Vídeo-receita: profiteroles e o encerramento da temporada

Parece que foi há um mês que anunciei que o DigaMaria viraria programa de TV e nesse mês imaginário passaram-se 84 dias e assistimos a 12 episódios inéditos, um a cada semana. E agora chegamos ao que se apresentava tão distante: o último episódio dessa primeira temporada. Para esse encerramento escolhi profiteroles, uma receita que é muito especial pra mim, que me remete aos meus avós maternos e a tempos inesquecíveis que passei na companhia deles. Muito do que sou e do que sei devo a eles. E muito do que de melhor tenho vivido e experimentado, devo a vocês. :)

Profiteroles 03

As doze vídeos-receita que vocês assistiram foram integralmente produzidas pelo Antonio e por mim. Cada minuto que investimos para torná-las realidade, voltaram para nós em sorrisos ao ler os comentários de vocês. Esse retorno me mostrou como é especial desenvolver um trabalho que alegra e motiva tanta gente; isso é para mim de uma grandiosidade como eu ainda não havia experimentado. Além disso, contamos com a parceria com a Chef TV que nos motivou a produzir esse material, nos possibilitou a exibição na TV e nos apresentou, ainda que virtualmente, a uma equipe super atenciosa, competente e gentil, que vibrou conosco a cada nova receita e a cada exibição no UOL.

Estamos batalhando uma próxima temporada mas ela ainda não tem data marcada. Mas cada coisa a seu tempo até porque ainda tenho muitas novidades para apresentar em breve pra vocês. Mas vocês podem nos ajudar a viabilizar a nova temporada! Além de aproveitarem o blog, comentarem e experimentarem em casa as receitas, compartilhem todos os posts e vídeos que gostarem: por e-mail, pelo Facebook, pelo Twitter. O DigaMaria é feito para vocês, então vamos juntos fazê-lo crescer e ter cada dia mais conteúdos interessantes para todos nós!

Muito obrigada pela audiência e pelas visitas e até o próximo post. Vamos aos profiteroles!

Profiteroles
Ingredientes para as carolinas
125 ml de água
125 ml de leite integral
1 colher de chá rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
110 g de manteiga
140 g de farinha de trigo
5 ovos

Ingredientes para a calda
200 gramas de chocolate meio amargo
100 gramas de creme de leite fresco

Ingredientes para o recheio
sorvete de sua preferência
chantili (opcional)

Modo de fazer as carolinas
Pré-aqueça o forno a 180°.

Coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve à fervura. Assim que ferver junte a farinha toda de uma vez. Bata vigorosamente até ficar uniforme. Continue batendo a mistura por mais 2-3 minutos até a massa secar e desgrudar das laterais da panela, formando uma bola (aqui demorou um pouco mais que isso e não formou exatamente uma bola).

Transfira-a para uma tigela grande na batedeira. Adicione os ovos, um a um, batendo bem para que cada ovo seja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte. Quando a massa cair como uma fita, está pronta para ser modelada segundo a receita e assada em seguida.

Coloque uma parte da massa dentro de um saco de confeitar (eu não tinha então improvisei um com uma sacolinha plástica dessas pra armazenar alimentos) e molde direto sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo um bom espaçamento pois a massa crescerá. Se quiser polvilhar açúcar cristal e amêndoas, a hora é essa.

Leve ao forno pré-aquecido por 7 minutos; depois desse tempo, e ainda com o forno aceso, entreabra a porta com uma colher de pau mantendo a massa no forno até ela secar e dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Dica
Para congelar, molde a massa sobre um tabuleiro e leve ao congelador até firmar. Retire do tabuleiro e embrulhe em filme plástico ou coloque numa sacolinha para alimentos. Na hora de usar, retire-as do congelador, coloque sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido.

Modo de fazer a calda
Ferva o creme de leite e derrame sobre o chocolate. Mexa até que derreta e se torne uma mistura homogênea.

Finalização dos profiteroles
Corte ao meio as carolinas e recheie com o sorvete.
Num prato ou numa taça, disponha as algumas carolinas recheadas e sirva com a calda quente de chocolate. Chantili também combina. ;)

Com tantas opções no mercado, que já foi motivo para muitas polêmicas – principalmente devido à casos de infarto envolvendo o uso .

Você também pode gostar...

51 comentários

  1. Parabéns Maria!
    Como escrevi ontem no face, comecei a ver sua receita já na metade do programa. Achei muito bacana sua maneira de mostrar as coisas e as transforma-las em práticas e simples. Pelo seus posts, nota-se o esforço bacana seu e de seu esposo, pelo que pude entender. Espero que consiga patrocinio, pois tenho certeza que mtas pessoas assim como eu, acreditam e gostam do seu trabalho. Tenho certeza que mtos mostram seu trabalho e que tudo vai dar certo uma hora ou outra.
    Mais uma vez Parabéns!
    Bjos

    1. Obrigada por toda a positividade, Amanda. É assim que seguimos adiante, né?! Quero muito continuar o projeto dos vídeos mas pra mim o mais importante é ter este espaço de troca com vocês. :)
      Tô esperando você preparar os profiteroles em casa; e me dar notícias, claro! ;)
      Beijo.

  2. Oi!!! Faz alguma tempo que passo aqui e vejo seus vídeos…adoro todos, mesmo sabendo que tem alguns que sei que não vou fazer por não gostar de alguns ingredientes…mas acho divertido o modo com o que você traduz a linguagem da culinária…

    Hoje na internet achei esses vídeos dessa blogueira, conhece? http://www.delightdulce.blogspot.com/

    É uma graça também!!!

    Beijos e vou aguardar ansiosa pela nova temporada…

    1. Muito obrigada pelo comentário e pela dica, Cibele. Por coincidência a Raiza, do delightdulce, é amiga de uma amiga minha e conheci recentemente seu trabalho. Gosto muito das imagens e da escolha dos doces.
      E enquanto a próxima temporada não chega, seguimos em contato por aqui. ;*

  3. Quero profiteroooles! quero mais DigaMaria no ChefTV!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ficou linda a receita, e muito bem explicada!

    1. Obrigada, Mami! Saudades daqueles almoços deliciosos com você, vovó, vovô e muitos profiteroles. ;*

  4. Aaaaaaaa!!!! que pena que acabou essa temporada! tomara que venha outra logo logo!! foi uma delícia!!!
    E esse profiterolis! Ai meu Deus! que delícia!!!!!!
    Parabens pelos vídeos e pelo blog maravilhoso!
    beijos,
    Paula
    http://www.cozinhando-a-dois.blogspot.com

    1. Obrigada, Paula! Já aproveitei o comentário pra conhecer a sua cozinha; feed assinado e ficaremos mais em contato. ;)
      Beijo!

  5. Guilherme diz:

    Grannnnnnnnnnnnnnde MARIA….
    Mais uma receita de dar " agua na boca ". Profiteroles.. ai.ai.ai.ai….
    Olha, Maria e Antônio, eu tive um grande prazer de assistir aos doze programas produzidos por voçês. Voçê Maria é uma cozinheira daquelas que chamamos aqui em Minas de " Forno e Fogão " que significa, sabe tuuuuuuuudo de bola( uma expressão de amantes do futebol e coisa de homem)rsssss.
    Com certeza sentirei muito a falta de seus programas simplesmente por que são simples, muito bem explicados e produzidos. Todas as receitas foram maravilhosas e auguro a voçês que achem um patrocinador à vossa altura. Se pudesse eu me candidataria a patrociná-la mas o Dilmão leva tudo o que minha empresa ganha.
    Beijos e boa sorte. Ficarei aqui torcendo para que voltem logo.
    PS: Antônio, mas que trilha sonora maravilhosa com esse piano heim..

    1. Obrigada pela assiduidade, Guilherme. Foi muito legal ter pessoas como você acompanhando de perto e comentando cada vídeo. Mesmo. :)
      Fico feliz só de saber que se pudesse patrocinaria o programa. E pára de chorar que a Dilma leva tudo. rsrs Na minha opinião, nunca tivemos nossos impostos tão bem empregados e aos poucos vamos nos transformando num país com muito mais dignidade e melhor distribuição de renda; é que o caminho é lento mesmo e o tempo de exploração foi muito grande. Mas vamos em frente!
      Beijo e não deixe de passear por aqui, hein?!

  6. Maria….eu só posso dizer uma coisa…adoro vc e da maneira como faz as receitas…os videos são muito legais …estou torcendo muito para que continue e no que depender de mim vai acontecer…adorei a receita dos profiteroles…e vou fazer depois te conto…o nhoque de banana da terra teve nota dez aqui em casa…todos adoraram…obrigada por nos proporcionar maravilhosos momentos….beijos
    Tania

    1. Tania, mais uma vez agradeço seu comentário e seu carinho. Fico muito feliz ao perceber que os vídeos me aproximaram de vocês.
      Estou à espera por notícias dos seus profiteroles; e quanto ao nhoque, eu que agradeço de alguma forma ter participado de momentos que foram especiais para você. :)

  7. Parabéns pela maravilhosa temporada! Todos nós esperamos ansiosos pela próxima…E quanto a esses profiteroles, ah já foram pro caderninho…nunca tinha feito porque achava complicado demais, mas com a simplicidade que você explicou fiquei animadíssima! Bjs…

    1. Pois é, Carine, essa é mais uma dessas receitas que a gente jura que é complicada mas no fim das contas é bem simples; além de ser delicosa e de "encher os olhos".
      Quando ela sair do caderninho e for pra batedeira e pro forno. por favor volte pra me contar. ;)
      Beijo.

  8. Profiteroles!!!!!!!! Nunca comi!!! Desde a novela do Foguinho eu tenho vontade de comer!!! A última receita da temporada não poderia ter sido melhor!!! Esta também entrou na minha lista top 10, próximas vítimas dentro da minha cozinha!!! Obrigada por compartilhar receitas tão especiais conosco, Maria!!! E mais uma vez, PARABÉNS! Sou cada vez mais inspirada por você no cômodo mais divertido da casa! Beijo mineiro

    1. Ai que fofa, Mariana. Cada vez mais inspirada por mim?! *-*
      Que bom que gostou da escolha; ela demorou pra acontecer mas fiquei muito feliz com essa decisão e com o resultado.
      Beijo carioca/capixaba/paulista.

  9. olá,
    q delícia de receita, vc conseguiu demonstrar q não é difícil e fez com q desse vontade de fazer! se depender de nós sei q essa será a primeira de pelo menos 15 temporadas ! (15 foram as temporadas do ER – série q eu mais gosto..rs)
    abraço

    1. Karem, sou péssima em matéria de séries mas 15 me parece um ótimo número. ;)
      Obrigada pelo comentário e pela torcida.
      Beijo.

  10. Desculpa, mas o seu programa é só O MÁXIMO.

    1. Carol, o máximo é receber um comentário como o seu. ;)
      Beijo e obrigada!

  11. Maria e Antonio,

    Pequenas gostosuras à mesa tem nome de massa (patê a) choux, bomba, carolina ou mesmo profiteroles, como estas que vocês (Maria e Antonio) nos brindaram. Desde a sua outra bombinha, aquela receita já havia sido eleita a melhor do meu mundo culinário. É importante comentar que não usei 5; mas 4 ovos (tipo extra), levando em conta sua descrição na textura da massa (perfeita).
    Nas próximas temporadas, quem sabe você se disponha a nos ensinar uma massa folhada!

    12 x Obrigada,
    Dalva & família

    1. Dalva, massa folhada está na minha lista de desejos mas ainda não preparei em casa. Sem dúvida é uma ótima pedida para uma próxima temporada.
      Essa massa choux é exatamente a mesma daquelas bombinhas e me tranquiliza saber que a sua referência foi o ponto e que soube adaptar aos ovos que tinha. A receita que usei como base fala em cinco e como uso ovos caipiras a quantidade foi exata por aqui. Mas isso muda mesmo, assim como o tempo de forno que se eu tivesse seguido à risca teria carolinas meio cruas.
      Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo carinho. ;*

  12. Michellen diz:

    Maria,
    Que prazer conhecer sua dedicação pela cozinha e o melhor de tudo, de maneira simples e didática para ensinar. Espero que vc consiga patrocínio para produção de mais gostosuras como as que vc nos apresentou. Tenho compartilhado todos os seus vídeos e os meus amigos pessoais sempre comentam sobre os posts publicados. Até o meu marido visita seu blog e seus vídeos. Espero que possamos deliciarmos com suas novidades o mais breve possível.
    Um abraço ansioso pela nova temporada.
    Michellen

    1. Michellen, muito obrigada a você e ao seu marido pelas visitas e compartilhamentos. Teremos mais vídeos sim, cedo ou tarde; mas enquanto isso seguimos com a "programação normal" e espero continuar recebendo vocês aqui.
      Beijo!

  13. Lucia Helena diz:

    Maria, dizem que o profiteroles está para a França,como o brigadeiro para o Brasil,mas os seus estão D++++ hemmmm !!!! Parabénsss, mais uma vêz pela belíssima sobremesa!Esta é uma receita que esta em lista de espera,tenho mesmo muita vontade de experimentar essa guloseima! Obrigada, pela lembrança dessas delicias!!!! Estão muito lindos seus profiteroles viu!!! Ah, tenho absoluta certeza de que esses videos não vão parar por aqui não !!! Super parabénssss a vc e ao Antônio !!!
    Bjussss…

    1. Não sabia dessa comparação, Lucia Helena. Gostei. :)
      Prepara mesmo; viu que não tem dificuldade, né?! O único risco é tirar do forno antes da hora e ficar massudo.
      Obrigada pela aposta. Vamos em frente! Beijo!

  14. Me indicaram o site e achei mto legal…parabéns…
    bjs
    camilla

    1. Obrigada, Camilla. :) Seja bem vinda e volte sempre.

  15. emanoel rocha diz:

    Delicia, meu sonho fazer esses profiteroles, e agora que descobri suas receitas vou ficar esperando ansioso por mais outras temporadas, abraços Maria e muito obrigado!!!!

    1. Não há de quê, Emanoel. Coloca a mão na massa e prepara esses profiteroles. ;)
      Um abraço e obrigada pelo comentário.

  16. Maria, a boa repercussão do programa é fruto da dedicação de vocês, acho que todo mundo ficou encantado com a produção cuidadosa e ao mesmo tempo com a simplicidade dos vídeos (só aparência, né? Duvido que tenha sido simples de fazer, rs). E o casal é uma boa dupla de trabalho, hein, acho lindo :-) Beijos, fazendo figa pelo patrocinador!

  17. rogeria de o.barros diz:

    Olá Maria,
    Um belo dia assistindo o chef tv me deparei com vc fazendo uma deliciosa receita.
    Adorei seu jeito e sua maneira de apresentar suas receitas e nunca mais deixei de assisti-la.
    Parabéns pelo programa, e pelo cuidado em escolher suas receitas sempre tão bem elaboradas.
    Ja sou sua fã, pois assim como vc adoro cozinhar.Te espero em breve para uma nova temporada.
    Deus te abençõe
    Um grande bj.
    Rogéria/S.P – capital

  18. Super obrigada pela torcida e pelo carinho, Adriana. Na verdade não foi complicado produzir, mas sim trabalhoso. Até porque eu sou bem bagunceira na cozinha e manter tudo em ordem exigiu muito de mim. rsrsrs
    Beijo, fazendo parzinho nas figas. ;)

  19. Rogéria, fico muito feliz por você ter vindo até aqui me dizer isso. Enquanto a nova temporada não chega, seguimos por aqui com muitas receitas novas e trocas de experiência.
    Bem vinda ao blog. :)
    Beijo!

  20. Chuif! Estou me sentindo culinariamente orfãzinha.
    Cade o povo da bufunfa, que patrocina talento alheio e faz o mundo mais feliz?
    Ficou lindo e vc fechou com chave de ouro, profiteroles é a cara do Diga, simples, descomplicado, porem muito chic.
    Bjs e estaremos todos torcendo e aguardando.

  21. emanoel rocha diz:

    Caríssima Maria adorei a kara nova do DIGAMARIA, ta muito lindo, e esperamos por mais um ano de muitas receitas deliciosas e muito carinho nesses encontros, abraços!!!!

    1. Obrigada, Emanoel!! Fico muito feliz que tenha gostado. Vamos em frente para mais um ano de boas receitas, conversas e trocas. :)

  22. Marcia Duarte diz:

    AMEI!!! Vou tentar fazer hoje mesmo.

    Parabéns Maria.

    Vou virar frequentadora assídua do seu blog.

    1. Bem-vinda, Marcia! :)
      Estou aguardando notícias dos seus profiteroles.
      Beijo!

  23. […] na minha memória afetiva. De lá vem minha primeira lembrança do chantili. Eu sempre pedia os profiteroles de sobremesa e não lembro ao certo como o chantili chegava à mesa (talvez acompanhando o café de […]

  24. […] o final da primeira temporada muita gente me perguntou quando teríamos a próxima. No início, eu não sabia. Depois soube, mas […]

  25. Wow!

    Melhor profiteroles ever!

    Deu MUITA vontade de fazer!

    beeijos

    1. Faça e me conte, Pollyana! :)
      Beijo!

  26. Gabriela diz:

    Eeeee!!!! Depois de uma primeira tentativa frustrada (tirei elas antes de prontas do forno e elas murcharam na hora!) agora consegui!!! =) Comi com nutella e estavam ótimas!! Leves e deliciosas!

    Essa receita é mto facil de ser feita e fiz com 2 ovos e redução do resto da receita tb, mesmo assim, renderam 16 carolinas!

    1. É clássico tirar antes da hora, Gabriela, também já passei por isso. rs
      Hummm… devem ficar divinas com Nutella. Boa ideia!
      Fiquei feliz que tentou uma segunda fornada e que teve sucesso com ela. Muito obrigada por vir me contar. ;*

  27. Monica diz:

    Maria,
    eu gosto muito do seu programa na Chef Tv. Parabéns pelo talento. Temos a nossa Nigella com você. Espero que goste da comparação. Escrevi porque amo a trilha sonora do Diga, Maria!, em especial aquela música que tem assobios. Por favor, poste o nome dela para mim, pois além de boa gourmet, você tem gosto up musical! E ainda é gateira…
    Abraço,

    Monica Pardin

  28. Maria , estou veiinha, aos 68 anos encontro VC com tamanha simpatia , fazendo essas delicias , conquistando confiabilidade dos seus seguidores , parabéns ! Acabei de comprar os ingredientes ,tudo igual exceto a manteiga ,no meu caso optei pela Becel ( ame teu coração ) estou com receio vamos ver ,se der errado a culpa é do Becel Te conto depois. Felicidades

    1. Que delícia de comentário, Neuza! Só discordo do velhinha; aos 68 ainda falta muito para estar velha. ;)
      Aguardo notícias dos seus profiteroles e fico na torcida.
      Beijo!

  29. Maria , foi hilário Que loucura ! Fiz , comi como uma esganada ,é bom demaaaaaais ! O hilário é que meu marido ao deitar me encontrou na cama atravessada dormindo segurando o potinho onde havia o vestígio dos 6 ( seis ) profiteroles.Eu os fiz as 20:4o hs apos uma consulta medica . Agora no meu café da manha mandei mais dois.O sabor igual ,só tive que colocar em banho maria o chocolate pq ficou duro.Sabe aquela costela que fica 4 horas no forno ? sera minha próxima vitima Bjos ,VC é muito tudo de bom

  30. Concordo com todos esses comentários………….Você é maravilhosa!!Suas receitas são ótimas. Sua forma de transmitir as receitas são fáceis de entender. Muito obrigada! Não pare nunca!!!!!!

    1. Raquel: <3
      Já está inscrita no nosso canal no YouTube? No final deste mês teremos novidades lá. ;)
      http://bit.ly/1rbZuc4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.