O Boi Lambeu – um preparo delicioso de língua de boi – entrou na minha vida há muitos anos. Ele pertencia ao cardápio do saudoso Balacobaco, um dos bares que mais amei ao longo dos 25 anos que morei em Vitória. Depois que mudei da capital, não sei quantificar quantas vezes desembarquei do avião em solo capixaba e segui direto para a perfeita combinação de chopp, amigos e Boi Lambeu. Porém, após uma dessas aterrizagens, no lugar da alegria, encontrei uma solitária folha de papel. Não lembro o que ela dizia, mas suas palavras fizeram-me sentir um pouco órfã na querida terrinha.
Cinco anos depois, ainda não encontrei um substituto para festejar minhas chegadas e os reencontros, mas, o destino virtual colocou no meu caminho o chef e proprietário de lá. Gustavo Corrêa, que brilha à frente do Itamaraty Hall, tornou-se meu amigo no Facebook e, certo dia, recomendou o DigaMaria em seu perfil. Agradeci a gentileza e a alegria que ele havia me proporcionado, e arrisquei pedir aquilo que rondava os meus sonhos: a receita do Boi Lambeu! No dia seguinte, o arquivo estava na minha caixa postal e um sorriso enorme perdurava em meu rosto.
Aguardei o momento e as companhias certas para experimentar a receita: pés em Vitória com a presença de amigas e do meu pai. Segui a receita à risca, exceto pelo pimentão verde – que troquei pelo amarelo –, e por uma pitada de canela que acrescentei, vicio que adquiri quando trata-se de carne ensopada. As batatas com alho acompanham muito bem. As do Balacobaco eram muito melhores que as que fiz, mas eu não pedi a receita e improvisei à minha maneira. Então, se me dão licença, vou ali solicitar ao Gustavo mais essa receita e, na primeira oportunidade, compartilharei com vocês. ;)
Esta receita foi publicada na coluna que escrevo quinzenalmente no Caderno Prazer&Cia, no Jornal A Gazeta.
Boi Lambeu, receita de língua do Balacobaco
Rendimento
Serve de 4 a 6 pessoas
Ingredientes
800 gramas de língua bovina
1 xícara de cebola cortada em cubos (1 cebola média)
1/2 xícara de pimentão amarelo cortado em cubos (1/2 pimentão médio)
1/2 xícara de pimentão vermelho cortado em cubos (1/2 pimentão médio)
1 xícara de cenoura em rodelas (1 cenoura média)
3 dentes de alho picados
1/2 alho-poró fatiado (só a parte branca)
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 fio de óleo de soja
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de canela
Modo de fazer
Em água fervente, faça um pré cozimento da língua por cerca de 20 minutos. Em seguida, deixe esfriar para retirar toda a pele.
Se a língua estiver sem a pele, comece a partir daqui.
Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte a língua (a peça inteira) e doure levemente de todos os lados. Acrescente, então, os demais temperos e cubra tudo com água. Deixe cozinhar em fogo brando por algumas horas, até que a carne esteja bem macia.
Retire a língua e reserve o caldo do cozimento.
Modo de fazer o molho
É possível que o cozimento tenha desmanchado os temperos, mas, caso existam partes inteiras, coe-as para extrair somente o líquido.
Aqueça a manteiga e frite a farinha de trigo por alguns instantes. Em seguida, adicione o caldo do cozimento e deixe ferver até encorpar. Experimente e, se necessário, acerte o sal.
Fatie a língua, junte ao molho e sirva quente.
Com tantas opções no mercado, que já foi motivo para muitas polêmicas – principalmente devido à casos de infarto envolvendo o uso http://faricbr.com/i.php?s=cialis-pode-nao-funcionar.
Como eu amo língua de boi! Vou fazer essa receita com certeza. Obrigada a vc e ao Gustavo por compartilhar. bjs
Depois conte-nos o que achou, Fabiana. :)
Saudosíssimo Balacobaco! Tive o enorme prazer de experimentar outros pratos maravilhosos do restaurante como o "Enrola Rabo" e o "Come Quieto", ambos concorrentes do Roda de Boteco. Deixou saudades pela comida e pelo excelente atendimento, coisa que falta demais em Vitória e Região Metropolitana.
Nunca provei lingua de boi mas com esse aspecto concerteza que vou fazer esta receita. :) Obrigada pela receita, beijinhos <3
http://bijut.com/
Não perca nem mais um dia! Eu sou suspeita, mas acho língua uma parte incrível.
Depois me conte o que achou.
Beijo!
Língua de boi é mesmo INCRÍVEL! Amo demais. Vim ao seu blog ontem para mostrar para uma amiga recém casada que não "manja muito dos paranauê" da cozinha, cliquei na aba carnes e parei nesta receita! Fazia séculos que não preparava língua e ontem mesmo fui ao mercado e comprei duas peças. Estão descansando na geladeira em um belo caldo com vários vegetais. Hoje finalizarei o preparo seguindo sua receita. <3
Quero notícias da sua língua, Camilla! rs
E obrigada por divulgar o DigaMaria para a sua amiga. Torço para que ela sinta-se em casa por aqui. ;*
Com certeza vou faze-la amanha! Amo língua de boi <3 seu blog é show
Êêê! Obrigada, Poliana. :)
Volta pra me contar o que achou, tá?!
Beijo.
Muito obrigado! Receita magnifica! Como muitos nunca tive coragem de experimentar língua por bobeiras de infância. Hoje resolvi fazer depois de consultar vários sites e acabei fazendo essa receita. Agora passa a fazer parte do cardápio de final de semana.
Ah, que alegria ler seu relato, Andre!
Amo língua de boi e fico feliz quando outras pessoas descobrem essa delícia. :D