Frango assado do Jamie Oliver com polenta da Maria

Sábado passado fiz o programa que mais amo nesse dia da semana: fui à feira. Cheguei um pouco tarde – o que sempre gera alguma preocupação pois os ovos e frangos caipiras em geral se esgotam antes das 10h por aqui – mas tão logo desci do carro rumei certeira pra minha banca preferida (lembro que na minha primeira ida a essa feira fiquei um tanto confusa sem saber de qual fornecedor comprar e hoje percebo como foi rápido e intuitivo descobrir os que mais me agradavam).

– Bom dia! Tem ovo caipira?

– Acabou tudo, só ficaram esses 10.

– São meus então! respondi com um sorriso. E galinha?

– Galinha, cabô. Mas eu acho que o Zé ainda tem… quer que eu veja pra você?

– Por favor!!!

E dois minutos depois lá vinha ela com uma galinha magricela nas mãos.

– Peguei a mais marelinha – disse enquanto suspendia a dita e exibia toda a sua coloração pra mim.

frango assado com polenta

Já em casa, recebi da prima a dica duma receita do Jamie Oliver chamada perfect roast chicken. A julgar pelo nome da receita+nome do autor+foto no site+ingredientes, não sobrou dúvida. Segui à risca com os ingredientes que estavam disponíveis e compartilho com vocês mais uma versão deliciosa de frango assado, esse prato que com tanto gosto saboreio limpando todos os ossinhos e lambendo os dedos pra finalizar. A única alteração que fiz foi acrescentar o agrião.
Pra acompanhar preparei uma polenta usando o último volume que tinha congelado de caldo de pato. E esse foi o meu perfeito almoço de segunda.

Ingredientes para o frango assado
1 frango de +/- 1,5 kg (de preferência caipira ou orgânico)
2 cebolas médias
2 cenouras médias
1 cabeça de alho
1 limão
alho poró
meio maço de agrião
ramos de temperos frescos (usei tomilho, sálvia, alecrim e manjericão)
pimenta jamaica ou do reino em grãos
azeite
sal

frango assado com polenta

Modo de fazer o frango assado
Retire o frango da geladeira cerca de 30 minutos antes de iniciar o preparo.
Pré-aqueça o forno a 240º C.
Não há necessidade de descascar os legumes, apenas lave-os bem e parta-os ao meio. Separe os dentes de alho mas também preserve sua casca. Disponha tudo numa assadeira, salpique um pouco de sal e regue com azeite.
Distribua sal e azeite pelo frango, por dentro e por fora. Se quiser coloque também pimenta do reino moída na hora.
Faça alguns furos no limão com a ponta de uma faca; se tiver microondas, aqueça-o por 30-40 segundos.
Coloque o limão e as ervas dentro do frango e transfira-o para a assadeira sobre os legumes.
Leve ao forno pré-aquecido e diminua a temperatura para 200º C. Levará ao menos 1 hora e meia para assar, dependendo do seu forno e da consistência da carne do frango.
De tempos em tempos, regue o frango com o caldo que se formará no fundo da assadeira.
Quando estiver macio e dourado, retire a assadeira do forno e embrulhe o frango em papel laminado por 15 minutos. Coloque o agrião aonde estava o frango, misture-o ao caldo no fundo e volte com a assadeira pro forno por mais alguns minutos.
Após os 15 minutos de descanso do frango, corte-o em pedaços, junte com os legumes e agrião e sirva.

Ingredientes para a polenta
1/2 xícara de fubá
1/2 xícara de leite integral
2 xícaras de caldo de pato ou de galinha
sal e noz moscada a gosto

Modo de fazer a polenta
Leve ao fogo baixo uma panela com o leite, o caldo e um pouco de sal. Quando ferver, acrescente aos poucos o fubá mexendo bem com um batedor. Misture até que esteja na consistência desejada (aqui foram menos de 5 minutos), desligue o fogo, tempere com noz moscada, acerte o sal e sirva.

frango assado com polenta

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção http://faricbr.com/i.php?s=cialis-sandoz.

Você também pode gostar...

15 comentários

  1. Adriana Sanchez diz:

    Af marriiiiiiii, morri??? ahahahah…Comidinha dos deuses aqui hein??? Que baita fome gente!! Só de ver me deu água na boca!! Um beijão

    1. Dos deuses e super fácil, p que a torna ainda melhor! ;)
      Beijão e ótimo final de semana!

  2. Luciana Cardoso diz:

    Vou salivando a medida em que leio a receita…rsss… como boa mineira que sou, frango com polenta é dos deuses… preciso fazer essa receita!!!

    1. Faça mesmo, Luciana! Esse franguinho com polenta é pra mineiro nenhum colocar defeito! ;**

  3. Maria, cê sabe que meu namorado não gosta de frango de jeito nenhum? Ele acha que sempre tem gosto de "pano". Mas eu acho que é porque ele só comeu aqueles peitos de frango terríveis que sempre tem nos self-services, sabe? rsrs. Acho que preciso fazer um franguinho assim pra ele, caipira, assado, úmido, pra ele saber como é o gosto mesmo! Boa dica essa receita sua! hehe

    beijoca!

    1. Nossa, Marina, eu detesto aqueles peitos de frango! Mesmo quando preparo em casa o frango inteiro, o peito nunca merece minha atenção. Mas aposto que seu namorado vai mudar de opinião quando adentrar a casa perfumada pelo frango assando e finalmente experimentar uma carne saborosa. Volta pra me contar, tá?! ;)

  4. Maria, que delícia de almoço! Eu adoro frango assado, lembro sempre da minha mãe, que adorava um franguinho assim. Vou experimentar esse jeito de prepará-lo.
    Lindas fotos!
    xx

    1. Quero seu parecer depois, Patrícia! E já que você tem essa referência especial de frango assado, aposto que deve ter também uma bela receita num caderninho escrito à mão. ;)
      Beijo!! E ótimo domingo!

  5. Eu também adoro uma feira, Maria.
    E essa sua receita me deu água na boca.
    Bj,
    Lylia

    1. Lylia, é um dos programas que espero durante toda a semana, de preferência seguido de uma passadinha na peixaria. :))
      Beijo! E obrigada pela visita!

  6. HUMMMM!!!!! parece delicioso!!!! vamos tentar. Bjs

    1. Êba!! ;**

  7. Oi Maria….ahhh que pena já almoçamos por aqui, fiz frango assado, mas acho que não chega aos pés do seu…já guardei a receita e vou preparar na proxima oportunidade…. beijos Maria e mais uma vez obrigada por todas as dicas tão preciosas que vc nos ensina…bom restinho de domingo…

    Tania

    1. Tania, frango assado é sempre bom e tenho certeza que o seu estava uma delícia! Mas quero seu comentário quando experimentar essa receita do Jamie Oliver.
      Grande beijo e uma linda semana pela frente!

  8. […] A receita da polenta está aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.