes
4 ovos grandes, separados
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de iogurte grego
suco + raspas de 1/2 limão
1 1/2 colheres de chá de água de flor de laranjeira
4 figos frescos, cortados ao meio
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180º C.
Em uma tigela grande, bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso e leve. Adicione a farinha e misture até incorporar. Junte o iogurte, as raspas de limão e suco e misture até incorporar. Por fim, coloque a água de flor de laranjeira. Reserve.
Bata as claras em neve. Com uma espátula, incorpore delicadamente à mistura de iogurte até combinar.
Passe a casca dos figos pela farinha apenas para assegurar que a fruta não afundará na massa quando assada.
Unte uma forma ou um refratário com manteiga. Despeje a mistura e arrume as fatias de figo por cima, com as cascas viradas para baixo. Asse no forno por aproximadamente 50 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. Deixe esfriar antes de salpicar com açúcar de confeiteiro e servir.
O bolo turco crescerá bastante, mas diminuirá quando sair do forno. ;)
O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.
Se tem figos só pode ser uma verdadeira delicia.
Concordo contigo, Susana. :)
Que Rafratário liiindo!! me conta de onde é?
Camilla, ganhei esse refratário, junto com outros tamanhos, há anos… Creio ter sido comprado direto da ceramista que o fez, que não sei quem é. :/
Olá! Cheguei hj por aqui e simplesmente AMEI o blog, parabéns!
Fiquei muito tentada a fazer essa torta pois amo figos. Só fiquei em dúvida com relação à água de laranjeira, o que é?
Bjs!
Bem vinda, Amanda! :)
A água de flor de laranjeira é bem o que diz o nome. A que eu comprei é essa daqui: http://www.varanda.com.br/agua-de-flor-de-laranjeira-zeenny-260ml.html.
Espero que faça o bolo e adore!!
Beijo.
Maria, qual marca de Yogurte você acha melhor?
Baby Back Ribs
Abs
Em geral uso o Paulista, Tercio.
Adoro bolos assim, Maria, mais densos e com frutas por cima. Deu água na boca, ficou lindo!
Iogurte grego agora é realmente a nova sensação! Mas nao tinha experimentado em bolo! otima dica e recebeita parabens pelo blog tbm!
Obrigada, Cecilia! Espero que experimente esse bolo e que volte para comentar. :)
Beijo!
Em Recife raramente disponho de figos e quando chegam estão a preços exorbitantes, que fruta posso substituí-los? grata, Germana.
Conheço pouco as frutas do Nordeste, Germana, mas recomendo buscar opções doces e cuja textura seja mais macia: pêssego, pêra, uva, ameixa vermelha… Agora fiquei curiosa qual fruta você escolherá. Volta pra me contar?! :)
Fiz hoje com banana por cima, já que não estamos em época de figo. Ficou uma delícia!
Também fiz sem a água de flor de laranjeira. Um dia ainda faço com esses dois ingredientes que faltaram. Deve ficar maravilhoso.
Grande Abraço!