risoto de tomate
Toda semana que vou à feira começo o passeio pela banca de um simpático casal. Virei freguesa no dia em que olhava seus pequenos tomates e eles me abordaram dizendo que os pontinhos pretos que alguns exibiam eram superficiais, causados pela lambida das vaquinhas. Eles partiram um dos tomates – afinal uma comprovação visual tem seu valor – enquanto eu, desinformada da vida no campo, perguntava interessada no leite: vocês têm vacas?. Eles acharam muita graça da pergunta e logo esclareceram que vaquinha era na verdade um inseto, mais precisamente um besouro.
Depois da descontração, trouxe um quilo dos tomates para casa e desde então esse ritual se repete: semanalmente temos em casa adocicados tomates assados que comemos na salada, com um bom pão, numa massa rápida com azeite ou num risoto como este que trago para vocês.
Receita para quatro pessoas
Ingredientes para os tomates assados
700 gramas de tomate bem maduro
1 colher e meia de sopa de sal
3 colheres de sopa de açúcar
azeite
Ingredientes para o risoto
tomates assados
2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 cebola
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 xícara de vinho branco seco
caldo de legumes e/ou de galinha
queijo parmesão ralado
Modo de fazer os tomates
Lave e seque bem os tomates. Retire os cabinhos e corte-os e quatro pedaços (se forem pequenos/médios) ou em oito (se forem grandes).
Misture o sal e o açúcar e salpique sobre os tomates.
Disponha-os sobre a grade de uma assadeira ou sobre uma forma antiaderente levemente untada com azeite.
Leve ao forno bem baixo por cerca de uma hora ou até que tenham murchado bastante.
Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Se não for usar na hora, regue-os com azeite e mantenha-os na geladeira.
Modo de fazer o risoto
Pique a cebola e coloque o caldo de legumes para esquentar.
Numa panela de fundo grosso, aqueça em fogo médio o azeite com metade da manteiga e refogue a cebola até ficar transparente.
Acrescente o arroz arbóreo e mexa até que esteja brilhante, completamente envolto pela manteiga.
Regue com o vinho e mexa até que tenha sido absorvido.
Agora junte metade dos tomates e acrescente o caldo de legumes, uma concha de cada vez. Mexa o arroz até o caldo ser absorvido; mas não deixe secar totalmente, ok?! Repita, mexendo sempre, até que o arroz esteja al dente e com uma aparência cremosa. Para testar, experimente alguns grãos, devem estar macios porém com alguma resistência à mordida.
Viagra está indicado para o tratamento da disfunção erétil, como medicamento para hipertensão arterial
Oi Maria!
Em primeiro lugar, parabéns pelo site e pelos videos, estou viciada neles! rs que gostoso de assistir, você explica super bem. Uma receita que aparentemente parece complicada torna-se fácil vendo teus videos, tô adorando. Já fiz a primeira, das batatas fritas no forno, ficou uma delícia e mais saudável. Continue assim!
beijoooo Luciana
Obrigada, Luciana, pelos retornos e por vir me contar que fez as batatas. É tão importante saber de vocês as suas impressões… :) Agora quero saber qual será a próxima receita a ser experimentada aí ;)
Olá, Maria. Que fome você me deu, moça! Parabéns pelo risoto; e pelos tomates, claro. A propósito, vi que vc não só tempera o risoto com o basílico, mas (literalmente) lhe come os galhinhos. Palmas! Quem gosta dessa erva não tem outra opção, uai! No meu blog falo muito sobre comidas e vinhos (endereço acima: é onde eu te falo…) Visite-o. Será uma honra. Cordialmente, Rubens
Obrigada pela visita, Rubens!
Confesso que nem percebi que estava comendo o galinho. rsrs Mas do que vai pro prato ou pra panela, retiro o mínimo possível.
Já fui lá conhecer onde você me fala ;) e gestei. Se te deixei com fome, você me deixou com vontade de voltar a Gonçalves. Estamos quites.
Beijo!
Maria! estas receitas que vc. nos 'brinda' são DEMAIS!
como não prová-las? T O D A S
o pior é o peso na balança, né!!!
abs.
Malu
Nem me fale de peso na balança, Malu… nem me fale! Desde que comecei a gravar as vídeos-receita o controle tem tido que ser mais rígido. rsrs
Fico feliz que esteja gostando. ;*
Adorei, principalmente porque nunca comi risoto, sempre achei chato o preparo, mas este parece bem facinho. muito legal
O preparo demanda um pouco de dedicação mesmo, Cynthia, mas com na companhia de uma boa música ou de uma conversa agradável, a gente nem sente o tempo passar. Então trate de experimentar! ;)
Lindo video! Tambem sou chegadinha numa rucula para acompanhar o risoto.
Bjs
Dricka, eu adoro rúcula para acompanhar quase todas as massas. Aprendi com minha mãe e viciei. :)
Beijo!
taí uma coisa q maranhense gosta,arroz,e eu como boa maranhense,sou apaixonada por esse grão,(meu cunhado certa vez disse, ('' Ô mulher tu só sabe fazer arroz com mato dentro?'')
qd vou a um buffet,coloco varios tipos de arroz no prato!
Estou viciada no DigaMaria,TODO DIA venho aqui vê as receitas,e olha, a cozinha tem recebido mais minhas visitas.
Ô Lucilene, que bom saber que tenho contribuído com o aumento da sua frequência na cozinha. Isso é brilho nos meus olhos. :)
Arroz é muito versátil, né?! De uns tempos pra cá tenho tirado maior proveito disso e vira e volta quando o tempo tá curto cozinho arroz com linguiça ou frango, algum caldo e legumes. Arroz com tudo dentro como costumo chamar. rsrs Sugestões são bem vindas, viu?! ;)
Beijo!
taí uma coisa q maranhense gosta,arroz,e eu como boa maranhense,sou apaixonada por esse grão,(meu cunhado certa vez disse, (” Ô mulher tu só sabe fazer arroz com mato dentro?”)
qd vou a um buffet,coloco varios tipos de arroz no prato!
Estou viciada no DigaMaria,TODO DIA venho aqui vê as receitas,e olha, a cozinha tem recebido mais minhas visitas.
taí uma coisa q maranhense gosta,arroz,e eu como boa maranhense,sou apaixonada por esse grão,(meu cunhado certa vez disse, (” Ô mulher tu só sabe fazer arroz com mato dentro?”)
qd vou a um buffet,coloco varios tipos de arroz no prato!
Estou viciada no DigaMaria,TODO DIA venho aqui vê as receitas,e olha, a cozinha tem recebido mais minhas visitas.
Maria querida,adorei esta receita!!! Na primeira oportunidade vou preparar igualzinho ao seu! Me diga, é assim que se prepara tomates secos? Porque se fôr assim tão simples, vou fazer bastante e colocar em um vidro, como vc menciona. Quanto tempo dura na galadeira! Aqui eles adoram, mas nunca fiz, sempre compro pronto!
Aguardo resposta! Maravilhoso esse risoto!!! bjussss.
Ê mãezona, hein?! ;) O processo é esse, Lucia Helena. Pra ficarem como os que compramos prontos basta deixar por mais tempo no forno (pra secar mais) e caprichar no azeite da conserva. Não vou chutar quanto tempo dura na geladeira mas quanto maior o cuidado na esterelização, melhor. Aqui tem um bom passo-a-passo: http://pratofundo.com/2457/como-se-faz-esteriliza…. Nesse mesmo esquema, costumo ter também na geladeira essas abobrinhas: https://digamaria.com.br/archives/4776
Beijão!
Maria…. adoro suas receitas, e adoro como vc explica….beijos e parabens…
Tania, obrigada pelo carinho. :)
Ficou perfeito!!!!! Adorei o final com vc saboreando bocados de risoto! Deu água na boca…..
PARABÉNS!!!!
Obrigada, Iris! Eu também adorei não ter que esperar muito pra comê-lo. rsrs
Beijo!
Maria, ficou ótima essa vídeo-receita! Já estou viciada nelas, adoro vê-la cozinhando, você é tão calma!! hahaha
Eu amo risottos, o jantar de amanhã vai ser risotto com tomates também, mas não serão assados. Quando eu tiver um tempinho maior eu vou experimentar assar como você fez, sempre asso no máximo 1 hora.
Beijinhos
Pati, às vezes eu os asso por menos tempo direto no fundo do tabuleiro e faço uma pasta. Adoro. O seu risoto será com tomates frescos? Conta aí como é que você faz. :)
mari!!!! esse deu agua na boca!!!
Fiquei com saudade dos nossos antares, Sandrinha.
bom apetite maria!!!
oba!! vai ter risoto de tomate assado amanhã!
love you
jade
Sou mega fã!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não perco o programa por nada!
Sou recém-casada e suas receitas me salvam!!Rs!
Um grande beijo.
Que alegria saber disso, Mariana! Aproveite mesmo para mimar o marido. ;)
Beijo!
Fiz ontem!! Risoto pela primeira vez! Sucesso total! Amei!!!
Delícia, Maria…pra variar…Parabéns!
[…] Folheei os livros, salivei com as páginas e marquei esta receita que levava tomates assados. Eu os tinha na geladeira em duas versões: confitados e assados com pouco azeite. […]