É provável que essa tenha sido a primeira vez que eu trouxe um maço de acelga para casa. Certo mesmo é que eu nunca tinha cozinhado acelga. O maço estava lá, grande, bonito e fresco e eu o capturei, meio sem pensar, num daqueles impulsos de cozinheira curiosa. Lavei as folhas assim que cheguei em casa – atitude que devia ser hábito meu e ainda não é –, aguardei secarem, acondicionei em uma sacola plástica e coloquei na geladeira. Eu enxerguei as folhas de acelga em todas as vezes que abri a geladeira durante o período de três dias, mas em nenhuma delas pensei em como as prepararia.
Creio ter sido no quarto dia que percebi os primeiros sinais de velhice: o verde começava a se tornar amarelo. Era uma encruzilhada na qual eu via apenas dois caminhos: ignorar os sinais e permitir silenciosamente que aquele maço de acelga fosse em breve para o lixo, ou, transformá-lo imediatamente no meu almoço. Até aqui, nenhuma surpresa sobre a escolha que eu fiz. O inesperado aconteceu quando pedi ao Google que sugerisse algumas receitas de acelga refogada, e ele me indicou o blog daquele que é o rei das gordices doces.
O ilustríssimo Vitor Hugo tinha uma receita de acelga refogada em seu Prato Fundo. Ao contrário do que se poderia pensar – “Comida salgada em blog de receita doce?! Sei não…” –, o que me ocorreu foi: “se ele postou uma receita salgada em meio a tanto açúcar, é porque deve ser boa“. Aposta certeira!
Façam bom proveito desta saborosa e saudável receita de acelga refogada com gengibre, gergelim, molho de soja e saquê.
Rendimento
1 porção
Ingredientes
5 folhas de acelga (ou 10-12 folhas de bok choy, a acelga chinesa que o Vitor usou)
2,5 colheres (chá) de gergelim
3 colheres (chá) de óleo de gergelim tostado
1 dente de alho grande, ralado ou picado pequeno
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de saquê
3 colheres (chá) de shoyu (molho de soja fermentado)
Modo de fazer a acelga refogada
Fatie as folhas e as hastes da acelga. Reserve.
Em uma frigideira sem nenhum óleo, toste o gergelim até começar a dourar. Reserve.
Na mesma frigideira, aqueça o óleo de gergelim e refogue o alho e o gengibre. Em seguida, acrescente a acelga e misture bem. Aguarde as folhas começarem a murchar, cerca de 2-3 minutos, e junte o sake e o shoyu. Misture bem. Deixe cozinhar por 1-2 minutos, até o líquido evaporar um pouco.
Acrescente metade do gergelim tostado, misture e sirva em seguida, com o restante do gergelim por cima.
Já há algum tempo, o , No entanto, embora seja um remédio de sucesso, existem alguns riscos e contra indicações que devem ser avaliados.
Hummm…esta receita de acelga, deve ficar mesmo uma delícia, pois todos os ingredientes usados são maravilhososss….vou fazê-la com toda a certeza!!! Grande beijoo Maria e volte a fazer vídeosss !!
Pedido anotado, Andréa. Algo me diz que ele será atendido. ;)
Quanto à receita, me conte quando fizer.
Beijo!!
Quero provar!
Yay! Gostei da maneira de pensar, hahahah :D Brigadim pela menção ;)
Amei !